quarta-feira, 10 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 10 de Junho

1961 – Nasce em Ohio, EUA, Kimberley Ann Deal, a baixista Kim Deal, do Pixies, além do Breeders, onde também era vocalista. Deal assumiu o baixo do Pixies respondendo a um anúncio e utilizando o instrumento de sua irmã gêmea. Como característica, Deal toca seu baixo com palheta.

Com o hiato nas atividades do Pixies em 1993, a banda retornou em 2004, ela tocou adiante a Breedeers com Tanya Donelly, com quem já havia até gravado uma demo-tape, mesmo com sua principal em atividade. Quem também integrou a Breedeers, foi sua irmã Kelley Deal, a mesma daquele baixo para o teste no Pixies. 

Na primeira metade desta década lançou uma série de singles.

1966 – Janis Joplin se apresentava pela primeira vez com a banda Big Brother And The Holding Company. O show aconteceu no Avalon Ballroom, São Francisco. 

Entre as canções apresentadas “Turtle Blues” e “Bye Bye Baby”, além de um clássico do blues “I Know You Rider”. Um ano depois, Janis e sua banda foram convidados para o mítico Festival Monterrey Pop, causando um grande frison.

1966 – Começava em São Francisco o primeiro grande festival norte-americano de música, o Fantasy Fair and Magic Mountain Music Festival. Realizado no Anfiteatro Sidney B. Cushing, o evento durou dois dias com uma programação bem diversificada, que ia de The Doors a Dionne Warwick, aliás, primeira grande apresentação de Morrison e Cia., passando por The Byrds, The Seeds, Jefferson Airplane... 

O Festival contou com grande apoio da rádio KFRC 610, que influenciou diretamente na escolha dos artistas. De certa forma, ele foi o embrionário do Festival Pop de Monterey, realizado um ano depois.

2013 – O Black Sabbath praticamente voltava às raízes e lançava o álbum 13. Quando de seu lançamento havia 18 anos do último trabalho de estúdio e, exceção feita ao baterista Bill Ward, o Sabbath contou com sua formação original. Ozzy estava de volta desde a gravação de Never Say Die!, lançado em 1978. Para substituir Ward a banda contou com Brad Wilk, Rage Against the Machine e Audioslave. 

O disco foi muito bem recebido por público e crítica, chegando ao 1º lugar nos Estados Unidos, na Billboard 200, e também em 1º na parada britânica, algo que não acontecia desde Paranoid, de 1970. A banda ainda arrebatou o Grammy Award em Melhor Performance de Metal. 

2018 – Num show realizado em Ilha Bela, litoral norte de São Paulo, a banda RPM se apresentava pela primeira vez sem seu vocalista/baixista Paulo Ricardo, substituído por Dioy Pallone. Assim, Dioy e De Luqui dividiram os vocais. Mesmo com uma disputa judicial em andamento a nova formação chegou a lançar os singles “Ah! Onde Está Você?” e “Escravo da Estrada”. Depois desta apresentação a nova formação vem realizando shows e o baterista P. A, que já enfrentava sérios problemas com sua saúde, vindo a falecer em 22 de junho, foi substituído por Kiko Zara.

1935 – Foi fundado por um médico e um corretor, em Nova York, EUA, o Alcoólicos Anônimos (AA). Um programa visando, inicialmente, a recuperação de alcoólatras com base na programação dos 12 Passos.  Hoje o AA contempla todo e qualquer tipo de dependência química e atende milhares de pessoas em mais de 180 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário