quinta-feira, 25 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 25 de Junho

1963 – Nascia em Londres, Inglaterra, Georgios Kyriacos Panayiotou, ou simplesmente o cantor e compositor George Michael. No início dos anos 1980 surgiu com a dupla Wham!, ao lado de Andrew Ridgeley, fazendo sucesso até sua separação em meados da mesma década.

Em 1987 lançou seu primeiro álbum solo, Faith, vendendo mais de 10 milhões de cópias. Em toda carreira gravou cinco discos de estúdio e mais dois trabalhos ao vivo. Além do sucesso, outra característica de sua trajetória foi se envolver em polêmicas, como prisão por atentado ao pudor, dirigir sob efeito de drogas, acidentes de trânsito...

Em 25 de dezembro de 2016 foi encontrado morto em sua residência, vítima de insuficiência cardíaca. O cantor tinha apenas 53 anos. 

1967 – The Beatles, acompanhados dos convidados Mick Jagger, Eric Clapton, Keith Moon e a modelo Marianne Faithfull, tocam “All You Need Is Love”, realizando a primeira transmissão internacional de TV via satélite. 

Especula-se algo em torno de 400 milhões de espectadores tenham acompanhado o show, transmitido em 31 países.

1983 – Depois de apresentações no Maracanã, RJ, e Mineirão, MG, chegava a São Paulo, com duas semanas de atraso, uma vez que os primeiros shows seriam por aqui (10 e 11/6), a tour Creatures Of The Night, de lançamento do 10º álbum do Kiss.

Numa era em que grandes artistas ainda não atracavam com frequência no Brasil, essas apresentações foram históricas. Inclusive, este foi o último show que a banda se apresentou maquiada até 1996.

1985 – Os Paralamas do Sucesso se apresentavam na casa noturna Mistura Fina, Rio de Janeiro, para receber Disco de Ouro por 100 cópias vendidas do álbum O Passo do Lui. A banda colheu durante todo aquele ano os frutos das duas históricas apresentações no primeiro Rock in Rio. 

1995 – Momentos antes de um show em Brasília, no Ginásio da Academia de Tênis, Os Paralamas do Sucesso recebem, no camarim, três Oficiais de Justiça de posse de uma notificação determinando que a canção “Luiz Inácio (300 Picaretas)”, que faz menção a uma citação de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Congresso, não fosse tocada no show, sob ameaça de prisão da banda.

A queixa partiu do procurador da Câmara dos Deputados, Bonifácio José Tamn de Andrada (PTB/MG). Para evitar a prisão e eventual tumulto, a banda preferiu tocar “Proteção”, da Plebe Rude, em sinal de protesto.

 2009 – Morria em Los Angeles, EUA, aos 50 anos, o Rei do Pop Michael Jackson. Um dos maiores ícones da cultura Pop de todos os tempos. Michael estava se preparando para mais uma turnê mundial, This Is It, quando foi vítima de parada cardíaca provocada pelo uso excessivo do anestésico Propofol. Fato que, inclusive, levou seu médico, o Dr. Conrad Murray, a ser condenado a quatro anos de prisão, dos quais cumpriu dois, ganhando liberdade condicional.

Michael começou sua carreia na companhia dos irmãos, nos Jackson Five. A parti de 1971 começou trabalhos solos, mesmo continuando ao lado dos irmãos, o que gerou mal estar. A partir de 1979, quando começou a trabalhar com o produtor Quincy Jones gravando o álbum Off The Wall, é que virou um mega-astro.

Sua capacidade e habilidade para trabalhar uma fusão de elementos entre a música negra, o pop, o tecno-dance, o jazz, a disco, a eletrônica, r&b e até rock, foram ímpar na história da música pop.

Seus álbuns subsequentes são os mais vendidos da história, sendo que Trilher, sozinho, vendeu mais de 110 milhões de cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário