sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Dia 8 de fevereiro

1961 – Nasce na Califórnia, EUA, Vincent Neil, vocalista do Mötley Crüe. A banda é uma das mais bem sucedidas do chamado Glam Rock, mantendo-se em atividade de 1981 a 2015, com um intervalo superior a uma década até seu fim definitivo.

Dos nove discos de estúdio gravados pelo Mötley Crüe, Neil só não participou do álbum Mötley Crüe, de 1994, substituído por John Corabi.

1981 – Na Georgia, EUA, a banda, até então considerada de Rock Alternativo, R.E.M. entra em estúdio para realizar suas primeiras gravações. Deste trabalho resulta o single "Radio Free Europe".

A boa receptividade de público e crítica, lhes permitiram lançar o EP Chronic Town, com cinco canções, já no ano seguinte. Até que em 1983 eles gravam o primeiro álbum, Murmur, com  "Radio Free Europe", abrindo o disco. 

Desde então o grupo só fez crescer e o alternativo virou mega, especialmente com o lançamento do disco Out Of Time e o sucesso de "Losing My Religion", em 1991.

A banda encerrou suas atividades em setembro de 2011, deixando uma obra fabulosa em 15 álbuns de estúdio. Além de EPs, Compilações e trabalhos ao vivo.  

1828 — Nasce em Nantes, França, o escritor Júlio Verne, considerado o pai da ficção científica. Estima-se que Verne escreveu mais de 100 obras, e algumas delas contemplam submarinos, viagens espaciais e partem de um conceito futurista. Não por acaso, é Verne a grande inspiração do Dr. Emmet Brown, personagem da saga "De Volta Para o Futuro", que é obcecado pela criação da máquina do tempo.

Julio Verne era um ser humano futurista, mas atento às questões ambientais. Em outras palavras ele já difundia a ideia do "desenvolvimento sustentável", tão em moda, nas palavras, mas não na pratica, hoje em dia. 

O escritor faleceu na pequena Amiens, cidade ao norte da França, em 24 de março de 1905. 

1944 — Nasce em Aimorés, Minas Gerais, Sebastião Salgado, um dos principais fotógrafos brasileiro. Salgado possui um olhar atento e crítico as mazelas da sociedade. Seu primeiro livro, Outras Américas, retrata os pobres da América Latina, em 1986.

Salgado participa ativamente de ações humanitárias, como Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anistia Internacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras...

Seu currículo inclui mais de mais de uma dezena de publicações e outras tantas premiações por seus trabalhos.  

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/0h78aCL0TVulUONRm9U5eg?si=6e4eDT4FTiyvQXa5YXSEfg

Nenhum comentário:

Postar um comentário