quarta-feira, 17 de abril de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 16 de Abril

1956 – Buddy Holly lança seu primeiro single, “Blue Days, Black Nights”. A canção com uma levada mais para o country havia sido gravada em janeiro, com outras cinco músicas, pelo badalado produtor Owen Bradley.


1962 – Bob Dylan compõe a canção “Blowin’ in the Wind”, um de seus maiores clássicos, num Café no Greenwich Village, Nova York. A música foi gravada em seu segundo álbum, The Freewheelin’ Bob Dylan, lançado em maio do ano seguinte.

Dylan inspirou-se em uma discussão política em que defendia a tese que “se você testemunha uma injustiça e não faz nada para impedi-la é a mesma coisa que cometê-la.”

“The answer, my friend, is blowin’ in the Wind.”

1964 – Os Rolling Stones lançam seu primeiro álbum, The Rolling Stones. Com forte influência de Blues e Rhythm and Blues, os Stones chegaram ao primeiro Lp pela Decca, a famosa gravadora que havia recusado os Beatles dois anos antes.

O álbum traz apenas uma composição da dupla Jagger e Richards, “Tell Me (You´re Comming Back)”, tendo o repertório sendo construído por suas influências como Willie Dixion, Chuck Berry, Bobby Troup, Phil Spector...

No Reino Unido, o disco permaneceu por 12 semanas em primeiro lugar em vendas. Enquanto que nos Estados Unidos, onde foi lançado em maio, alcançou a 11º posição.

Essa primeira formação dos Rolling Stones apresentava Mick Jagger (vocal), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Bill Wiman (baixo) e Charlie Watts (bateria).

1964 – Nasce em Minesota, EUA, David Anthony Pirner, ou Dave Pirner, vocalista do Soul Asylum. Sua primeira banda foi a punk Loud Fast Rulles, na qual era o baterista. Logo deixou o instrumento e quando da entrada de Grant Young, nas baquetas, e mais Dan Murphy (guitarra) e Karl Mueller (baixo), decidem mudar o nome do grupo para Soul Asylum.

A banda viveu seu auge na primeira metade dos anos 1990, quando lançou o álbum Grave Dancers Union, já o sexto trabalho do grupo. Os hits “Runaway Train”, “Black Gold” e “Somebody to Shove”, tornaram a banda uma das mais tocadas, especialmente nos canais musicais MTV e VH1.

Em 1995 o lançamento de Let Your Dim Light Shine, ainda contou com um potencial hit, “Misery”, mas não o bastante para repetir o sucesso de seu antecessor. No entanto, Pirner ainda participou de gravações de uma série de artistas dos mais variados estilos, de Paul Westerberg a Victoria Williams, passando por trilhas de cinema.

Pirner lançou um álbum solo, em 2002, Faces & Names, sem maior repercussão.     

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/4dgdzAIl0dlnfVXie6RcLh?si=ava5NAiVQIiiodN2IZMQVg

Nenhum comentário:

Postar um comentário