quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 23 de janeiro
1962 – Nasce em São Paulo, Marcos Valadão Rodolfo, mais conhecido por Nasi. Ao lado do guitarrista Edgard Scandurra e do baixista Adilson Farjado, fundou o Ira!, em 1981. Também foi vocalista da banda Voluntários da Pátria, tendo gravado seu único álbum em 1984. Além do rock, foi o produtor fundamental da cena Hip-Hop brasileira, quando produziu “Cultura de Rua”, coletânea, e “Pergunte a Quem Conhece”, da dupla Thaíde & DJ Hum, ambos pela Eldorado. Ainda explorando outros estilos formou, em 1991, o grupo Nasi e Os Irmãos do Blues. 

Com o Ira!, Nasi gravou mais de uma dezena discos, entre estúdio e ao vivo. Recentemente lançaram também o DVD do projeto Ira! Folk, com a espinha dorsal do grupo: Nasi e Scandurra somados a Daniel (filho de Scandurra) no baixo e Jhnny Boy (violão e teclados). Além da cantora Fernanda Takai e do violonista Yamandú Costa, como convidados.

Ano passado foi lançado o documentário “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, onde o vocalista se apresenta sem tarja e sem pudores. Além da música, Nasi também se apresenta no cinema “Sem Fio”, de Tiaraju Aronovich, e mais programas de rádio e TV sobre futebol ou com entrevistas.

1986 – Acontece em Nova York a primeira edição do Rock´n´Roll Hall of Fame. Idealizado por um dos criadores da revista Rolling Stones, Jann Wenner, e tendo como presidente da cerimônias Keith Richards, o principal homenageado foi Chuck Berry. Além dele, também foram agraciados Robert Johnson, James Brown, Ray Charles, Elvis Presley, Fats Domino, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis, Little Richard...

1989 – Morre o pintor Salvador Dali. O artista espanhol passou por várias vertentes da arte, como Surrealismo, Simbolismo e Cubismo. Além de escrever poesias, trabalhou com cinema e teatro. Após a morte de sua esposa, Gala, Dali passou por uma profunda depressão. O pintor, que tinha 84 anos, morreu na mesma cidade em que nasceu, Figueres.

Recentemente o artista foi, digamos, homenageado na série La Casa de Papel, em que os criminosos usavam máscaras com seu rosto.   

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/1AYg7AtmRSsXyMaFVchmqw?si=2p2_lMyJQ2-wGak0PcNgUQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário