segunda-feira, 15 de abril de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 14 de Abril

1945 – Nasce em Weston-Super-Mare, Inglaterra, Richard Hugh Blackmore, o guitarrista Ritchie Blackmore do Deep Purple e Rainbow. Antes do Purple, Ritchie havia tocado com 2ls Coffe Bar, Junior Skiffle Group, Savages, Heinz & The Wild Boys, The Outlaws e Crusaders.

Somente em 1968 fundou o Deep Purple ao lado de Jon Lord (teclados), Ian Peace (bateria), Rod Evans (vocal) e Nick Simper (baixo), gravando seu primeiro disco ainda no mesmo ano. Já em seu segundo álbum, Ian Gillan e Roger Glover substituíram Rod Evans e Nick Simper, respectivamente. A nova composição deu mais peso ao som da banda, além de ser esta a considerada formação clássica do Purple. 

Após sua primeira saída do Purple, em 1974, Blackmore fundou o Rainbow ao lado de Ronnie James Dio. Houve diversas formações, incluindo a saída do próprio Dio, com o grupo gravando sete discos de estúdio. A banda seguiu até 1983, quando o guitarrista retornou ao Purple.

É de Blackmore um do riffs mais característicos do rock and roll, “Smoke on The Water”, do álbum Machine Head. O curioso é que a música só surgiu após um incêndio, durante uma apresentação de Frank Zappa, no Cassino de Montreux, exatamente onde seria gravado o disco que contém a canção. Como o local ficou totalmente destruído, as gravações ocorreram no Grand Hotel, em Montreux, já no dia seguinte ao ocorrido.

1972 – David Bowie lança single com “Starman”, no lado A, enquanto “Suffragette City”, compunha o lado B.  As canções fazem parte do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, lançado em junho do mesmo ano.



Dia 13 de Abril

1954 – Nasce em Nova York, EUA, James Mollica, ou Jimmy Destri tecladista do Blondie. Passou a integrar a trupe de Debbie Harry em 1975. Destri, seguiu com o grupo até sua primeira separação, em 1982. Juntou-se novamente a banda, quando de seu retorno em 1997, permanecendo até 2004, quando decidiu não sair mais em turnê.

Destri ousou ao incorporar o uso de sintetizadores no som do Blondie, além de participar de diversas composições do grupo. Durante o hiato do Blondie (15 anos), o tecladista chegou a trabalhar com Prince e INXS. Em 2012 chegou a montar a banda Jimmy Destri and The Sound Grenade.

1960 – Nasce no Rio de janeiro Dulce Maria Rossi Quental, ou Dulce Quental, cantora e compositora brasileira. Destacou-se inicialmente no grupo feminino Sempre Livre, nos anos 1980, com quem gravou o álbum de estreia, em 1984, Avião de Combate. Com os hits “Eu Sou Free” e “Fui Eu”, o grupo destacou-se no concorrido cenário do Rock Brasil.

Já em 1985 lançou-se em carreira solo, totalizando cinco discos de estúdio. Seus trabalhos incluem colaborações de Hebert Vianna, Arnaldo Antunes, Roberto Frejat, Cazuza, Humberto Gessinger, George Israel, Nico Rezende, Leila Pinheiro...

1973 – Roger Daltrey (The Who) lança seu primeiro álbum solo, Daltrey. Seguindo os passos de seus colegas de banda, Pete Townshend e John Entwistlle. Daltrey aproveitou a folga do conjunto e, entre janeiro e fevereiro do mesmo ano, gravou as 11 faixas do disco.

O single “Giving It All Away” chegou a quinta posição da parada Britânica. Ao longo dos anos, Daltrey lançou mais oito álbuns de estúdio, sendo o último, As Long As I Have You, em 2018.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/6NuRhLZxkpFL77hiLhSc5K?si=k1Qso9iDRsSU-iYRIZ9_lg


Nenhum comentário:

Postar um comentário