quarta-feira, 8 de abril de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 8 de Abril

1964 – Nasce no Rio de Janeiro Maurício Carvalho de Barros, o tecladista Maurício Barros do grupo Barão Vermelho e Buana 4. Maurício é co-fundador do Barão ao lado do amigo Guto Goffi, em 1981, inspirados pela apresentação do Queen em São Paulo. O Barão chegou ao primeiro disco já no ano seguinte. Após o lançamento do quinto trabalho do grupo, Rock ´N Geral, Maurício se sentiu desprestigiado por não conseguir encaixar suas composições no álbum e acabou deixando o grupo. 

Em 1989 liderou o grupo Buana 4, chegando a gravar um único disco neste mesmo ano. Praticamente retornou ao Barão no álbum Na Calada da Noite, onde aparece como músico convidado.

1970 – Marca a estreia inglesa do filme Woodstock, de Martin Scorsese e Thelma Schoonmaker, sobre o festival homônimo ocorrido um ano antes numa fazenda nos arredores de Nova York. Durante três dias manifestou-se a máxima hippie Paz & Amor, com mais de trinta atrações musicais.

O filme ainda levou o Oscar de “Melhor Documentário”, além de ter concorrido nas categorias “Melhor Trilha-Sonora” e “Melhor Edição”.

1975 – O Aerosmith lançava seu terceiro álbum, Toys in the Acttic. São deste trabalho os poderosos hits “Sweet Emotion” e “Walk This Way”.

Ultrapassando a casa dos 8 milhões de discos vendidos o álbum foi produzido por Jack Douglas e Ray Colcord (conhecido principalmente por trabalhos junto a cinema e TV).

Anos mais tarde a faixa-título chegou a ser gravada pela banda Metal Church, no disco Masterplace. Quem também gravou uma versão de “Toys in the Acttic” foi o R.E.M, primeiro como lado B do single “Fall on Me” e depois incluída na compilação Dead Letter Office e na reedição do álbum Lifes Rich Pageant.

1977 – Era lançado The Clash, o auto-intitulado primeiro álbum do grupo inglês. Gravado durante o mês de fevereiro as músicas foram compostas pela dupla Joe Strummer e Mick Jones, com exceção de “Police and Thieves”, de Junior Murvin, que já gravara no ano anterior. Marcado por letras extremamente politizadas e a mistura de punk e reggae, o disco é considerado um dos melhores do gênero até hoje.

O disco chegou causando impacto e atingiu a 12ª posição na parada britânica. Nos Estados Unidos, o álbum só foi lançado em 1979.

1977 – The Damned foi o primeiro grupo da cena punk londrina a se apresentar nos Estados Unidos. Seu álbum de estreia, Damned Damned Damned, havia saído a menos de dois meses, sendo tempo o suficiente para chamar a atenção do novo gênero musical lançado em Nova York, com o primeiro disco dos Ramones.

A apresentação aconteceu no lendário C.B.G.B., berço do punk. 

1977 – O Judas Priest lançava o álbum Sin After Sin, produzido por Roger Glover, ex-Deep Purple. Este também foi o primeiro trabalho lançado pela Major Columbia Records.

Embora fundamental na carreira do grupo, a produção deste disco foi um tanto traumática. Primeiro, porque desde o começo eles mesmo queriam produzi-lo, porém aceitaram a imposição da gravadora por Roger Glover, por se tratar de quem era. No meio do caminho houve desentendimentos e o ex-Deep Purple abandonou o barco. Tentaram sozinhos e não conseguiram. Recorreram a Glover novamente, mas antes substituíram o baterista Alan Moore por Simon Phillips.

Com sua versão de “Diamond & Ruts”, de Joan Baez, o Judas chegou às rádios e conseguiu realizar sua primeira turnê pelos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário