terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 11 de fevereiro


1963 – The Beatles entram nos estúdios Abbey Road, em Londres, para gravar seu primeiro álbum, o Please Please Me. Com produção de George Martin, eles gravaram o disco num só dia, praticamente ao vivo. 

O trabalho traz 14 canções, sendo oito da dupla Lennon/McCartney. A última música gravada foi  "Twist and Shout", uma regravação dos The Top Notes, um grupo vocal de Rhythm & Blues, norte-americano.

O disco foi lançado em 22 de março do mesmo ano.

1984 – Mesmo sem um disco gravado a Legião Urbana, ainda como trio, se apresentava novamente no Circo Voador, Rio de Janeiro. A banda dividiu palco com os undergrounds do Coquetel Molotov (que não chegou a gravar disco, mas era muito respeitada na cena desde 1981), além de Camisa de Vênus e Lobão que já tinham gravados seus primeiros álbuns. As apresentações faziam parte do projeto Rock Voador, criado exatamente para dar espaço às novas bandas que estavam surgindo no chamado Rock Brasil 80. Como já ressaltado por este blog Circo Voador e rádio Fluminense FM foram aliados poderosos nessa massificação.

1985 – The Smiths lançavam seu segundo disco, Meat Is Murder. A dupla Morrissey/Marr se estabelecia como uma parceria das mais talentosas e promissoras e o trabalho chegou a primeira colocação no Reino Unido.

Com letras mais pesadas retratando os diversos tipos de violência, Morrissey mostrava-se uma pena afiada e longe do trivial. Já Johnny Marr se caracterizava por riffs mais harmoniososSua capa estampa a foto de um soldado na Guerra do Vietnã.

1922 – Começava em São Paulo A Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal. A iniciativa foi do governador paulista, Washington Luís, que pretendia uma integração entre artistas brasileiros de todas as regiões.

O evento revolucionou a arte no Brasil com a chegada de novas ideias e conceitos. Participaram dela jornalistas, escritores, músicos, pintores e intelectuais. Artistas do calibre de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcante...

1990 – Nelson Mandela ganhou a liberdade, depois de 28 anos de prisão. Mandela foi perseguido e preso por conta de suas posições políticas. O líder sul-africano era veementemente contra a segregação racial de seu país, o Apartheid.  .

Sua luta foi incessante pela garantia dos direitos humanos e igualdade entre os povos. Mandela foi eleito Presidente da África do Sul, exercendo o mandato entre 1994 e 1999, além de conquistar o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Mandela faleceu aos 95 anos em 5 de dezembro de 2013, em Johanesburgo, na África do Sul.

Para ouvir no Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário