sexta-feira, 10 de julho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 10 de Julho

1942 – Nascia em Portsmouth, EUA, Ronald James Padavona, ou o cantor Ronnie James Dio de importantes bandas como Elf, Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven & Hell. Reza a lenda que Ronnie acrescentou Dio a seu nome, a partir da década de 60, por conta de Johnny Dio, um mafioso italiano. Curiosamente em sua primeira banda, ainda nos anos 1950, The Vegas King, Dio não era o vocalista, mas sim o baixista. No entanto, sua ascendência já era impressionante ao ponto de mudarem o nome do grupo para Ronnie and the Rumblers e posteriormente para Ronnie and the Redcaps, que chegou a lançar três singles, com Dio nos vocais a partir do segundo.

Na década seguinte a banda mudou algumas vezes de nome, chamando-se Ronnie Dio & The Prophets, lançando um álbum e vários singles, depois The Eletric Elves, e finalmente Elf, já adentrando os anos 1970. A partir desta banda, pela qual gravou três discos, e abriu muito shows para o Deep Purple, seus integrantes foram convidados pelo guitarrista Ritchie Blackmore para formarem o Rainbow, desde então Dio se consagrou como uma das maiores vozes do Heavy Metal. Tanto assim, que chegou a substituir ninguém menos que Ozzy Osbourne no Black Sabbath.

Como vocalista das bandas Dio e Heaven & Hell, gravou grandes e conceituais álbuns dentre os melhores do estilo. Dias antes de falecer, Dio havia gravado a canção “Metal Will Never Die”. Seu último trabalho de inéditas foi lançado em 2004, o álbum Master of the Moon, o décimo da banda Dio.

Dio faleceu em 26 de maio de 2010, vítima de câncer no estômago, aos 67 anos.  

1964 – The Beatles lançavam o seu terceiro álbum, A Hard Day´s Night, também trilha do filme homônimo, de Richard Lester. Este foi o primeiro disco a contar com todas as composições da dupla Lennon & McCartney.

O sucesso do álbum veio com a explosão de grandes hits como “A Hard Day´s Night”, “Can´t Buy Me Love”, “I Should Haven Know Better” e “If I Fell”.

1993 – A banda Titãs lançava seu sétimo álbum de estúdio, Titanomaquia. O trabalho marcou a ruptura da harmonia do grupo pois foi o primeiro após a saída de Arnaldo Antunes. Além disso, foi o primeiro trabalho com o produtor Jack Endino, que também tocou algumas guitarras. O disco manteve a pegada de seu antecessor, Tudo Ao Mesmo Tempo Agora, lançado dois anos antes.  

2016 – O guitarrista Joe Perry, Aerosmith, sofreu um mal-estar enquanto participava de uma apresentação da banda Hollywood Vampires, em Nova York. Ainda na primeira música, Perry abandonou o palco enquanto a banda continuou tocando. Minutos depois, quando a banda entendeu o que estava acontecendo, explicou o ocorrido e encerrou o show. Perry teve um princípio de infarto. 

Dois anos mais tarde, em novembro de 2018, Perry também passou mal, ainda no camarim, quando se apresentaria ao lado de Billy Joel. 

Só lembrando que em setembro Perry completará 70 anos.
   

2 comentários: