segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 2 de fevereiro
1979 – Morre, em Nova York, vítima de overdose de heroína, o lendário baixista dos Sex Pistols, Sid Vícius. Na véspera, seus amigos fizeram uma festa em comemoração à sua liberdade. O músico havia recém saído da prisão, detido por 55 dias após agredir, com uma garrafa de cerveja, Todd Smith, irmão de Patti Smith. Ele foi encontrado morto, no quarto, do apartamento de Michelle Robinson, então sua namorada.

Antes de assumir o baixo dos Pilstols, em substituição a Glen Matlock, Vicius foi baterista da Siouxie & The Banshes. Vicius mal sabia tocar o baixo, mas sua postura e imagem eram perfeitos à estética Punk.

Sid, foi tão importante pro movimento Punk que, quando de sua morte, um jovem garoto, em Brasília que estava descobrindo o Punk junto com a turma da Colina, resolveu escrever à Revista Melody Maker, publicação musical inglesa, sob o pseudônimo de Eric Russell, vocalista da banda imaginária The 42nd St. Band, criada por ninguém menos que Renato Russo. Sua carta foi uma das escolhidas a serem publicadas no periódico musical.

Vicius formou o famoso e auto-destrutivo casal Sid & Nancy (Nancy Spungem, encontrada morta, no banheiro do apartamento do casal, com uma facada no abdômen, quatro meses antes).

Sid  tinha apenas 21 anos quando faleceu. 

1997 — Morre, vítima de um acidente automobilístico, no Recife, Chico Science. Um dos principais influentes do manguebeat.

Com a banda Chico Science & a Nação Zumbi, Science revolucionou e deu novos ares ao rock brasileiro. Inovou na linguagem, misturou estilos musicais como maracatu, hip-hop, funk...  

Com a boa receptividade de público e crítica ao primeiro trabalho, o grupo sentiu-se muito confortável para o segundo álbum. Assim, lançaram “Afrociberdelia”, que possibilitou a banda tocar na Europa e Estados Unidos.

Vindo de uma cena forte, junto com o Mundo Livre S/A, Science era considerado o futuro do rock. A luz no fim do túnel. Tanto que seus dois discos contam na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, publicado pela revista Rolling Stones. 

Chico Science morreu com apenas 30 anos.

2011 – O Withe Stripes anuncia o fim do grupo. Juntos desde 1997, o duo formado por Jack e Meg White, fez enorme sucesso com seu som influenciado pelo punk e blues.

A partir do terceiro disco, “White Blood Cells”, a dupla passou a fazer sucesso na Inglaterra, e, posteriormente, nos Estados Unidos. Já com o álbum seguinte em 2003, “Elephant”, o grupo explodiu definitivamente para o sucesso. É desse álbum a canção “Seven Nation Army”, adotada pela FIFA, como música tema da Copa do Mundo 2018.

Dia 3 de fevereiro

1959 - Os jovens e talentosos Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper deixaram a cidade de Clear Lake, Iowa, num avião de pequeno porte com destino a Fargo, Dakota do Norte. No entanto, pouco depois de decolar o avião caiu em meio a nevasca que atingiu a região na madrugada. O trio chegou a vender mais de um milhão de seus discos recém lançados.

Big Bopper tinha 24 anos, enquanto Buddy Holly, 22. Já Ritchie Valens era ainda um adolescente de apenas 17 anos e sentia pavor por voar.

Por conta do ocorrido, este dia também é conhecido como “ O Dia Em Que o Rock Morreu”


Dia 4 de fevereiro

1948 – Nasce, em Detroit, Estados Unidos, Vincent Damon Furnier, simplesmente Alice Cooper. O cantor notabilizou-se por suas performances absolutamente surpreendentes, que  tanto chocam quanto cativam seu o público, com muitos elementos de terror.

Antes de seguir carreira solo, Alice Cooper era o vocalista da banda de mesmo nome. Depois de sete discos gravados, o grupo chegou ao fim, e então o vocalista decidiu adotar o nome pra si.

Desde 1975, com o álbum “Welcome to My Nightmare”, Cooper registra em sua discografia 19 álbuns e mais de 50 milhões de discos vendidos.

Alice também arrisca-se na televisão e no cinema, tanto atuando quanto compondo trilhas. Um filme que ficou marcado por sua interpretação é “Sombras da Noite”, de Tim Borton, onde interpreta um cantor.

1958 – Nasce, em São Paulo, Maria Fernanda Pacheco do Canto Castro Villa-Lobos. Fernanda foi a promotora de uma das casas mais conceituadas e importantes na cena Punk, Pós-Punk e o Rock Brasil dos anos 1980, o Napalm, criado por Ricardo Lobo.

