sexta-feira, 10 de abril de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 10 de Abril

1962 – Falecia em Hamburgo, Alemanha, Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista dos Beatles. Sutcliff, que também era pintor, decidiu pelas artes plásticas por conta de seu amor por Astrid Kirchherr, a jovem alemã que conheceu quando da primeira passagem da banda por Hamburgo. 

Enquanto frequentava a Liverpool College of Art, onde conheceu e tornou-se grande amigo de John Lennon, Sutcliff já se destacava na pintura. Já nos Beatles, há uma série de lendas a seu respeito (desafeto de Paul McCartney, que tinha ciúmes de sua proximidade com John, não era exatamente um músico, virava-se de costas para o público...). Ao se relacionar com Astrid conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Belas Artes de Hamburgo e preferiu às artes plásticas ao rock and roll, deixando os Beatles em julho de 1961.

Já na Universidade Sutcliffe começou a sofrer constantes e fortes dores de cabeça, sem qualquer diagnóstico que revelasse o motivo. Após sofrer uma nova crise, Sutcliffe, acompanhado de Astrid, sequer conseguiu chegar ao hospital, vítima de um aneurisma, ele faleceu com apenas 21 anos de Idade.

No dia 13 de abril The Beatles desembarcou em Hamburgo para realizar alguns shows e só então eles tomaram conhecimento da morte do amigo.

1970 – O jornal inglês Daily Mirror chegava as bancas com uma bomba: Paul está saindo dos Beatles, dizia a manchete. Paul McCartney entregou uma fita ao jornalista Don Short, com uma espécie de auto-entrevista, onde era esperado que o músico desse maiores detalhes de seu disco solo, McCartney, que sairia dali há alguns dias. No entanto, Paul anunciava que estava saindo do grupo por questões pessoais. 

Já era sabido por pessoas próximas ao grupo que o relacionamento entre os seus integrantes não era dos mais harmoniosos há algum tempo. O álbum Let It Be já estava pronto e, reza a lenda, John Lennon só não havia comunicado o fim da banda antes, por conta deste lançamento, previsto para o mês seguinte.  

Em entrevista a revista Rolling Stones em maio, Lennon foi categórico “Ele está causando um caos. Eu lancei os meus álbuns e não falei em desistir”.

Oficialmente The Beatles acabou em  dezembro de 1970.


Nenhum comentário:

Postar um comentário