terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 19 de fevereiro
1948 – Nasce em Birmingham, Inglaterra, Anthony Frank Iommi, o guitarrista Tony Iommi do Black Sabath. Iommi é um dos fundadores da banda seminal do Heavy Metal. Com seu estilo  único, foi considerado pela revista Rolling Stones o Rei dos Riffs, por conta de Iron Man, War Pigs e Paranoid.


Em sua longínqua carreira com o Black Sabath, Iommi gravou 20 discos de estúdio e mais seis álbuns ao vivo. Além da lendária banda, o guitarrista também gravou discos com os grupos Heaven & Hell e Who Cares, além de discos solos.

1952 – Nasce na Cidade Maravilhosa, Rio de janeiro, Evandro Mesquita, vocalista da Blitz. Além da banda responsável pelo estouro do chamado Rock Brasil, Evandro também é ator com participação em filmes, novelas e programas de TV.

Além da Blitz, Evandro lançou quatro trabalhos solos, mas nada comparado ao estouro de “Você Não Soube Me amar".

1966 – Janis Joplin estreia como vocalista da banda Big Brother & The Holding Company. Depois de juntar-se aos rapazes, Janis pode gravar seu primeiro disco de estúdio, no ano seguinte, com o mesmo nome da banda.

O álbum é um belíssimo registro no melhor estilo psicodélico da segunda metade dos anos 1960, com pérolas como “Bye Bye Baby”, “Down On Me”, “Easy Rider” (esta com os vocais do guitarrista James Gurley e Janis fazendo backing).   

1980 – Morre em Londres, Bon Scott, vocalista do AC-DC. Antes de assumir os vocais da banda de Angus Young, Scott havia cantado no The Spektors e The Valentines.

Dono de uma voz inconfundível, Scott era considerado um dos maiores cantores de Rock and Roll. Suas composições tinham forte influência de blues, estilo deixado de lado pelo AC-DC, com a entrada de Brian Johnson.

Bon Scott tinha apenas 33 anos e aparentemente morreu de embriaguez.

1954 – Nasce em Belém, Pará, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o dr. Sócrates, meio-campista do futebol brasileiro.

Formado em medicina, Sócrates era um jogador absolutamente fora da curva no futebol brasileiro. Como ele mesmo costumava dizer, era um jogador de futebol, mas longe de ser um atleta. Engajado politicamente, chegou a condicionar sua ida ao futebol italiano a abertura política brasileira. Sem a  tal abertura, aceitou ser negociado com a Fiorentina, da Itália.

Sócrates começou no Botafogo de Ribeirão Preto, tornou-se ídolo da torcida corintiana, além de passagens pouco proveitosas pela Fiorentina e pelo Flamengo de Zico. No Santos, seu time de coração, jogou numa fase difícil do clube, mas deixou saudades. Na emblemática Seleção de 1982, era o capitão de um time recheados de craques.

O Dr. Sócrates faleceu no dia 4 de dezembro de 2011, em São Paulo, vítima do alcoolismo.

1972 – Pela primeira vez no Brasil é realizada uma transmissão de TV a cores. O evento histórico foi a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul que, inclusive, contou com a participação do presidente Médice.

Coube a Difusora de Porto Alegre realizar essa transmissão, com difusão da Embratel para o Brasil. As demais emissoras se adequaram ao padrão a cores a partir de março do mesmo ano.

2016 – Morre em Milão, Itália, o escritor, semiólogo, filósofo e linguista Umberto Eco, aos 84 anos. O pensador italiano escrevia em diversos periódicos mundo à fora. Enquanto romancista escreveu, entre outros, O Nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault, seus maiores sucessos.

Eco também trabalhava com muita propriedade a cultura de massa e a semiótica.
Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/6JCM7SSSJD9qBV4rt9RGOa?si=kSW7GF4ORNms10-F2Mu33w

Nenhum comentário:

Postar um comentário