Além da atuação no Napalm, Fernanda, que morou por um período em Nova York,  foi uma das primeiras mulheres a editar um fanzine no Brasil, o São Paulo Alternativo, ou SPALT. Por ter morado no exterior e ter um gosto musical apurado, Rene e Antônio, da loja Wop Bop Discos, propuseram e custearam a realização deste fanzine que mais tarde passou a ter a colaboração de jornalistas e músicos importantes da cena, como Alex Antunes, Antônio Bivar, Hermano Vianna, Marcelo Rubens Paiva, Nasi, Guilherme Isnard, Cadão Volpato...

A primeira visita das bandas de Brasília a São Paulo também aconteceu por lá. Foi quando Fernanda conheceu Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião Urbana, com quem é casada até hoje. A partir daí, Fernanda tornou-se empresária da banda até a segunda turnê da Legião.

Fernanda também é designer e já fez capas de álbuns de vários artistas, como Os Paralamas do Sucesso, Hebert Vianna, Kid Abelha, Paula Toller, Ivete Sangalo, além, claro, da própria Legião Urbana.      

1972 – David Bowie grava a canção “Starman”, inicialmente para ser lançada somente como single em abril. Posteriormente, por insistência da direção da gravadora RCA Records, a faixa foi incluída no álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders”, lançado em junho do mesmo ano.
1978 – Nasce, no Rio de Janeiro, Marcelo de Souza Camelo, Marcelo Camelo, dos Los Hermanos. Oriundo de uma família envolvida com artes, o guitarrista começou a ouvir rock com Bom Jovi, Poison...

Ao entrar na faculdade, para cursar jornalismo na PUC, passou a se interessar por sons mais alternativos, chegando a participar de um fanzine. A partir de 1997 forma o grupo Los Hermanos, gravando seu primeiro disco, dois anos depois.  O estouro de “Anna Julia” muda o patamar da banda.

O segundo álbum não emplaca um sucesso como “Anna Julia”, no entanto, seus fãs percebem que eles são muito mais que o famoso hit e começam a devotar verdadeira adoração pelo grupo. Com Los Hermanos, Camelo grava ainda dois discos de estúdio e mais um ao vivo. Eventualmente realizam turnês comemorativas como a anunciada pra esse ano, com nove apresentações.

Além dos Los Hermanos, Camelo lançou cinco álbuns solo, produziu quase uma dezena de artistas, incluindo dois de sua mulher, Malu Magalhães, com quem mora em Portugal junto a filha Luísa. 

2001 – Hebert Vianna, guitarrista e vocalista dos Paralamas do Sucesso, sofre um terrível acidente, de ultraleve, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Hebert estava acompanhado de sua esposa Lucy, que faleceu no local.

O líder dos Paralamas ficou internado por 44 dias, alguns deles em estado de coma. Como sequela do acidente, Hebert ficou paraplégico, mas aos poucos recobrou grande parte da memória, incluindo idiomas e a habilidade de guitarrista.

Hebert conseguiu retornar às atividades com a banda e, desde então, já lançaram quatro discos de estúdio e mais dois trabalhos ao vivo. Além de sempre estarem em turnê, “Brasil Afora”.

2004 – É lançada a rede social Facebook, por Mark Zuckerberg. Seu nome vem de livros que são dados em algumas faculdades americanas de administração, para que os alunos possam conhecer-se melhor.


Hoje o Facebook é a rede social mais acessada em todo mundo com 2,3 bilhões de usuários. No Brasil, a rede atingiu um outro nível. Hoje ela forma cientistas políticos,  advogados, médicos, ambientalistas, especialistas em segurança pública, educadores, historiadores e aumentou potencialmente o nível intelectual do brasileiro.

O Facebook quando agregado ao WhatsApp torna-se uma ferramenta poderosa...

1524 – Nasce, em Lisboa, Portugal, Luiz Vaz de Camões. Um dos principais poetas lusitanos de todos os tempos. Sua biografia é um tanto misteriosa uma vez que muitas das informações atribuídas não são confirmadas.

Tudo leva a crer que por conta de um amor não correspondido ingressou no serviço militar, de onde foi enviado ao continente africano. Na ocasião de uma batalha, perdeu um dos olhos. Anos depois foi ao oriente onde concebeu a maior parte de sua principal obra, “Os Lusíadas”, finalizada e publicada quando de seu retorno a Portugal.

Em 1572, após apresentar “Os Lusíadas” ao Rei D. Sebastião, a obra finalmente foi publicada e o Rei ainda ordenou que o escritor fosse agraciado com uma pensão por três anos. Mas segundo consta, não foi pago de forma regular e não foi renovada.

Camões morreu em Lisboa, no dia 10 de junho de 1580.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/7dGC8PFgkUmcE3Wo3wGPhr?si=U-FQSAt6S7ekhOtv5X78Lw


Nenhum comentário:

Postar um comentário