sexta-feira, 26 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 26 de Junho

1942 – Nasce na Bahia Gilberto Passos Gil Moreira, ou simplesmente Gilberto Gil. Músico conceituado pelo mundo a fora, vencedor de prêmios internacionais Gil teve logo cedo o despertar pela música, através dos cantores regionais, tendo sua primeira banda aos 18 anos.

Precursor da Tropicália, foi exilado junto com Caetano Veloso, passando a morar na Inglaterra em 1969. A partir de seu retorno, em 1972, Gil lançou discos conceituais como Expresso 222, Refazenda, Refavela, Realce, Luar...

Gil também desempenhou papeis políticos como vereador da cidade de Salvador, entre 1989 e 1992, além de Ministro da Cultura entre 2003 e 2008, durante a gestão do governo Lula. 

Sua carreira contempla mais de 50 álbuns entre estúdio e ao vivo.

1955 – Nasceu em Wandsworth, Inglaterra, Michael Geoffrey Jones, o guitarrista, compositor, vocalista e um dos fundadores da banda punk The Clash, Mick Jones. Além da lendária banda punk inglesa, Jones também formou o Big Audio Dynamite e excursionou com o Gorillaz

Formada em 1976, The Clash é uma das principais e mais completas bandas do punk britânico, especialmente por não se limitar aos três acordes, marca característica do som punk. 

Principal compositor do grupo foi expulso em 1983, por Joe Strummer e Paul Simonon.

1976 – O Grateful Dead lançava o álbum duplo, ao vivo, Steal Your Face. Os shows que geraram este trabalho aconteceram entre os dias 17 e 20 de outubro de 1974, em São Francisco, durante a longa turnê do disco From The Mars Hotel. Depois destas apresentações, o Grateful deu um tempo das estradas, mesmo lançado Blues For Allah, de 1975. 

Este álbum também foi o último lançado pelo selo do próprio grupo, Grateful Dead Records.

1977 – O Rei do Rock, Elvis Presley, fazia o último show de sua carreira no Market Square Arena, em Indianapolis. Mesmo visivelmente abatido, saúde debilitada e fora de forma, ainda assim Elvis subiu ao palco e apresentou 21 canções de seu vasto repertório para cerca de 19 mil pessoas. A última música que Elvis cantou foi “Can´t Help Falling in Love”.

A ideia era retomar a turnê com 12 apresentações seguidas a partir de 17 de agosto até o dia 28 do mesmo mês. No entanto, quis o destino que Elvis falecesse às vésperas, dia 16, vítima de um colapso fulminante junto a uma disfunção cardíaca. 



2 comentários: