segunda-feira, 1 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 1 de Junho

1943 – Nascia no Rio de Janeiro Newton Alvarenga Duarte, mais conhecido como Big Boy, o DJ que revolucionou a linguagem de rádio no Brasil. Com uma comunicação mais jovem e próxima do ouvinte, Big Boy fez sua história na AM, primeiro na Rádio Mundial Am, Rio de Janeiro, e também na Excelsior AM, em São Paulo. Seu famoso bordão era o inconfundível “Hello Crazy People”. 

Ainda aos 33 anos, Big Boy foi vítima de um forte ataque de asma, que o levou a morte, num hotel de São Paulo, interrompendo uma das mais brilhantes carreiras do rádio no Brasil. Dono de uma grande coleção de discos, mais de 20 mil com predominância Rock and Roll, ele foi o primeiro DJ a tocar The Beatles, no Brasil.

1947 – Nasce em Middlesex, Inglaterra, Ronald David Wood, o multi-instrumentista Ron Wood, de passagens pelo The Birds (banda inglesa de R&B), Face, Jeff Beck Group, e, especialmente, guitarrista dos Rolling Stones, em substituição ao amigo Mick Taylor, a partir de 1975 durante as gravações do álbum Black and Blue, onde permanece até hoje. Antes mesmo de entrar na banda, já havia colaborado com Mick Jagger na composição de “It´s Only Rock´n Roll (But, I Like it)”.

1960 – Nasce em Surrey, Inglaterra, Simon Jonathan Gallup, o baixista Simon Gallup da banda The Cure. Integrante do The Cure desde 1979, Gallup chegou a deixar a banda em duas oportunidades. A primeira entre 1982 e 1984, enquanto que a segunda em 1992, por questões de saúde, ficou meses afastado. Até aqui, ao lado de Robert Smith, são os membros mais longevos da banda. 

1963 – Nasce em Manchester, Inglaterra, Michael Adrian Paul Joyce, o baterista Mike Joyce do The Smiths. Depois do fim do grupo Joyce chegou a participar do primeiro álbum solo do Morrissey. Em 1996, o baterista processou a dupla Morrissey & Marr por royalties, vencendo a causa de mais de £$ 1 milhão. 


1967 – Foi lançado um dos álbuns mais influentes de todos os tempos, Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Um disco conceitual desde as canções à capa. Um trabalho importantíssimo, no sentido de o grupo ter atingido a maioridade. Como o próprio Paul disse três décadas depois do lançamento “nós não éramos mais meninos. Nós éramos homens”. Para muitos, o mundo nunca mais foi o mesmo.

1969 - Em viagem a Montreal, Canadá, e hospedado no Hotel Queen Elizabeth, quarto 1472, John Lennon e Yoko Ono gravaram "Give Peace a Chance", que acabou ficando marcado como um hino pacifista norte-americano.  

1974 – Nasce em Ottawa, Canadá, Alanis Nadine Morissette, a cantora e compositora Alanis Morissette. Alanis lançou seus dois primeiros álbuns somente no Canadá, Alanis e Now Is The Time, em 1991 e 1992, respectivamente. Mas foi a partir de 1995, com o Jagged Little Pill, que Alanis deslanchou, com mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo. A partir daí, foram mais cinco trabalhos de estúdio. 

Está previsto para este ano o lançamento de seu novo álbum Such Pretty Forks in the Road. O primeiro em oito anos. 



Dia 31 de Maio

1976 – The Who realizava histórico show no estádio do Charlton Atlhetic, em Londres. Com esta apresentação, os ingleses entram para o Guinness Book como a banda mais barulhenta do mundo. Com um som superando os 70.000 watts de potência, foram medidos incríveis 120 decibéis.

Só para se ter uma ideia, sons que ultrapassem os 80 decibéis já podem ser considerados prejudiciais à saúde.

1977 – Exatamente no ano em que foi comemorado o Jubileu de Prata da rainha Elizabeth II, a banda Sex Pistols teve sua canção “God Save The Queen”, banida da rádio BBC neste dia 31. Porém, ao contrário do que se poderia imaginar, a música ficou ainda mais em evidência e alcançou o segundo lugar das paradas britânicas, atrás apenas de Rod Stwart com a bela “I Don´t Want to Take About Is”.



Dia 30 de Maio

1938 – Nascia em Hampshire, Inglaterra, Michael Peter Hayes, mais conhecido como Mickie Most, grande produtor fonográfico responsável pelo lançamento de inúmeros nomes consagrados do Rock, como Animals, Suzi Quatro, Jeff Beck Group, Arrows, entre outros.

Aos 64 anos, Most faleceu vítima de câncer no revestimento do abdômen. 

1964 – Nasce no Harllen, EUA, Thomas Baptiste Morello, mais conhecido como o guitarrista Tom Morello do Rage Against the Machine. Além da música, Morello também é conhecido por ser um ativista político, tanto que Rage Against, formada em 1991, ficou marcada pelas letras politizadas.

Morello também tocou no Audioslave, além de integrar a banda de Bruce Springsteen entre 2008 e 2015. Suas influências passam por Led Zeppelin, Black Sabbath e Iron Maiden. Depois de inúmeros boatos sobre a volta do Rage Against the Machine, finalmente eles decidiram realizar uma turnê neste ano de 2020. Infelizmente, por conta do novo Coronavirus, tiveram que postergar a turnê para o ano que vem. 

1968 – The Beatles entram nos estúdios Abbey Road para gravar seu décimo trabalho, o famoso Álbum Branco. Os Rapazes de Liverpool mal se aturavam àquela altura, mas foram capazes de produzir um denso, carregado e, sobretudo, ótimo disco duplo. Desde, pra muitos o nascimento do Heavy Metal, “Helter Skelter”, passando pelo lirismo de “While My Guitar Gently Weeps” até a ingênua “Ob-la-di, Ob-la-da”. 

1985 – Léo Jaime fazia na danceteria Mamão com Açúcar, Rio de Janeiro, o  show de Lançamento de seu álbum Sessão da Tarde. As apresentações aconteceram de quinta a domingo. Este álbum consolidou a carreira solo de Léo Jaime uma vez que mais da metade das canções tornaram-se hits como, “A Vida Não Presta”, “Pobre”, “As Sete Vampiras”, “Só”, “Solange (So Lonely)”, “A Fórmula do Amor”, esta com participação do ainda Kid Abelha & os Abóboras Selvagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário