quinta-feira, 16 de julho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 16 de Julho

1952 – Nasce na Virginia, EUA, Stewart Armstrong Copeland, o baterista Stewart Copeland do grupo The Police. Co-fundador da banda, ao lado de Sting, Copeland era seu principal compositor, antes de Sting tomar gosto por compor. 

Tido como um dos maiores bateristas de todos os tempos, Copeland também produz trilhas para cinema, além de trilhas para jogos de vídeo game.

Com The Police gravou todos os cinco álbuns do grupo. Como produtor de trilhas são mais de 80 trabalhos entre cinema, séries e vídeo games. 

1971 – Nasce na Pensilvânia, EUA, Edward Joel Kowalczyk, mais conhecido como Ed Kowalczyk, vocalista da banda Live. A frente da banda, Ed permaneceu até 2009, retornando posteriormente em 2016. Em todos estes anos foram oito álbuns de estúdio e alguns hits especialmente, no fim da década de 80 e início da 90. 

Em carreira solo lançou três trabalhos, sendo o último em 2013, além de ser um ativista político pela paz, contra o racismo, direitos humanos e demais causas sociais. 

1986 – Na tradicional casa de espetáculos Canecão, no Rio de Janeiro, Lobão fez o show de estreia da Turnê O Rock Errou, seu segundo álbum solo. Essa temporada se estendeu por mais duas semanas com shows de quarta-feira a domingo. 

Com um repertório em torno de 20 canções Lobão foi acompanhado pela banda Mutuários.

2012 – Morria o tecladista Jon Lord, do Deep Purple. Um mago dos teclados, Lord foi pioneiro na fusão do rock e a música erudita transformando a importância do teclado no rock e, naturalmente, inspirando, por assim dizer, o surgimento do progressivo.

Jon Lord foi quem criou os riffs em teclados, como por exemplo, “Child in Time”, “Highway Star” e "Perfect Strange", do Deep Purple. Para entender melhor a grandiosidade de Lord, basta ouvir qualquer álbum ao vivo do Purple.

Jon Lord foi vítima de embolia pulmonar, falecendo aos 71 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário