terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 5 de fevereiro

1962 – Em São Paulo, nasce Edgard José Scandurra Pereira, simplesmente Edgard Scandurra, guitarrista do Ira!, ou o multi-instrumentista de inúmeras bandas do aclamado Rock Brasil anos 1980. Sua sede por tocar é tanta, que em dado momento, chegou a participar das bandas Smack, Mercenárias, Ultraje a Rigor (foi ele quem deu o nome ao grupo) e Cabine C, simultaneamente.

Desde cedo Scandurra começou a aprender tocar guitarra sem inverter as cordas, como é comum a todo canhoto. Talvez seja esse ‘detalhe’ que faz dele um dos maiores guitarristas brasileiros. Sua habilidade é tanta e, devidamente, reconhecida que a extinta revista Bizz, acabou nomeando-o como hors concours, a partir do momento em que foi eleito o melhor em seu instrumento por quatro anos consecutivos.

Em 1989 Edgard decidiu lançar seu primeiro trabalho solo. O resultado é o ótimo “Amigos Invisíveis”, em que o músico toca simplesmente todos os instrumentos, exceto o piano, que ficou a cargo de Taciana Barros, sua esposa à época. Já com “Benzina”, seu segundo trabalho, o guitarrista preferiu explorar o universo eletrônico.

Mesmo com tantos grupos em seu currículo, é ao lado de Nasi e com o Ira!, eles reconciliaram-se em 2013, que Scandurra realmente se satisfaz. O último projeto (Ira! Folk) é uma amostra disso. Inicialmente era diversão e o desafio de mostrar velhas canções com uma cara nova. A ideia cresceu e virou até um belíssimo DVD.

Sua discografia é imensa. Com o Ira!, Edgard gravou 11 álbuns de estúdio e quatro discos ao vivo, incluindo aí o Acústico MTV. Como artista solo gravou seis trabalhos e mais uma porção de participações com outros artistas: Kid Abelha, Smack, Ultraje a Rigor, As Mercenárias, Black Future, Nenhum de Nós...

1964 – Nasce em Seattle, Estados Unidos, Michael Andrew McKagan, baixista do Guns N’ Roses. Antes de integrar o Guns, McKagan tocou em 31 bandas de sua cidade natal. Somente em 1985 o músico juntou-se a Axl e cia. e já no ano seguinte gravaram o EP Live?! Like a Suicide (EP é similar a um compacto, por ter poucas músicas, mas com formato em 12’ polegadas, mesmo tamanho do vinil) , que posteriormente foi agregado ao segundo LP, G N´R Lies, em 1988.

O sucesso veio a partir do primeiro álbum “Appetite For Destruction”, com os mega sucessos “Sweet Child O’ Mine”, “Paradise City”, “Welcome To The Jungle”.

Em 1991 o Guns ousou e lançou dois discos duplos, Use Your Ilusion I e II. O álbum é especialmente marcado pelo visual, uma vez que os clips que dele saíram, foram verdadeiras produções cinematográficas.

Paralelamente ao trabalho com o Guns, gravou o álbum “Believe in Me”, em 1993. Este álbum traz uma série de grandes participações, incluindo Slash, Matt Sorum, Dizzy Reed e Gilby Clark, do Guns. Além de Jeff Back, Lenny Kravitz e Sebastian Bach. Sua saída oficial aconteceu quatro anos mais tarde. Depois de muitos rumores de retorno do Guns, tanto Duff quanto Slash entenderam-se com Axl em 2016, retomando a carreira do grupo, exceto Izzy Stradlin e Steven Adler, por razões distintas, para mais uma turnê mundial.  



1936 – É lançado o filme Tempos Modernos, do diretor e ator Charles Chaplin. Além da clara crítica à sociedade outra marca do filme é que ele estabelece o fim do cinema mudo, pois este filme já possui algumas falas do personagem de Chaplin, “The Tramp”, o vagabundo.

A obra levou três anos para ser produzida e, ainda hoje, o filme é considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/09lzKUJ8KiL9bDd7Qf56cB?si=bxHjfExQS9msI8Lh-MkXuw

Nenhum comentário:

Postar um comentário