domingo, 9 de fevereiro de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 10 de fevereiro


1962 – Nascia em Castro Valley, E.U.A, Clifford Lee Burton, o Cliff Burton, baixista do Metallica. O músico foi essencial na estética do Metallica mantida até o álbum ...And Justice For All, já sem a sua presença, mas musicalmente próximo aos anteriores.

Com um estilo próprio de tocar seu baixo, com distorções e efeitos mais característicos às guitarras, ele encantou James e Lars quando o viram pela primeira vez. Os fundadores do Metallica ficaram tão impressionados com Cliff, que aceitaram deixar Los Angeles para morar em São Francisco, cidade do baixista.

Cliff gravou os três primeiros discos da banda. Depois do álbum Master of Puppets, o Metallica saiu em turnê pela Europa. Foi nessa tour, na Suécia, que um acidente com ônibus em que a banda viajava vitimou o baixista. Ele foi arremessado do beliche em que dormia e acabou embaixo do ônibus. 

Cliff Burton tinha apenas 24 anos.

1977 – Começava a gravação do auto-intitulado primeiro álbum do grupo inglês The Clash. O trabalho foi lançado exatos dois meses depois, causando furor no Reino Unido. The Clash é um disco fundamental para o desenvolvimento do Punk Inglês.

1999 - Retornavam ao Iron Maiden, para a gravação de mais um álbum, o guitarrista Adrian Smith e o vocalista Bruce Dickinson. Ambos estiveram fora da banda desde 1989 e 1993, respectivamente. O trabalho que marcou a ocasião foi Brave New World, homônimo ao romance de Aldous Huxley. Inclusive, sua capa faz referência à obra do escritor inglês.
 
              
1980 – É fundado, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT). Formado por sindicalistas,  intelectuais e artistas contrários ao regime autoritário vigente no Brasil desde o Golpe Militar de 1964, suas bases partem de um princípio socialista e de inclusão social, ideologicamente de esquerda.

Após perder três eleições a presidente, o Partido conseguiu a hegemonia no poder executivo brasileiro entre 2003 a 2016. Primeiro com seu maior ícone, Luís Inácio Lula da Silva, depois, com Dilma Rusself.

O PT também sucumbiu aos encantos do poder e muitos de seus membros, hoje, estão sendo investigados, outros processados e alguns condenados.


Dia 9 de fevereiro

1955 — Nasce em Surrey, Inglaterra, James Timothy Pursey, o Jimmy Pursey, do Sham 69. Formada em 1975, a banda lançou quatro álbuns e tornou-se uma das mais conceituadas da cena Punk Inglesa. Nada menos que cinco de seus singles frequentaram o Top 20 da parada Britânica.

Em 1979, Pursey deixou a banda pra seguir carreira solo, também lançando quatro álbuns. Depois veio a trabalhar como produtor da Polydor Records.

Em 1987 o Shan 69 retornou à cena, mas já com formação diferente da clássica, permanecendo juntos até 2007.

1981 — Morre no Texas, o cantor Bill Haley, precursor do Rock and Roll. Desde a década de 1940, Haley já cantava no grupo country, Down Hormes. A partir dos anos 1950, descobriu sua vocação ao rock, que ainda engatinhava, e formou a banda Saddlemen. Chegou a gravar "Rocket 88", de Ike Turner, em 1951. Já em 1952 o grupo muda seu nome para Bill Haley & His Comets e no ano seguinte gravam "Rock Around the Clock", lançada em 1954 e que desencadeou de vez o gênero do Rock and Roll.

Bill Haley tinha apenas 56 anos e era natural de Michigan. Sua discografia supera os 30 lançamentos, entre álbuns de estúdio, compactos e gravações ao vivo.

1907 — Nascia em Nova York, Victor Civita. Dois anos depois de seu nascimento sua família retornou à Itália, assim Civita foi criado em Milão. Morou nos Estados Unidos e quando veio ao Brasil, em 1949, vislumbrou a possibilidade de abrir uma editora.

Inicialmente Civita publicava revistas do Pato Donald. Com o sucesso alcançado lançou a Editora Primavera, mais tarde transformada em Editora Abril.

Civita faleceu em 24 de agosto de 1990, vítima de infarto fulminante.

1909 — Nascia em Portugal a atriz e cantora Maria do Carmo Miranda da Cunha, a Carmen Miranda. Radicada no Brasil ainda bebê, Carmem Miranda foi a artista brasileira de maior repercussão nos Estados Unidos, até os anos 1950, por onde lançou 14 filmes.

Carmen também chamava a atenção por suas roupas e adereços extravagantes. A cantora tinha somente 46 anos, quando faleceu em 5 de agosto de 1955, em Beverly Hills, Califórnia nos Estados Unidos, onde residia.

