sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 15 de fevereiro

1948 – Um dos músicos mais influentes, sobretudo nas bandas de rock inglesa, o bluesman Muddy Waters lança seu primeiro disco solo, I can't be satisfied.

Waters já tivera dois registros seus gravados. O primeiro foi em 1941 quando Alan Lomax, um estudioso do folclore americano, viajava pelo sul dos EUA à caça de informações sobre Robert Johnson, outra lenda do blues. Lomax desenvolvia um estudo sobre a música negra do país e suas gravações tinham como destino a Biblioteca do Congresso, mas esta gravação de Waters não chegou a ser editada. A segunda, ocorreu no ano seguinte, com o próprio Lomax, porém acompanhado de outros músicos, com o álbum Down on Stovall´s Plantation.

1955 – Art Rupe, proprietário do selo Specialty Records, recebeu uma demo-tape de Little Richards. Tendo gostado do que ouvira, convocou o produtor  Robert   Blackwell para trabalhar o cantor.

Depois de muitas gravações que não agradaram Blackwell, num momento de ira de Richards que começou a socar o piano, saiu a canção “Tutti Frutti”, que já era uma ideia do artista, e que depois de algumas sugestões do produtor, sofreu algumas modificações na letra para ter mais apelo comercial.

1974 – O Deep Purple lança o álbum Burn, o primeiro com o vocalista David Coverdale e o baixista Glenn Hughes. O disco foi gravado em novembro do ano anterior, em Montreaux.

O novo baixista, inclusive, foi co-autor de algumas canções, mas não lhe foram dados os créditos. Somente na edição de 30º aniversário, fez-se justiça à Hughes. 

1977 – Sid Vicius substitui Glen Matlock, nos Sex Pistols. Glen, reconhecidamente era o melhor músico do grupo, além de principal compositor das músicas em parceria com Johnny Rotten, que escrevia as letras. 

Há duas vertentes sobre sua saída. A primeira conta que por ser “mais sofisticado” e vindo de uma família classe-média, não se encaixava muito nos padrões do Punk. Já a segunda, conta que Rotten queria mesmo era seu amigo Sid, mesmo não sendo exatamente um bom músico, mas o maior expoente do comportamento do movimento.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/3ntVTCVa3y2KFOMJg3XKDy?si=LkIGqHbKQmCH-9sPTHXJ1w

Nenhum comentário:

Postar um comentário