quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 27 de fevereiro

1956 – Lançado como compacto, “Long Tall Sally” é o primeiro grande sucesso de Little Richard. Composta em parceria com Robert “Bumps” Blackwell e Enotris Johnson, a bolachinha veio com “Slippin and Slindin”, do lado B. Posteriormente, ambas foram inclusas no álbum Here Little Richard, o primeiro disco de Ricardinho.

Para se ter uma ideia do impacto desta canção, com um Paul McCartney absolutamente alucinado, The Beatles a lançaram no álbum Past Masters, Vol. I. Bem como Elvis Presley a regravou em seu segundo disco, G. I. Blues, de 1960.


1957 – Nasce em Londres, Inglaterra, Adrian Frederick Smith, o Adrian Smith guitarrista do Iron Maiden. Convidado por Dave Murray, também guitarrista da banda, Smith assume a outra guitarra do grupo em substituição a Dennis Stratton, em 1980, permanecendo até 1989. Depois de uma década em outros projetos, retornou ao Iron em 1999.

Smith também gravou em três dos álbuns solos de Bruce Dickson.

1963 – Nasce em São Paulo Virginie Adèle Lydie Boutaud Manent, ou simplesmente a Virginie, do grupo Metrô. Além de chamar a atenção à frente da banda paulistana, Virginie também se destacou por alguns trabalhos como atriz e garota propaganda. 

Durante os anos 1980, como vocalista do grupo, que em princípio era uma banda progressiva chamada Gota Suspensa e mudou seu nome para Metrô em 1984, gravou o álbum de grande sucesso, Olhar, com vários hits: “Beat Acelerado”, “No Balanço das Horas”, “Sândalo de Dândi”, “Cenas Obscenas” e especialmente “Ti Ti Ti”, tema de uma novela global de mesmo nome.

Depois de um intervalo de quase 20 anos, Virginie e mais Yan Laouenan e Dany Roland, retornaram com a banda e gravaram o disco Déjá Vu, em 2002, porém sem grande repercussão.
   
Recentemente o grupo se reuniu novamente para shows comemorativos de 30 anos do disco Olhar, o grande sucesso do Grupo.

1984 – É lançado o álbum The Works, o décimo primeiro trabalho do Queen. Ouvido hoje, ninguém diria que este disco foi gravado sob tensão interna entre os músicos. O fracasso comercial do disco anterior, Hot Space, pressionou-os a fazer deste, um grande álbum. E eles fizeram.

Pra citar apenas os hits, este tem “Radio Ga Ga”, “I Want to Break Free” e “’Hammer to Fall”, três petardos indispensáveis em qualquer set list de suas apresentações posteriores.

Calcado neste repertório é que o Queen aportou no Brasil para o primeiro Rock in Rio, em 1985. O álbum foi gravado em Los Angeles, EUA, e finalizado em Munique, Alemanha. “Radio Ga Ga”, permaneceu entre as 20 mais da Billboard por 13 semanas.

1902 – Nascia em Toulon, França, Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima Costa, ou Lucio Costa arquiteto e urbanista responsável pelo chamado plano piloto de Brasília.

Adepto de uma arquitetura modernista, na década de 1930 foi chamado a comandar a Escola Nacional de Belas Artes, justamente para modernizá-la. Foi exatamente por conta desta missão que conheceu Oscar Niemayer.

Em 1957 foi aberto concurso a projetos com vistas à construção da nova capital do país e o projeto apresentado por Lúcio Costa foi escolhido de forma quase unânime, houve somente um voto contrário.

Lúcio Costa faleceu aos 95 anos, em 18 de janeiro de 1998.
Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/0mhyA5hUCb27yF7RdyBmxf?si=B7mmNHJ4Qp6kqjMDWpWSRw



Nenhum comentário:

Postar um comentário