segunda-feira, 15 de junho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 15 de Junho

1965 – Bob Dylan realizava a primeira sessão de estúdio para o seu sexto álbum, Highway 61 Revisited, e já neste dia gravou o clássico “Like A Rolling Stone”. O segredo desta canção, para Dylan, foi o som do órgão de Al Kooper. Ao ouvi-lo, pediu ao produtor Tom Wilson para aumentar o volume do instrumento até chegar ao resultado que ele queria. Já na contra-mão de Dylan, a gravadora Columbia Records não estava muito entusiasmada por se tratar de uma canção tão longa, mais de 6 minutos. 

No entanto, depois de lançada, alguns DJs influentes ousaram tocá-la, tornando-a rapidamente em segundo lugar da Billboard e um dos maiores clássicos de Dylan. 

Curiosamente, no mês anterior, Dylan estivera num estúdio em Londres com Eric Clapton, mas não ouve química entre ambos.

1989 – Foi lançado Bleach, o disco de estreia do Nirvana. Os singles do álbum foram “About a Girl” e “Blew”. Além de Kurt Cobain (guitarra/vocal), Krist Novoselic (baixo), também participaram da gravação do álbum Chad Channing (baterista posteriormente substituído por David Grohl), Jason Everman (guitarra)  e Dale Crover (na bateria em três músicas). 

2004 – Lançado o álbum de estreia do The Killers, Hot Fuss. O disco, muito bem recebido por público e crítica, sendo considerado um dos melhores lançamentos daquele ano.


Dia 14 de Junho

1956 – Nasce em Hvidovre, Dinamarca, Kim Bendix Petersen, ou King Diamond, líder da banda homônima, surgida em 1985. Antes havia tocado nos grupos Brainstorm, Black Rose, Brats e Mercyful Fate. A partir da turnê norte-americana do Mercyful é que surgiu a oportunidade de criar o King Diamond, tendo lançado 12 álbuns de estúdio, até 2007. 

1964 – Paul McCartney gravava, uma composição somente sua, “Yesterday”, música que integraria o álbum Help. A canção foi registrada pelo Guines Book como a música mais executada em todo o mundo, bem como a composição com mais covers em toda a história.


1989 – Morria, em acidente de motocicleta, Peter de Freitas, baterista do Echo & The Bunnymen. Pete entrou na banda em 1979, uma vez que a banda utilizava uma bateria eletrônica e passou a sentir a necessidade de um baterista de verdade. Junto ao Echo, Freitas gravou os cinco primeiros álbuns do conjunto. 

Pete de Freitas é mais um dos integrantes do Clube dos 27.
  

Dia 13 de Junho

1969 – O grupo Rolling Stones anunciava Mick Taylor como substituto de Brian Jones, na guitarra. Taylor, estreou na banda menos de um mês depois, num show no Hyde Park, em 5 de julho. 

Inicialmente, ele imaginou que faria parte da banda apenas durante a gravação do álbum Let it Bleed. No entanto, por seu talento, ficou até 1974, em It´s Only Rock´n Roll. Deixou a banda por incompatibilidade especialmente com Keith Richards. Seu substituído foi seu amigo Ronnie Wood.

1995 – Alanis Morrissette lançava Jagged Litlle Pill, seu terceiro álbum, e o primeiro a ser trabalhado no cenário mundial, consagrando sua carreira.O disco foi tão bem recebido que está entre os 10 melhores lançamentos dos anos 1990. 

Somente nos Estado Unidos o álbum ultrapassou as 16 milhões de cópias vendidas.
 
  
2001 – Falecia, vítima de atropelamento por uma motocicleta, o guitarrista Marcelo Fromer, dos Titãs. Integrante do grupo desde sua formação, Fromer também havia sido guitarrista do Trio Mamão, ao lado dos amigos Branco Mello e Tony Belloto, também dos Titãs. 

Além da música, outra paixão sua era o futebol. Ardoroso torcedor do São Paulo, chegou a ter uma coluna sobre o esporte na Folha de S. Paulo, ao lado de outro companheiro de banda, Nando Reis. 

Fromer tinha apenas 39 anos.

Um adendo: em 1989 me lembro que no primeiro show dos Titãs que vi, no Olympia, Fromer, ali no palco, me presenteou com sua palheta. Uma pena que a carregava na carteira e ela se perdeu, mas nunca esquecerei aquele gesto!  




2 comentários: