segunda-feira, 8 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 8 de Junho 

1955 – Nasce em Londres, Inglaterra, Jonathan Michael King, mais conhecido como Jon King, vocalista, letrista e fundador da banda pós-punk Gang Of Four.  Posterior ao Gang, Jon também compôs músicas para cinema e TV como, por exemplo, Karate Kid, de 1984. 

Ele não se juntou à banda quando de seu retorno a partir de 2004.

1975 – O Talking Heads fazia no lendário CBGB a sua primeira grande apresentação ao vivo. Na ocasião, eles simplesmente abriram o show dos Ramones.

2017 – Morria na Bahia, Karl Hummel, guitarrista do Camisa de Vênus desde sua formação até o ano de 2014, quando deixou a banda antes mesmo da turnê de 2015 em comemoração aos seus 35 anos de carreira. 

Com o Camisa, Hummel gravou cinco álbuns de estúdio e mais três trabalhos ao vivo. A exemplo de P. A. Pagini, baterista do RPM, Hummel também teve sua morte anunciada dois dias antes de forma errônea. O músico enfrentava problemas no fígado e tinha 58 anos.     

2019 – Morria, vítima de um infarto fulminante, o produtor, compositor e cantor André Matos de passagens por Viper, Angra, Shaman, Symfonia e também de carreira solo. André também tinha formação erudita e regência orquestral.

André começou sua carreira muito cedo, ainda na adolescência, na banda Viper, gravando os dois primeiros discos do grupo. Mesmo com o sucesso, por conta dos estudos, deixou o Viper, mas já 1990 formou o Angra com o guitarrista André Bittencourt. Com o Angra alcançou seu maior sucesso comercial, lançando nove trabalhos. Depois vieram trabalhos no Shaman e Symfonia. A partir de 2007 gravou três álbuns solos.


Ainda no ano passado o prefeito de São Paulo, Bruno Covas/PSDB, decretou o dia 8 de junho como o Dia Municipal do Metal, em homenagem ao cantor. 


Dia 7 de Junho 

1958 – Nascia em Minneapolis, EUA, Prince Rogers Nelson, ou simplesmente o multi-instrumentista Prince. Começou sua carreira em 1975, como guitarrista na banda de um primo, a 94 East. Ainda nos 1970 conseguiu assinar com a Warner, garantindo total liberdade em seus três primeiros álbuns. De lá até a sua morte foram mais de 40 lançamentos, sempre transitando pelo Rock, Pop, New Wave, Funk, R&B, Soul, enfim, um artista a quem não cabiam rótulos, tamanha sua ousadia. De tão impossível de rotular e excêntrico chegou a se auto-proclamar um símbolo impronunciável.

O auge de sua carreira, em termos comerciais, esteve ali na década de 1980, especialmente entre os anos de 1982 a 1986. 

Em 21 de abril de 2016 Prince faleceu, segundo relatório médico, vítima de overdose de opioides, tendo sido encontrado morto no elevador de sua casa. Dias antes de sua morte ele havia sofrido overdose com drogas, mas sem maiores detalhes. Prince tinha apenas 57 anos.

1963 – Lançada a primeira gravação da banda Rolling Stones. A canção escolhida foi um cover de Chuck Berry, “Come On”. Já para o nome do grupo, seus integrantes se inspiraram numa música de Muddy Waters, “Rollin´Stone”.

1967 – Nasce em Santa Monica, EUA, David Michael Navarro, ou Dave Navarro guitarrista do Jane´s Addiction e por um período também do Red Hot Chilli Peppers. No Jane´s desde praticamente seu início, Navarro deixou a banda entre 1994 e 2001, quando tocou com o Chilli Peppers.   

A partir dos anos 2000 lançou o álbum solo Trust No One e mais alguns singles.  

1989 – Morria no Rio de Janeiro a cantora Nara Leão. Criada num ambiente frequentado por mestres da Bossa-Nova. Sua estreia aconteceu em 1963, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lira, em Pobre Menina Rica. Politicamente de esquerda, em 1966 levou o Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), com a canção “A Banda”, de Chico Buarque de Holanda. Ao longo da carreira, gravou mais de 20 álbuns. 

Nara foi vítima de tumor cerebral, morrendo com apenas 47 anos.



Dia 6 de Junho 

1941 – Nasce em Nova York, EUA, Steven Siro Vai, o virtuoso guitarrista Steve Vai. Sua primeira banda foi a Hot Chocolate, ao lado de sua irmã, Lilian Vai. Tempos depois tocou em outra banda, a Circus, e, posteriormente, tocou com Frank Zappa. A partir dos anos 1980 desenvolveu sua carreira solo, com 10 álbuns de estúdio.   

1965 – Um mês após Keith Richards compor a canção  “(I Can´t Get No) Satisfaction”, num quarto de hotel durante a madrugada, o Rolling Stones lançava um compacto, com um de seus maiores clássicos.

1972 – Lançado o álbum fundamental na carreira de David Bowie, o lendário The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And Spiders Form Mars. A gravação do disco ocorreu entre setembro de 1971 a janeiro de 1972, e a produção ficou a cargo de Ken Scott, engenheiro de som num dos lançamentos dos Beatles, e do próprio Bowie.

1949 – Foi lançado o clássico 1984, de Eric Arthur Blair, mas que ficou conhecido mesmo, como George Orwell. O escritor do também consagrado A Revolução dos Bichos, marcou definitivamente seu nome como um dos principais escritores de todos os tempos após este lançamento. O trabalho é uma crítica ao perigo de um estado absolutamente controlador em todos os sentidos. O chamado Grande Irmão já antecipava a necessidade atual de vigilância sobre à vida alheia. Esta foi a última publicação de Orwell, que faleceu em Londres, em 21 de janeiro de 1950, vítima de tuberculose, com apenas 46 anos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário