quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 14 de fevereiro


1949 – A gravadora RCA inova e revoluciona o mercado fonográfico ao lançar o compacto em 45 R.P.M. O formato popularizou-se imediatamente, já que permitia que os artistas gravassem ao menos uma canção de cada lado, testando assim, seu potencial para um eventual lançamento em LP. Além, é claro, do custo mais barato, já que este formato tinha 7’ polegadas.


1972 – A banda Steppenwolf anuncia seu fim depois de oito álbuns gravados, sendo um deles ao vivo. Formada em Toronto, Canadá, por John Kay (guitarra e vocal), Michael Monarch (guitarra), Goldy McJohn (teclados), Rushton Moreve (baixo) e Jerry Edmonton (bateria), o grupo notabilizou-se, especialmente, a partir da canção “Born To Be Wild”, considerado um hino a geração beatnik, trilha do filme “Sem Destino”, e um dos grandes clássicos do rock and roll.

O nome do grupo é uma homenagem ao escritor alemão Hermann Hesse e inspirado em uma de suas mais famosas obras, “O Lobo da Estepe”. John  Kay, líder do grupo, é oriundo da Prússia Oriental, território do antigo Império Alemão.

1977 – The B-52´s fazem seu primeiro show, em Athens, Georgia, EUA, sua terra natal. O grupo inova ao contar com duas mulheres nos vocais e ao fazer um som mais leve, a recém surgida New Wave. Dois anos depois o grupo lançou seu primeiro disco, The B-52’s, com destaque para “Rock Lobster”.

Com figurinos extravagantes, The B-52’s gravou oito discos de estúdios e mais três compilações.

1978 – Os ingleses do Dire Straits lançam seu primeiro álbum, com o mesmo nome do grupo. Formada no ano anterior pelos irmãos Mark (guitarra e vocal) e David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria), o grupo tocava um rock básico, longe do Punk vigente à época ou mesmo do Progressivo que marcou parte dos anos 1970. 

Nesse primeiro trabalho já surge o super hit “Sultans of Swing”, que dá as cores, sobretudo, das canções composta posteriormente, que exploram a habilidade de Mark Knopfler na guitarra. Especialmente pelo jeito peculiar de tocá-la de forma dedilhada.

O Dire Straits gravou seis discos de estúdio, sendo o último em 1991, On Every Street, Além de lançarem compilações e álbuns ao vivo. Em 1995 a banda decidiu se retirar de cena, tendo vendido mais de 100 milhões de discos.

1981 – Billy Idol deixa a banda Generation X. Inicialmente chamada de Chelsea, Idol era o seu guitarrista, enquanto Gene October, o vocalista. Depois de desentendimentos, Gene saiu do grupo e os demais integrantes criaram o Generation X, quando Idol tornou-se o vocalista.

Eles gravaram quatro discos a partir de 1978, tornando-se a primeira banda Punk a tocar no importante programa Top Of The Pop, da BBC. Ao deixar o grupo, Billy Idol seguiu carreira solo de sucesso, com inúmeros hits e premiações.


1920 – É criada a Liga das Mulheres Eleitoras, como uma organização americana civil apartidária. Seu objetivo era incentivar às mulheres a assumirem um papel mais intenso junto à sociedade. Sua criação se deu especialmente a apoiar a luta pelo direito ao voto feminino pressionando a Décima Nona Emenda à Constituição dos estados Unidos, marcada dali a seis meses.   

2005 – É lançada a plataforma Youtube, com o objetivo de divulgação e compartilhamento de vídeos entre seus usuários. Seus criadores são Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim que, no ano seguinte, venderam a marca ao Google por US$ 1,65 bi, em ações.
Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/6badWGF5XlNSKNbbMEoQvy?si=voRtfx13QFiFG-7UXludRQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário