quarta-feira, 1 de julho de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 1 de Julho
1915 – Nascia no Mississipi, EUA, William James Dixion, o músico, compositor e cantor, Willie Dixon. Baixista e guitarrista, Dixon é uma das maiores influências de grandes lendas do Rock and Roll, como Jimmy Page, Keith Richards, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Robby Krieger... Não por acaso, Dixon se faz presente nos álbuns de estreia destes artistas. 

Dixon também se caracterizou por ser um dos mais importantes na transição blues e rock and roll. Durante sua carreira gravou 14 discos, entre estúdio e trabalhos ao vivo. De forma póstuma foram lançados outros sete álbuns.  

Em 29 de janeiro de 1992, na Califórnia, Dixon faleceu, vítima de ataque cardíaco, aos 76 anos de idade.
1945 – Nasce em Miami, EUA, Angela Trimble, mas que aos três meses de idade foi adotada por uma família de Nova Jersey e rebatizada com o nome de Deborah Ann Harry mais conhecida como Debby Harry, líder e vocalista do Blondie, grupo surgido na cena nova-iorquina de meados dos anos 1970. Antes mesmo de se juntar a banda, já havia trabalhado na BBC Radio e como Coelhinha da Playboy

Entre 1976 e 1982, o Blondie viveu seu auge, especialmente com os primeiros álbuns, gravando um disco por ano e se tornando referência pós-punk e new wave. Além da paixão pela música, Debby também enveredou pela carreira de atriz com dezenas de trabalhos tanto no cinema quanto na televisão.
1951 – Nasce em Nova Jersey, EUA, Frederick William Schneider III, o Fred Schneider do B52´s. Ao lado de Keith Strickland, Ricky Wilson e as meninas Kate Pierson e Cindy Wilson, fundaram o B52´s, outra das bandas precursoras da New Wave do fim do anos 1970. 

Em 1979 conseguem contrato com major Warner e lançam o álbum The B52´s, de boa repercussão de público e crítica. A partir daí lançaram mais seis discos, sendo o último em 2008, Funplex.    
1962 – Gene Vincent fazia um show em Liverpool no lendário Cavern Club. Na ocasião Gene, um dos maiores nomes do Rockabilly, estava abrindo show para os Beatles com quem havia se encontrado pela primeira vez em Hamburgo, naquele mesmo ano. Ambos nutriam admiração mútua!
1963 – Nasce em Los Angeles, EUA, Roswell Christopher Bottum III, o tecladista Roddy Bottum do Faith No More. Bottum juntou-se aos amigos Billy Gould e Mike Bordin para formarem o Faith No More ainda em 1981. Foi ele quem trouxe a amiga Courtney Love para cantar na banda em seu início. Bottum participou de todos os discos do grupo, incluindo Sol Invictus, de 2015.

Ainda no Faith No More, entre 1994 e 1995, formou a banda Imperial Teen onde é guitarrista e vocalista. Pelo Imperial Teen já lançou seis álbuns de estúdio e um ao vivo.
1969 – Sam Phillips vendeu sua gravadora, a lendária Sun Records. A pequena gravadora, localizada em Memphis, inicialmente explorava o Country e o Rhythm & Blues. No entanto, no meio do caminho ela descobriu o Rock and Roll. Entre tantas proezas, Sam lançou Johnny Cash, Roy Orbison, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e, claro, Elvis Presley.

1969 – The Doors lançava o seu quarto álbum, The Soft Parede. A grande novidade ficou por conta dos arranjos de metais, além de a maioria das composições serem do guitarrista Robby Krieger, já que Jim Morrison estava mais ligado em suas poesias. Krieger, inclusive, divide com Morrison os vocais na faixa “Runnin´n Blue”.

A bem da verdade, Morrison não estava nada bem e enfrentava crises de ansiedade, cogitando até deixar a banda. O disco alcançou o sexto lugar da parada americana Billboard 200. O mesmo sucesso não se repetiu na Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário