segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 24 de fevereiro

1938 – Nasce em São Paulo Sérgio Beneli Campello, o cantor e compositor Tony Campello. Criado em Taubaté, estudou violão e piano desde cedo e começou tocando em grupos de baile da região, ainda na década de 1950.

Tony assinou contrato com a gravadora Odeon em 1958, quando passou a assinar com seu nome artístico. Então foi lançado um disco com a canção “Forgive me”, de um lado, enquanto do outro, quem cantava era sua irmã Celly Campello, com “Handsome Boy”, ambas as composições eram da dupla Mário Gennari Filho/Celeste Novaes.

Os irmãos viraram febre e ganharam um programa de televisão na Record, o Hi-Fi. Enquanto Tony também enveredou pelo cinema, nos filmes “Jeca Tatu”, de Milton Amaral (1959), e “Zé do Periquito”, de Mazzaropi (1960), e num episódio da série de TV “Vigilante Rodoviário”.

Tony também se tornou produtor de discos dos mais variados artistas, do rock ao sertanejo. Ele produziu sua irmã Celly, Os Incríveis, Carlos Gonzaga, Silvinha, Deny e Dino, além de quase todos  os trabalhos de Sérgio Reis.

São mais de 10 discos gravados desde aquele primeiro compacto de 1959...

1958 – Chuck Berry lança o single “Sweet Little Sixteen”, em 1958. A canção alcançou o topo das paradas de R & B, da Billboard. Em 1963, The Beach Boys lançaram “Surfin´ USA”, sem dar os devidos créditos a música a Berry, uma vez que é exatamente a mesma melodia.

Três anos mais tarde, quando do lançamento de Best of The Beach Boys, compilação do grupo californiano, finalmente foi dado os devidos créditos a Chuck, como co-autor da música, que Brian Wilson escreveu a letra.

1975 – O Led Zeppelin lança o audacioso álbum duplo Physical Graffiti. Este é o sexto disco da rica discografia da lendária banda inglesa.

Para esta obra-prima, o Zeppelin se utilizou de uma casa de campo em Hampshire, Inglaterra. Inicialmente o disco teria oito faixas, mas estas canções já estavam ocupando três lados de um disco. Assim, eles aproveitaram algumas sobras de discos anteriores e completaram a obra, sendo composto por 15 canções.

Outro destaque do álbum é sua capa, com a fachada de um prédio do bairro de East Village, em Nova York. A edificação possui cinco andares, mas teve um andar retirado para ficar quadrado e mais apropriado ao tamanho da capa, à época, o formato em vinil. As janelas são perfuradas para que surjam as inúmeras figuras do encarte, como o assassino de JFK, Lee Harvey Oswald, Neil Armstrong, Elizabeth Taylor, Kink Kong, os próprios membros da banda... Aliás, este mesmo prédio foi utilizado pelos Rolling Stones no clip “Waiting on a Friend”, de seu disco Tatto You.

1932 – Ficava assegurado o direito ao voto feminino. Depois de muita luta e campanhas, essa conquista ainda não era plena, uma vez que somente mulheres casadas, com autorização do cônjuge, bem como viúvas e solteiras com renda própria, podiam exercer o direito. Somente a partir de 1946 ele foi estendido a todas as mulheres, tornando-se obrigatório.

Vale ressaltar que a potiguar Celina Guimarães Viana já havia votado nas eleições de 5 de abril em 1928, após pleitear junto ao cartório de Mossoró a permissão para votar.


1955 – Nascia em Los Altos, Califórnia, EUA, Steve Paul Jobs, o magnata Steve Jobs. Fundador da Apple, com apenas 20 anos. Em apenas 10 anos a empresa já contava com 10 mil funcionários e, curiosamente, ele foi demitido da própria empresa.

Assim criou a NeXT e PIXAR, em conjunto com a Disney. A parceria rendeu inúmeros sucessos e a Apple comprou a Next, trazendo Jobs novamente à empresa. Porém a companhia não ia bem financeiramente até que Jobs, em 1998, lançou o iMac e começou a reerguê-la.

A partir daí, a Apple passou a explorar não só a informática, mas a telecomunicação como um todo. Então criaram o iPhone, o iPod e o iPad. Vítima de um câncer, descoberto em 2004, Jobs morreu em 5 de outubro de 2011, com 79 anos.


Dia 25 de fevereiro

1943 – Nasce em Liverpool, Inglaterra, George Harrison, o caçula dos Beatles. Tido como um talento subestimado na banda inglesa, Harrison provou seu valor logo no primeiro álbum gravado depois do fim do grupo, nada menos que o triplo All Things Must Pass. É deste trabalho, provavelmente, seu maior hit, o clássico “My Sweet Lord”. Harrison também foi o responsável por introduzir um lado mais folk às canções dos Beatles, devido a sua forte influência da música de Bob Dylan e do grupo The Byrds.

A revista Rolling Stones o considerou o 11º melhor guitarrista de todos os tempos entre 100 Maiores. Em 1988, entrou no  Rock And Roll of Fame, pelo seu trabalho nos Beatles, enquanto que em 2004 foi incluído também por sua carreira solo.

Harrison também é tido como um dos precursores de shows filantrópicos, já que em 1971 organizou o Concerto Para Bangladesh, ao lado do músico Ravi Shankar.

George gravou 12 discos de estúdio, sendo que o último, em 2002, já foi lançado de forma póstuma. O cantor faleceu em 29 de novembro de 2001, em Los Angeles, EUA.

1945 – Morre Mario de Andrade, escritor, poeta, historiador, fotógrafo e um dos fundadores do modernismo no Brasil, sobretudo, a partir de sua obra Paulicéia Desvairada.

Foi também um dos maiores incentivadores à realização da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo. Integrante do “Grupo dos Cinco”, ao lado de Oswald de Andrade, com quem não tinha nenhum grau de parentesco, Tarsila do Amaral, Anita Malfaltti e Menotti de del Picchia, era peça-chave nos movimentos de vanguarda.   

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/3Wi2c4cVvDQR6TbIhsXRnr?si=OuSQvUpqR0SOQ9eReh3xjg

Nenhum comentário:

Postar um comentário