quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 13 de fevereiro

1950 – Nasce em Chobahn, Inglaterra, Peter Gabriel, vocalista do Genesis e de longa carreira solo. Ao lado de Anthony Phillips, Mike Rutherford e Tony Banks, Gabriel montou o Genesis em 1967, permanecendo até 1975.


Admirador da World Music, foi aí que Gabriel desenvolveu sua bem sucedida carreira solo. Uma curiosidade de seu trabalho é que seus quatro primeiros álbuns não tem nome, ficando conhecido apenas como Peter Gabriel I, II... Seu trabalho de maior sucesso comercial foi o álbum So, de 1986, com os hits “Bico”, “Mercy Street” e “Sledgehammer”.


1956 – Nasce em Salford, Inglaterra, Peter Hook baixista do Joy Division e New Order. Hook é um dos fundadores do Joy Division, ainda na década de 1970, banda com a qual gravou dois discos. Depois da morte do vocalista Ian Curtis, maio de 1980, os remanescentes do grupo formaram o New Order, ainda na ativa até hoje, mas já sem Hook.

Com o New Order gravou oito álbuns de estúdio e mais algumas compilações e discos ao vivo. Sua maneira peculiar de tocar seu instrumento, incluindo a empunhadura, caracterizou o som tanto do Joy quanto do New Order. Suas palhetadas agudas extraiam um som absolutamente diferente de convencional.

1970 – Foi lançado o disco Black Sabath, não por acaso, numa sexta-feira 13, primeiro trabalho da banda homônima. Inicialmente o álbum não chamou muito a atenção. Com o passar dos anos a obra ganhou status de clássico, sendo considerado um dos mais importantes do gênero Heavy Metal, que à época estava começando. Ainda em 1969, o Sabath chamava-se Earth. A mudança do nome se deu por conta de haver outro grupo com o mesmo nome e foi inspirado num filme de Boris Karlof, As Três Máscaras de Terror.

O disco foi gravado em um único dia, tocado ao vivo e quase todo de primeiro take (quando as músicas são tocadas uma única vez). Sua capa também tem uma concepção importante no trabalho, absolutamente sombria, condizente com o som do grupo. Nela, há uma mulher, que pode ser uma bruxa, vestida de preto, segurando algo indecifrável, com um moinho, aparentemente abandonado, ao fundo.  O clik é do fotógrafo Marcus Keef, que também trabalhou com David Bowie.

Esta gravação reúne a formação clássica do Black Sabath, com Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geeze Butler (baixista) e Bill Ward (bateria). 

1989 – Publicada na Folha de S.P, em seu caderno Ilustrada, a entrevista em que Cazuza admite pela primeira vez ser portador do vírus HIV. Os constantes problemas de saúde do cantor geravam boatos e mais boatos sobre estar ou não com AIDS. A entrevista foi concedida a Zeca Camargo durante mais uma ida sua aos Estado Unidos para cuidar da saúde. Segundo o próprio Cazuza, o que o motivou a contar sobre sua doença foi uma conversa com Maria Gabriela, logo após uma entrevista concedida à ela, mas em que ele negava ter a doença. Para a apresentadora não fazia sentido ele escondê-la, pois de uma só vez ele acabaria com tantos boatos e, por consequência, traria mais luz e atenção ao assunto. 

Cazuza veio a falecer quase um ano e meio depois desta entrevista a Zeca Camargo, em 7 de julho de 1990, em sua casa, no Rio de Janeiro.  

2000 – Foi publicada a última tira original de Peantus, conhecido no Brasil como Charlie Brown e Snoopy. Isto porque seu autor, Charles M. Schulz, havia morrido no dia anterior, na Califórnia, EUA. A tira vinha sendo publicada desde de outubro de 1950. Com tamanha longevidade, Peanuts atingiu quase 18 mil publicações e foi traduzida para mais de 21 idiomas, em 75 paises.

Para ouvir no Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário