quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 6 de fevereiro

1945 – Nasce em Nine Mile, Jamaica, Robert Nesta Marley, o revolucionário Bob Marley. Bob enveredou desde cedo pela música. Ainda garoto, junto a seu amigo Bunny, que era filho de seu padrasto, já improvisava guitarras e acompanhava as músicas que circulavam por Trenchtown, a maior favela de Kingston, capital da Jamaica.

A partir da independência do país, em 1962, a música tradicional jamaicana passou a ser fortemente influenciada por outros gêneros como rhythm blues e as chamadas Big Bands, o que culminou no Ska. Já no ano seguinte, ao lado do velho amigo Bunny e mais Peter Tosh, formam a banda de reggae Wailing Wailers, que gravou seu primeiro disco, de mesmo nome, já em 1965.

Marley tinha como principal característica ser crítico às injustiças e desigualdades sociais e, em meio a música, se encantou pela cultura Rastafari, desenvolvida em sua terra natal desde os anos 1930, basicamente por camponeses negros. Seu prestígio lhe conferiu uma visita a Londres e contrato com a multinacional CBS. No entanto, as coisas não saíram como o esperado e Marley procurou o pessoal da Island Records, gravadora fundada pelos jamaicanos Chris Blackwell e Graeme Goodall, mas sediada na capital inglesa. Desde então, sua música transcendeu barreiras e o fez ser conhecido como o Rei do Reggae.

Seu engajamento político lhe rendeu um atentado em 1976, quando foi baleado em sua casa, em Kingston. Marley faria, dali a dois dias, um concerto gratuito em prol da paz, uma vez que a Jamaica vivia quase uma civil. Baleado no peito e no braço, Marley não desistiu do concerto e se apresentou no Festival ”Smile Jamaica”.

Diagnosticado com um cancro raro em 1980, o cantor saiu de cena e buscou tratamento na Alemanha. A única alternativa para a cura, partia da amputação do dedão do pé que estava infectado. Porém, justamente por ser Rastafari, isso estava fora de questão. Decidiu voltar à Jamaica. No meio da viagem, precisou ser internado em Miami, onde acabou falecendo em 11 de maio de 1981.

Marley deixa um legado musical e, sobretudo, de engajamento político, fundamental. Sua célebre frase "As pessoas que estão tentando destruir o mundo não tiram um dia de folga. Como posso eu tirar, se estou a fazer o bem?" é cada dia mais atual.

Ao todo, Marley gravou 14 discos de estúdio e mais quatro lançamentos ao vivo.

1956 – Chega ao topo das paradas norte-americanas ”Rock Around The Clock”, de Bill Haley & His Comets. A canção, que foi o estopim do rock and roll, permaneceu em primeiro lugar nas paradas por duas semanas.

1962 – Nasce em Lafayete, Estados Unidos, Willian Bruce Bailey, mais conhecido como Axl Rose, vocalista do Guns N´ Roses. Com uma infância e adolescência problemática, Axl encontrou na música a sua válvula de escape. Aos 21 anos entrou pra banda Rapidfire, que chegou a gravar uma demo com quatro canções.


Além dos Rapidfire, Axl ainda tocou no L. A. Guns e no Hollywood Rose, esta última já com o amigo de infância Izzy Stradlin, que chegou a gravar uma demo. Tempos depois houve mudanças na formação e com a entrada de Tracii Guns, que era parceiro de Axl no L. A. a banda mudou o nome para Guns N´ Roses, numa junção dos dois últimos grupos de Axl.

Somente a partir de 1985 o Guns finalmente encontrou sua formação clássica com Axl no vocal, Izzy e Slash nas guitarras, Duffy McKagan no baixo e Steven Adler na bateria. O quinteto começou a fazer diversos shows e rapidamente atraiu público e o interesse de gravadoras, assinando com a Geffen Records em 1986, por onde gravaram um EP, com quatro músicas ao vivo, que incluía duas canções próprias, "Reckless Life" e "Move To The City", além de covers de Aerosmiths e Rose Tattoo, "Mama Kin" e "Nice Boys", respectivamente.

