segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 27 de janeiro

1956 – Elvis Presley lança seu primeiro compacto, com as canções "Heartbreak Hotel" e "I Was The One". Com 300 mil cópias vendidas, a “bolachinha” alcançou o primeiro lugar na Bilboard, permanecendo no topo por oito semanas.

1968 – Nasce, em Eureka Estados Unidos, Michael Allan Patton, ou Mike Patton, conhecido, principalmente, como vocalista do Faith No More. Patton tem uma vasta carreira musical, desde de as bandas  Mr. Bungle e Fantomas, além de compor algumas trilhas sonoras para filmes como "A Perfect Place" e "Crank: High Voltage".

Dia 28 de janeiro

1956 – Um dia depois do lançamento do seu primeiro compacto, Elvis Presley faz sua primeira aparição num programa de TV “Dorsey Brothers Stage Show” , em Nova York.

1985 – Sob a batuta do produtor Quincy Jones e composta por Lionel Richie e Michael Jackson, é gravada a canção “We Are The World”. O projeto single/vídeo tinha por objetivo arrecadar fundos para combater a fome no continente africano, especialmente a Etiópia. A iniciativa superou os US$ 50 milhões, com mais de 7 milhões de discos vendido.

Participaram de sua gravação 45 cantores norte-americanos. Além dos autores, o projeto contou com Bob Dylan, Bruce Springsteen, Paul Simon, Steve Wonder (que só não foi um dos co-autores da canção por falta de espaço na agenda), Kenny Rogers, Cindy Lauper, Tina Turner, Billy Joe, Diana Ross...
1992 – Numa tarde de verão quase típica de São Paulo (quase porque não choveu naquele dia), a Legião Urbana grava o Acústico MTV. Diferentemente do que tornou-se o projeto posteriormente com convidados, orquestras e já pensado em lançamentos de Cds, DVDs e afins, este primeiro acústico da emissora foi realmente um acústico. Somente uma bateria, com poucas peças, e dois violões.

Lamentavelmente a MTV fez uma grande lambança com relação aos convidados. Havia dois grupos deles: os fãs, basicamente ligados à fã-clubes e os convidados, digamos, corporativos. Àqueles que trabalham em empresas patrocinadoras, fornecedoras, enfim, os que, em sua maioria, nem sabem o que estão fazendo ali.

Inicialmente, o público que ficaria ao redor da banda seria os fãs. De forma absurdamente equivocada, a produção da emissora, temendo que estes pudessem invadir o palco, trocou a ordem dos lugares ocupados. Assim, a plateia que se vê na apresentação é absolutamente fria. Quem não conhece a história da Legião, certamente terá uma visão errada da relação fã/banda.  

Isso pra não falar da distribuição dos convites entre os fã-clubes que foi muito confusa. Mas, graças a intervenção de Rafael Borges, empresário da banda, todo mundo que foi até lá, entrou.

Renato Russo estava num dia de incrível bom humor. A exceção foi quando lhe pediram pra tocar “Pais e Filhos”, novamente. Visivelmente irritado, o vocalista parou no meio da segunda interpretação. Renato alegava que certas canções causam muito desgaste pra serem tocadas mais de uma vez.

Além das canções de seus cinco álbuns, especialmente o disco V, lançado em dezembro do ano anterior, a Legião interpretou Neil Young, Pil, Jesus and Mary Chain, Jon Mitchell e, pasmem, Menudo. Curiosamente, a versão de "Hoje Não Tem Luar", dos Menudos, virou hit, em 1999.

Foram aproximadamente duas horas de apresentação, com direito a “Parabéns pra Você” ao baterista Marcelo Bonfá que completaria 27 anos dali a dois dias. Foram tocadas 14 canções e em quatro delas houve a necessidade de serem tocadas novamente por problemas com a iluminação. Quando a emissora passou o acústico em sua programação, a frustração foi geral, já que foram exibidas somente sete destas músicas.

Em 1999 o Acústico MTV foi lançado pela banda em Cd e VHS. Lamentavelmente, tanto o VHS quanto o DVD, lançado depois, não constam extras da apresentação. 

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/53M7EvDYoefkK3b6Tzx0Gg?si=-n41-8-TTu2mL3acctC8GQ




Nenhum comentário:

Postar um comentário