segunda-feira, 22 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 22 de Junho

1953 – Nasce em Nova York, EUA, Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton, ou simplesmente Cindy Lauper. Lançou seu primeiro trabalho, Blue Angel, com a banda homônima, sem maior repercussão, embora bem aceito pela crítica. Ela estourou mesmo em 1983, quando lançou o solo She´s So Unusual, primeiro disco feminino a colocar quatro singles no Top 10 americano. 

A cantora ficou marcada pela quantidade de hits e, especialmente, pela sua voz ímpar e inconfundível. Ao todo, gravou cerca de 15 álbuns, além de atuações no cinema.

1968 – O Jeff Beck Group fazia sua primeira, e impactante, apresentação em solo norte-americano, no mítico Filmore East, Nova York.  Era a primeira vez de Rod Stewart e Ron Wood fora da Inglaterra. Stewart, inclusive, imaginava que o lugar era frequentado somente por negros, daí o fato de começar a cantar num tanto quanto escondido do público. 

Segundo algumas resenhas do show, o novo grupo superou as expectativas. Para The New York Times, por exemplo, “Uma nova força a ser considerada, pois ofuscaram até mesmo o Grateful Dead”. No mesmo ano lançaram seu  primeiro álbum Truth.


Dia 21 de Junho


1944 – Nasceu em Fortis Green, Inglaterra, Raymond Douglas Daveis, ou o compositor, guitarrista e o cantor Ray Davies da banda The Kinks. Ao lado do irmão, Dave, liderou The Kinks, uma das bandas seminais da cena conhecida como Britpop. Reza a lenda que Pete Townshend, fez o famoso riff de “I Can´t Explain” propositadamente copiado de “You Really Got Me”, tamanha influência do som dos Kinks.

Com The Kinks, Ray gravou mais de 20 álbuns de estúdio e mais seis ao vivo. Já em sua carreira solo são seis lançamentos de estúdio.

1948 – A gravadora Columbia revolucionava o mundo da música ao lançar o Long Play (LP). Confeccionado em vinil, como também é conhecida a “bolacha” ou disco, o LP tinha como grande vantagem a sua capacidade de armazenamento de músicas, uma vez que os discos de 78 rotações continham apenas uma canção de cada lado. Além disso, a qualidade do som era melhor e ainda havia a vantagem de uma capa mais trabalhada. Muitos artistas basearam suas capas no trabalho contido na gravação. Abriu-se um novo mercado, o de designer de capas, além de novas oportunidades para fotógrafos e mesmo artistas plásticos.

Praticamente morto pelo CD nos anos 1990 e início dos anos 2000 o velho vinil está novamente na moda. Uma pena custar tão caro!

1981 – Nasce em Nevada, EUA, Brandon Richard Flowers, o vocalista e líder da banda The Killers, Brandon Flowers. Com a banda The Killers já gravou cinco discos e, embora seja um grupo com 15 anos de carreira, é uma das principais bandas do “novo rock”.  Seu álbum de estreia, Hot Fuss, é considerado um dos melhores primeiros trabalhos do universo do pop/rock. 

Flowers, também já lançou dois discos solos: Flamingo, em 2010, e The Desidered Effect, em 2015.

2001 – Morria John Lee Hooker, guitarrista, compositor e cantor dos mais influentes na história do Blues. Sua primeira gravação data de 1948, “Boogie Chillen”, número 1 da parada norte-americana de R&B. Após turnê pela Europa no início dos anos 1960, projetou-se mundialmente, sendo constantemente reverenciado por grandes guitarristas do Rock and Roll, como Jimmy Page, Eric Clapton, Keith Richards, Bonnie Ratti, Santana, Steve Ray Vaughan, entre outros. 

Hooker tinha 83 anos e faleceu enquanto dormia em sua casa, situada em Los Altos, Califórnia, EUA.
  
1970 – A Seleção mais espetacular da história do futebol goleava a Itália, por 4 a 1, e conquistava para o Brasil o seu tricampeonato na final da Copa do Mundo, em 1970, no México.

Com seu futebol-arte e eficiência o Brasil venceu os seis jogos que disputou sem qualquer contestação. De quebra ainda teve o Furacão Jairzinho fazendo gols em todas as partidas.

Nosso craque da camisa 10 eternizou até os gols que não fez, além de outras jogadas espetaculares. Definitivamente, Pelé & Cia assombraram o mundo. 


Dia 20 de Junho

1948 – Nasce na Califórnia, EUA, Brian Douglas Wilson, ou Brian Wilson o cérebro do The Beach Boys. Wilson é considerado um dos maiores gênios da música Pop em todos os tempos. Ao longo de sua brilhante carreira possui mais de 20 composições no Top 40 norte-americano. 

Com The Beach Boys gravou mais de 30 álbuns e mais 11 em carreira solo. Foi com The Beach Boys que gravou o lendário Pet Sounds, em 1966, considerado um dos álbuns mais emblemáticos de todos os tempos. Responsável direto, por exemplo, pela realização de Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, The Beatles, segundo Paul McCartney.

1989 – O Faith No More lançava o seu terceiro álbum, The Real Thing, o primeiro com o vocalista Mike Patton que já chegou com a parte instrumental totalmente pronta e gravada. A partir daí Patton escreveu as letras. 

Este é o maior sucesso comercial do grupo que saiu em turnê mundial. Aqui no Brasil foram favorecidos pela chegada da MTV Brasil e logo foram escalados para o Rock in Rio de 1991.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário