segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 10 de fevereiro


1962 – Nasce em Castro Valley, Estados Unidos, Clifford Lee Burton, Cliff Burton, baixista do Metallica. O músico foi essencial na estética do Metallica mantida até o álbum ...And Justice For All, já sem a sua presença, mas musicalmente próximo aos anteriores.
Com um estilo próprio de tocar seu baixo, com distorções e efeitos mais característicos à guitarras, ele encantou James e Lars quando o viram pela primeira vez. Os fundadores do Metallica ficaram tão impressionados com Cliff, que aceitaram deixar Los Angeles para morar em São Francisco, cidade do baixista.
Cliff gravou os três primeiros discos da banda. Depois do álbum Master of Puppets, o Metallica saiu em turnê pela Europa. Foi nessa tour, na Suécia, que um acidente com ônibus em que eles viajavam vitimou o baixista que dormia no momento do acidente.
Cliff Burton faleceu em 27 de Setembro de 1986. Ele tinha apenas 24 anos.

1999 – Retornam ao Iron Maiden o guitarrista Adrian Smith e o vocalista Bruce Dickinson. Ambos estavam fora do grupo desde 1989 e 1993, respectivamente.

O lançamento que marca esta volta é Brave New World, homônimo de um romance de Aldous Huxley que, inclusive inspirou a capa. O álbum resgata parte de sua sonoridade original.    
 

1980 – É fundado, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT). Formado por sindicalistas, intelectuais e artistas contrários ao regime autoritário vigente no Brasil desde o Golpe Militar de 1964. Suas bases partem de um princípio socialista e de inclusão social, ideologicamente de esquerda.
Após perder três eleições a presidente, o Partido conseguiu a hegemonia no poder executivo brasileiro de 2002 a 2014. Primeiro com seu maior ícone, Luís Inácio Lula da Silva. Depois, com Dilma Ruself.
O PT também sucumbiu aos encantos do poder e muitos de seus membros, hoje, estão sendo investigados, outros processados e alguns condenados.

Dia 11 de fevereiro

1963 – The Beatles entram nos estúdios Abbey Road, em Londres, para gravar seu primeiro disco. Eles gravaram o álbum no mesmo dia, praticamente ao vivo.
Produzido por George Martin, o LP é composto por 14 canções, oito da dupla Lennon/McCartney. A última canção é "Twist and Shout", uma regravação do conjunto The Top Notes, um grupo vocal de rhythm and blues, norte-americano.
O disco foi lançado em 22 de março do mesmo ano.

1922 – Começa, em São Paulo, A Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal. A iniciativa foi do governador paulista, Washington Luís, que pretendia uma integração entre artistas paulistas com de outras regiões.

O evento revolucionou a arte no Brasil com a chegada de novas ideias e conceitos. Participaram dela, jornalistas, escritores, músicos, pintores e intelectuais. Artistas do calibre de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcante...

1990 – Nelson Mandela ganha liberdade, depois de 28 anos de prisão. Mandela foi perseguido e preso por conta de suas posições políticas. O líder sul-africano era veementemente contra a segregação racial, o Apartheid, de seu país.
Sua luta foi incessante pela garantia dos direitos humanos e igualdade entre os povos. Mandela foi eleito Presidente da África do Sul, exercendo o mandato entre 1994 e 1999, além de conquistar o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Mandela faleceu aos 95 anos em 5 de dezembro de 2013, em Johanesburgo, na África do Sul.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/2LHrcATFlCrdSXhXQu5PeC?si=TaE18MvPQ4uFvRJGJ8ZABQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário