sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 22 de fevereiro

1956 –  “Heartbreak Hotel”, de Elvis Presley, torna-se seu primeiro single a chegar a marca dos 10 mais vendidos. Composta por Tommy Durden e Mae Boren Axton, foi o primeiro disco de Elvis a superar a marca de um milhão, em vendas.   

1987 – Morre em Nova York, EUA, Andy Warhol. Pai da Pop Art, foi figura importante no  surgimento de artistas como, por exemplo, o Velvet Undergound.

Após se formar em designer migrou para Nova York, onde trabalhou nas revistas Vogue, Harper´s, The New Yorker... Com prestígio, realizou sua primeira mostra em 1952. A partir dos anos 1960, passou a trabalhar sua arte explorando a publicidade, além de realizar uma imensa obra cinematográfica.

É de Warhol a famosa frase “No futuro, todos terão direito a seus 15 minutos de fama”. O artista tinha 59 anos e morreu no dia seguinte a uma cirurgia na vesícula biliar.

2015 – Morre no Guarujá, São Paulo, Renato Rocha, ou Negrete, baixista da Legião Urbana. Nascido no Rio de Janeiro, Billy (outro apelido seu) também foi morar em Brasília por conta do serviço de seu pai, militar. Antes de entrar na Legião já havia tocado na Gestapo, Smegma e Dents Kents, esta última com o Ameba, posteriormente integrante da formação clássica da Plebe Rude.

Negrete entrou na Legião já às vésperas do grupo gravar seu primeiro álbum, lançado em 1985. Assim, não participou das composições. Nos créditos, constam apenas um rearranjo em “A Dança”, com um baixo mais encorpado. Já no disco DOIS, compõe algumas das músicas, incluindo a canção que abre o disco, “Daniel Na Cova dos Leões”.

No terceiro e último LP em que ele efetivamente participou foi co-autor de “Angra dos Reis” e “Mais do Mesmo”, as duas únicas canções novas do disco, uma vez que as demais músicas eram ainda da época do Aborto elétrico ou mesmo do período em que Renato se auto intitulou O Trovador Solitário.

Quando se iniciou as gravações do quarto trabalho da Legião, o Negrete resolveu se mudar para um sítio mais de 100km distante do Rio de Janeiro. Com faltas constantes ele foi cavando sua própria saída da banda, até que chegou um dia em que, de forma consensual, todos entenderam que sua saída era inevitável.

Em 1997, Dado e Bonfá lançaram Uma Outra Estação, que já havia sido gravado ainda com Renato, no ano anterior. Na ocasião, a canção de abertura do disco ainda seria gravada e o Negrete foi convidado a participar de sua gravação.

Pós Legião Urbana, o músico também tocou na banda Cartilage, chegando a gravar os álbuns Cartilage Virtual e Solano Star.

Fora da Legião, Negrete enfrentou inúmeras dificuldades, como a separação da esposa e dos filhos, envolvimento com drogas, além de virar morador de rua. Por volta de 2013 aceitou ajuda de Giuliano Manfredini, filho e herdeiro de Renato Russo, para um tratamento à sua dependência química.

Negrete estava com uma amiga num hotel do Guarujá quando foi encontrado morto, em seu quarto, aos 53 anos de idade.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/7CtXOjxKalrclfwSNogUoA?si=fO5yURHbTFeYq-7wfOncQw

Nenhum comentário:

Postar um comentário