terça-feira, 9 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 9 de Junho 

1915 – Nascia em Waukesha, EUA, Lester Willian Polsfuss, mais conhecido como Les Paul, o lendário guitarrista que, por seu virtuosismo, ganhou uma linha de guitarras da fabricante Gibson, a tradicional Gibson Les Paul. O músico também foi o primeiro artista a realizar uma gravação multicanal, que consistia numa primeira gravação num disco de acetato e na sequência ele tocava novamente acompanhando este disco e assim gravava outras camadas da música. 

Em 12 de agosto de 2009, aos 94 anos, Les Paul morreu vítima de complicações de uma pneumonia, em Nova York.

1941 – Nascia em Leicester, Inglaterra, John Douglas Lord, o tecladista Jon Lord do Deep Purple e também da banda Whitesnake. Lord, ao lado do baterista Ian Peace, são os únicos integrantes a continuar no Purple em todas as suas mudanças e formações. Entre as duas bandas e mais trabalhos solos, Lord gravou quase 40 álbuns.

Jon Lord faleceu em 16 de julho de 2012, aos 71 anos, vítima de uma embolia pulmonar. 

1947 – Nasce em Walthamstow, Inglaterra, Michael Frederick Box, mais conhecido como Mick Box, guitarrista do Uriah Heep. Na banda desde sua formação inicial, é o único integrante original da formação de 1969, Box também tocou no Spice e The Stalkers, e em ambas ao lado de David Byron, vocalista e parceiro no Uriah Heep.
  
1969 – Os Rolling Stones demitiam o guitarrista Brian Jones. A justificativa para sua saída, sendo ele um dos fundadores da banda, eram os excessos de drogas e álcool. Pouco menos de um mês após sua saída, Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa.

1972 – Bruce Springsteen assinou seu primeiro contrato com a Columbia Records, por intermédio de John Hammond, o mesmo homem que havia descoberto, uma década antes, Bob Dylan. Contrato assinado, Bruce trouxe boa parte de sua conhecida E Street Band

Seu álbum de estreia foi lançado no ano seguinte, Greetings From Asbury Park, N.J. Até aqui, Springsteen lançou mais de 50 trabalhos entre álbuns de estúdio, ao vivo e trilhas sonoras.


2 comentários: