terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock



Dia 26 de fevereiro

1928 – Nasce em New Orleans, E.U.A, Antoine Dominique Domino, mais conhecido como Fats Domino. Influente compositor e cantor, especialmente quando do surgimento do Rock and Roll. Em 1949, lançou “The Fat Man”, um dos primórdios do gênero, que alcançou a incrível marca de 1 milhão de discos vendidos.

Esse seu início foi fulminante, com hits em profusão. Fats gravou seu primeiro álbum em 1955. Já no ano seguinte colocou 5 canções no TOP 40 das paradas. Até 1963 ele permaneceu na gravadora Imperial. Fora dela o sucesso não se repetiu. Coincidentemente este foi o período da chamada invasão da música britânica.

Suas composições “The Fat Man”, “Blueberry Hill”, “Ain´t It a Shame” e “Walking To New Orleans” foram nomeadas ao Grammy Hall of Fame, uma premiação especial à obras que tenham no mínimo 25 anos com relevância prestada à música.

Em 2005 Domino foi uma das vítimas do furacão Katrina, uma vez que não abandonou a sua residência pra ficar ao lado da esposa que enfrentava problemas de saúde e estava extremamente debilitada. Sua casa estava numa das regiões que mais sofreram com o furacão. Chegou-se a acreditar, inclusive, que ele não havia sobrevivido.

Em 24 de outubro de 2017, Domino morreu de causas naturais, aos 89 anos.

1932 – Nasce em Kingsland, Arkansas, E.U.A, John R. Cash, o lendário Johnny Cash. Inicialmente foi recusado por Sam Phillipis, da Sun Records, Cash persistiu e ao apresentar “Hey Porter” e  “Cry Cry Cry”, conseguiu gravá-las em 1955, gerando alguma repercussão.

Sua terceira gravação, “Folsom Prison Blues”, destacou-se já no TOP 5 da parada country, enquanto “I Wake The Line” chegou a liderança. Com este prestígio, coube a Cash ser o primeiro artista da Sun Records a gravar um álbum completo. E olha que estamos falando da gravadora de Jerry Lee Lewis e Elvis Presley...

Não demorou para Cash seguir para a Columbia Records, pois uma de suas características sempre foi a autonomia. Pela nova companhia, seguiu gravando discos nos anos 1970, em sua maioria, com relativo sucesso e algumas canções com enorme destaque como "Flesh and Blood", "Man in Black", “A Thing Called Love”, “On Piece at a Time”, “(Ghost) Riders in The Sky”...

Seu comportamento nunca foi o padrão, gostava da fama de ‘fora-da-lei’, gostava de se vestir de preto, abusava das anfetaminas e dos barbitúricos, chegou a ser preso na Georgia com uma quantidade considerável destes remédios. Se identificava com as minorias e com a chegada dos anos 1980, foi deixado de lado pelo mercado. O ponto alto do período foi a reunião com os amigos Willie Nelson, Waylon Jennings e Kris Kristofferson, formando o grupo The Highwaymen.

A carreira e o legado de Johnny Cash transita em todas as vertentes da música, tanto que é citado como referências por artistas do country, claro, mas também pelos punks, pelos headbangers, pelos mais convencionais...

Com uma carreira tão longeva, quase 50 anos, sua obra está consolidada em 56 álbuns de estúdio, nove discos ao vivo e uma enormidade de compilações. Cash faleceu em 12 de setembro de 2003, aos 71 anos, em decorrência de complicações do diabetes.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/0csqogdwBHKOmrHqmJb53u?si=QoWri6m-RQKb8ISKKUoJzA

Nenhum comentário:

Postar um comentário