segunda-feira, 6 de abril de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 6 de Abril

1966 – Por obra do acaso, no meio de um congestionamento, Neil Young e Stephen Stills, que já eram amigos, encontraram Richard Furay e Bruce Palmer, surgindo a ideia de criar a banda Buffalo Springfield. De curta carreira, apenas três álbuns, mas de fundamental importância no desenvolvimento do Folk-Rock, o Buffalo estourou, no mesmo ano, já com o single “For What It´s Worth”, anti-bélico e hino hippie.

Após o término do grupo, em 1968, Neil Young saiu em carreira solo, enquanto Stills formou o Crosby, Stills & Nash. Já Furay entrou para o Poco. Após dois álbuns solos, Young juntou-se a Crosby, Stills, Nash & Young.

1966 – The Beatles iniciavam a gravação do álbum Revolver, o sétimo disco da banda. Este foi um trabalho mais elaborado, com a absorção de outros instrumentos como as cordas de “Eleanor Rigby”, e as cítaras de “Love You To” e “Tomorrow Never Knows”.

O álbum revela um lado mais psicodélico dos Rapazes de Liverpool, especialmente influenciados por John Lennon e George Harrison, com viagens à Índia e o fascínio ao conceito oriental de vida. Além do uso de LSD, exceto por parte de Paul McCartney.

1968 – Syd Barret deixava o Pink Floyd. Segundo relatos, Barret extrapolara no uso de alucinógenos, especialmente o uso de LSD. Tal excesso teria, inclusive, acarretado em esquizofrenia e demência, comprometendo seu desempenho junto a banda.

Posterior à sua saída do Floyd gravou dois álbuns solos, The Madcap Laughs, 1969, e Barret, 1970. Syd também se aventurou pelas artes plásticas, especialmente nas pinturas, quando trabalhou até próximo à sua morte, em 2006.

Dia 5 de Abril

1980 – Aconteceu na escola St. Marys Church, Athens na Georgia, EUA, a primeira apresentação ao vivo do grupo R.E.M.

O Set List apresentou 26 canções, das quais seis eram composições próprias. Nas demais, um desfile de clássicos do rock alternativo como The Troggs, Jackie DeShannon, The Challengers, The Modern Lovers, Them, entre outros. Mas também havia Rolling Stones, Sex Pistols e Velvet Underground. 
    
Começava ali a trajetória de uma das bandas de maior representatividade dos anos 1980. Foram 31 anos de uma consagrada carreira registrada em 15 álbuns de estúdio, dois discos ao vivo e mais compilações. Enquanto Michael Stipe tornava-se um dos maiores letristas de sua geração.

1994 – Morre em Seatlle, EUA, Curt Kobain, vocalista e guitarrista do Nirvana. No entanto, seu corpo só foi encontrado no dia 8 de abril, ao lado de uma espingarda.

A partir do segundo disco da banda, Nevermind, Kurt se viu em meio a um furacão. De repente, tornou-se o centro das atenções e o porta-voz, não só do movimento Grunge ligado às bandas de Seatle, mas também como o novo sopro de vida Rock and Roll. Infelizmente, a pressão era mais do que ele podia suportar.  

Com o Nirvana, Kurt gravou três discos de estúdio e mais o Unplugged MTV. Mesmo curta, sua carreira foi o suficiente para marcá-lo como um dos artistas mais influentes do rock. 

Ao tirar a própria vida, Kurt também passou a integrar o Clube dos 27.


Nenhum comentário:

Postar um comentário