1964 — Falecia no Rio de Janeiro o compositor Ary Barroso. Boêmio, o compositor criou o gênero samba-canção ainda nos anos 1950. Em sua obra compôs samba,  xote, choro, foxtrote, além dos hinos dos maiores clubes de futebol do Rio de Janeiro: Flamengo, seu clube de coração, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo e América. Ary também trabalhou como narrador esportivo. Quando transmitia jogos do Rubro-negro, não tinha a menor vergonha em não ser imparcial.

Ary era natural de Ubá, Minas Gerais, nascido em 7 de novembro de 1903. Tinha apenas 61 anos quando faleceu.


Dia 8 de fevereiro

1961 – Nasce na Califórnia, EUA, Vincent Neil, vocalista do Mötley Crüe. A banda é uma das mais bem sucedidas do chamado Glam Rock, mantendo-se em atividade de 1981 a 2015, com um intervalo superior a uma década até seu fim definitivo.

Dos nove discos de estúdio gravados pelo Mötley Crüe, Neil só não participou do álbum Mötley Crüe, de 1994, substituído por John Corabi.

1981 – Na Georgia, EUA, a banda, até então considerada de Rock Alternativo, R.E.M. entra em estúdio para realizar suas primeiras gravações. Deste trabalho resulta o single "Radio Free Europe".

A boa receptividade de público e crítica, lhes permitiram lançar o EP Chronic Town, com cinco canções, já no ano seguinte. Até que em 1983 eles gravam o primeiro álbum, Murmur, com  "Radio Free Europe", abrindo o disco.

Desde então, o grupo só fez crescer e o alternativo virou mega, especialmente com o lançamento do disco Out Of Time e o sucesso de "Losing My Religion", em 1991.

A banda encerrou suas atividades em setembro de 2011, deixando uma obra fabulosa em 15 álbuns de estúdio e mais EPs, compilações e trabalhos ao vivo.

2012 – Morria, vítima de câncer no pulmão, o roqueiro argentino Luis Alberto Spinetta. Cantor, guitarrista e compositor, Spinetta é um dos precursores do rock argentino como integrante da banda Almendra, formada no fim dos anos 1960, tendo gravado mais de 10 discos. Como letrista, Spinetta buscava inspiração em Foucault, Rimbaud, Nietzsche, Carlos Castaneda...

Spinetta faleceu na argentina aos 62 anos.

1828 — Nascia em Nantes, França, o escritor Júlio Verne, considerado o pai da ficção científica. Estima-se que Verne escreveu mais de 100 obras, e algumas delas contemplam submarinos, viagens espaciais e partem de um conceito futurista. Não por acaso, é Verne a grande inspiração do Dr. Emmet Brown, personagem da saga De Volta Para o Futuro, que é obcecado pela criação da máquina do tempo.

Julio Verne era um ser humano futurista, mas atento às questões ambientais. Em outras palavras ele já difundia a ideia do "desenvolvimento sustentável", tão em moda, nas palavras, mas não na pratica, hoje em dia.

O escritor faleceu na pequena Amiens, cidade ao norte da França, em 24 de março de 1905.
1931 — Nascia em Marion, EUA, James Byron Dean, o ator James Dean. Ícone da rebeldia juvenil american, Dean teve algumas pequenas aparições em TV e até mesmo no próprio cinema. Seu primeiro trabalho foi um comercial da Pepsi.

Quando descoberto pelo diretor Elia Kazan, foi escalado como um dos protagonistas, o personagem Jim Stark, de Vidas Amargas, de 1955.  No mesmo ano estrelou Juventude Transviada. Com uma carreira em ascensão e meteórica, atuou também em Assim Caminha a Humanidade, mas que já foi lançado de forma póstuma. Curiosamente, Dean recebeu duas indicações póstumas ao Oscar de melhor ator nos anos de 1956 (Vidas Amargas) e 1957 (Assim Caminha a Humanidade).

James Dean era apaixonado por velocidade e já havia participado de algumas corridas. Durante a gravação de seu último filme a Warner o proibiu de praticar o automobilismo.  Depois das gravações ele participaria de uma corrida em Salinas nos dias 1 e 2 de Outubro. Partindo para as provas em seu Porche 550 Spyder, Dean colidiu em um Ford Tudor. O acidente foi fatal e Dean faleceu no local, com apenas 21 anos de idade.

1944 — Nasce em Aimorés, Minas Gerais, Sebastião Salgado, um dos principais fotógrafos brasileiro. Salgado possui um olhar atento e crítico as mazelas da sociedade. Seu primeiro livro, Outras Américas, retrata os pobres da América Latina, em 1986.

Salgado participa ativamente de ações humanitárias, como Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anistia Internacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras...

Seu currículo inclui mais de mais de uma dezena de publicações e outras tantas premiações por seus trabalhos.

Para ouvir no Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário