quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 7 de fevereiro

1932 – Nasce no Rio de Janeiro, o maestro Rogério Duprat. Também compositor e produtor, Duprat foi peça-chave no desenvolvimento da Tropicália, surgida na segunda metade da década de 1960. Afinal, os arranjos mais elaborados eram de sua autoria.

O maestro compôs inúmeros trabalhos para o cinema, tv, teatro, além de jingles. Duprat foi combatente ferrenho da Ditadura, tanto que a partir do Golpe de 1964, demitiu-se da Universidade de Brasília. 

O maestro foi obrigado a deixar a música à medida que foi diagnosticado com uma surdez progressiva. Ele faleceu, aos 74 anos, em 26 de outubro de 2006.

1952 – Na cidade de Salvador, Bahia, nasce Pedro Anibal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes. Exímio guitarrista, Pepeu criou seu primeiro conjunto, ainda aos 17 anos, Os Minos. Anos mais tarde o músico foi presenteado por Gilberto Gil com o disco "Smash Hits", de Jimi Hendrix. A partir de então, o norte-americano virou uma grande referência.

Na década de 1970, Pepeu, ao lado de Moraes Moreira, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formaram Os Novos Baianos, que exploravam ao máximo praticamente todos os elementos da música brasileira e causou enorme barulho na MPB. Além deste trabalho, paralelamente Pepeu tocou com Gal Costa e ainda gravou o álbum "Gil ao Vivo em Montreux", de Gilberto Gil.

Nos anos 1980 desenvolveu um trabalho com música instrumental. Pepeu chegou a ser convidado a tocar no grupo norte-americano Living Colour, mas declinou do convite.

Sua obra contempla quase 30 discos, além de inúmeras participações com outros artistas.

1964 – Os Beatles chegam, pela primeira vez, aos Estados Unidos para uma mini turnê e potencializaram ao máximo a beatlemania,  mundo à fora.

Foi nessa viagem que os Garotos de Liverpool se apresentaram, dois dias depois, no famoso programa televisivo The Ed Sullivan Show. Estima-se que a audiência do programa tenha atingido a casa dos 74 milhões de espectadores. Para entender melhor essa catarse coletiva, sugiro o filme "Febre de Juventude", de Robert Zemeckis, de 1978.

1946 – Nasce em Mar del Plata, Argentina, Héctor Babenco, cineasta que mais tarde naturalizou-se brasileiro. Babenco notabilizou-se pelo olhar crítico em suas obras, sobretudo em "Carandiru". Chegou a concorrer ao Oscar de melhor filme com o "O Beijo da Mulher Aranha", que aliás, teve o ator William Hurt saindo-se vencedor como melhor ator, nessa premiação.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/58xlro4g34snrUzjd98r50?si=Hn4ISVOVShKSaIQsJ0zFvw

Nenhum comentário:

Postar um comentário