sábado, 19 de janeiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 19 de janeiro

1943 - Nascia no Texas, EUA, Janis Lyn Joplin, a compositora e cantora Janis Joplin. De curta, mas genial carreira, Joplin só precisou gravar quatro álbuns para ter seu lugar marcado na história do machista mundo do rock and roll. Fortemente influenciada pelo Blues a cantora arrebatou o público por sua voz marcante e inconfundível.

Ao lado da banda Big Brother & The Holding Company, gravou dois discos em 1967 e 1968. O primeiro, o auto-intitulado, ainda sob a repercussão e impacto do Festival Pop de Monterrey, enquanto que o segundo, Cheap Thrills, foi um enorme sucesso, alcançando o primeiro lugar na parada da Billboard por semanas.  

Já sem a Big Brother..., em 1969, lançou "I Got Dem Kozmic Band", que chegou a disco de ouro. Seu quarto e último trabalho, Pearl, por estas ironias do destino, só pode ser lançado três meses após sua morte.

Janis faleceu em Los Angeles, em 4 de outubro de 1970. A cantora foi vítima de overdose de heroína, combinado com excesso de álcool. No auge de seus 27 anos, Janis entrou para o famoso Clube dos 27, assim como Robert Johnson, Brian Jones, Jimmy Hendrix, Jim Morrison, Chris Bell, André Pretórius, Kurt Cobai, a Democracia Brasileira... 

1970 – Estreava nas telonas do Brasil o clássico Sem Destino, Easy Rider, estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper. O filme faz uma ode à liberdade e a uma geração que cresceu lendo “On The Road”, de Jack Kerouac.

Fonda e Hopper vivem dois motociclistas que resolvem viajar a América até chegar em New Orleans, para o Mardi Gras (festa semelhante ao nosso carnaval). Pelo caminho traficam drogas, convivem com hippies e mais as tensões sociais vividas pelos Estados Unidos, na década de 1960. Da ebulição deste período surge a necessidade de uma contra cultura norte americana, que desemboca, naturalmente, no sonho de Woodstock e no surgimento do punk, sim o punk surgiu em Nova York e não em Londres. 

Agora, em 2019, o filme completa 50 anos de seu lançamento original, nos Estados Unidos. 

1998 – Morre, no Tennessee, aos 65 anos, o cantor e compositor Carl Perkins, um dos primórdios do rock and roll. Sua composição de maior sucesso foi “Blue Suede Shoes”, mas que alcançou mesmo o ápice na voz de Elvis Presley.


Perkins e sua guitarra acompanharam toda a nata do rock como Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton...

Para ouvir no Spotify
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/4NueOaEkQMu0y0isbK7BhP?si=lCtPqvmmQsK5AUmUr5ukMg

https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/6AWeXUZlqZoqplYMF1XFAu?si=QYmfLMxtR5mhdoEiGSZKRw


Nenhum comentário:

Postar um comentário