Já em 1987, com o lançamento de "Appetite For Destruction", a banda ganhou o mundo com os hits “Sweet Child O’ Mine”, “Paradise City” e “Welcome To The Jungle”, especialmente quando a banda saiu em turnê, uma vez que o álbum, inicialmente, não vendeu tão bem.

Já em 1991, a banda tomou uma proporção descomunal com o lançamento dos dois discos duplos ”Use Your Ilusion I e II”. A turnê de divulgação deste trabalho durou aproximadamente dois anos e meio e rendeu um disco duplo ao vivo. Tanto sucesso expôs o relacionamento entre os integrantes da banda, especialmente com Axl Rose, diagnosticado com transtorno bipolar.

Em 2001 Axl saiu em nova turnê com a banda, mas já sem Slash e McKagan. Em 2008 foi gravado o "Chinese Democracy”. Depois de longos 16 anos, o cantor se reconciliou com Slash e McKagan, e o grupo realizou uma nova turnê mundial, incluindo duas passagens pelo Brasil.

Em 2016, antes do retorno do Guns, Axl assumiu, provisoriamente, os vocais do AC-DC, em substituição a Brian Johnson, com sérios problemas de audição. O curioso é que foi ele próprio quem se colocou à disposição do AC-DC, quando soube do afastamento de Johnson.

1998 – Morre, vítima de câncer, o cantor e guitarrista Carl Wilson, dos Beach Boys. Carl é um dos fundadores do grupo ao lado de seus irmãos Brian e Dennis Wilson. Os californianos começaram a carreira em 1961, com o álbum ”Surfin´ Safari”. O último trabalho realizado com sua participação no grupo foi ”Stars and Stripes Vol. 1”, vigésimo oitavo disco da carreira dos Beach Boys.


1939 – Nasce, em Igarapava, interior de São Paulo, o cantor Jair Rodrigues. Jair começou como crooner nas noites de São Carlos, também no interior paulista. Na década de 1960 decidiu tentar a sorte como calouro em programas de televisão, saindo-se vencedor do II Festival da Música Popular Brasileira, com a canção ”Disparada”, de Geraldo Vandré e Theo Barros.

O cantor é considerado o precursor do Rap, no Brasil, após compor "Deixa isso pra lá". Outra canção marcante em seu repertório é "Cidade Grande", parceria com o amigo Pelé. Sua obra contempla mais de 40 discos gravados, desde o primeiro "O Samba Como Ele É", de 1964, até "Festa Para Um Rei Negro", de 2009.

Jair Rodrigues faleceu em 8 de maio de 2014, aos 75 anos, na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo.

1958 – O voo BE09, da Companhia área British European Airways, que transportava o time de futebol do Manchester United, a partir de Belgrado, antiga Iugoslávia, caiu nas redondezas de Munique, na Alemanha, pouco depois de uma parada para reabastecimento. O acidente ocorreu por volta das 18h, quando um dos motores da aeronave pegou fogo.

Além da tripulação, dos jogadores e da comissão técnica dos Red Devils, 11 jornalistas estavam a bordo da aeronave. Dos 44 presentes no voo, 23 morreram. No local de sua queda, outras sete pessoas também morreram.

Os ingleses voltavam de partida válida pela Taça de Clubes Campeões da Europa, após empatar em 3 a 3, com o Estrela Vermelha e garantirem classificação à fase semifinal.

Um dos sobreviventes do fatídico voo foi Bobby Charlton, um dos principais jogadores da história do futebol inglês e que, em 1966, como capitão de seleção, venceu a Copa do Mundo, realizada na Inglaterra. 

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/12FJvXIWWZbNHhFS0ID6ms?si=88jbJPbOR7u1XTbsCuq89g

Nenhum comentário:

Postar um comentário