quarta-feira, 27 de março de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 27 de Março

Renato Russo chega aos 59 anos tão atual como quando começou ainda no início da década de 1980 na seminal banda punk, Aborto Elétrico. Suas letras não envelheceram e suas músicas ainda representam muita qualidade. E sua voz? Ahhh, a sua voz... Esta, sem dúvida, continua sendo a melhor do pop rock brasileiro.

Sua outra banda continua sendo a de maior sucesso do Brasil e, enquanto existiu a EMI-Odeon, era o terceiro artista em vendas de catálogo no mundo, dentro da companhia. E olha que estamos falando da gravadora dos Beatles.

Renato Russo despejou sua genialidade ao longo de 12 anos de carreira e oito discos de estúdio, com a Legião Urbana. Além de dois álbuns solos, como só ele seria capaz de fazer: um disco em inglês, o outro em italiano.  Ambos, de pronúncias impecáveis. Coisa de gênio.

Quase Sem Querer, Renato apontou caminhos. Não para que o seguíssemos como Soldados, já que ele nunca quis ser uma espécie de messias, mas para que pudéssemos pensar por nós mesmos. Não ditava regras, era apenas a referência de tantos Meninos e Meninas. No palco, quando começava A Dança, chegava à Perfeição. Era catarse coletiva, inconsciente, era Música Urbana. Há Tempos não há nada, nem de longe, parecido, se é que já houve um dia. A Química que unia banda e público só pode ser explicado por quem já esteve jogado à arena como Daniel na Cova dos Leões. Estar em um show da Legião Urbana era uma experiência única. Era como escalar uma Montanha Mágica ou subir num Monte Castelo. Superar obstáculos e vencer depois de uma Tempestade.

Eu sei que Ainda é Cedo, mas se em algum momento eu escrever meu Livro dos Dias, terei que falar Mais do Mesmo, desenvolver um Teorema que me explica porque é que não consigo ver sentido no que sinto, o que procuro, o que desejo e o que faz parte do meu mundo. Ao final de tudo isso, só posso chegar a uma constatação: nada do que aconteceu foi Tempo Perdido. Ao contrário, teremos coisas bonitas pra contar.

Eu disse que Renato Russo completa 59 anos porque ele está na galeria dos imortais. Sua obra fala por si e nos é recorrente nos momentos felizes e tristes. Faz parte da nossa vida como poucas coisas o fazem. Hoje, Renato Manfredini Júnior é uma estrela na Via Láctea; e quando chegar a noite, cada estrela parecerá uma lágrima. Enquanto isso seguimos e esperamos que um dia nossas vidas possam se encontrar.

Ah, Renato. Se fosse só sentir saudades, mas tem sempre algo mais. É uma dor que dói no peito, sabe? Daquelas feridas que não cicatrizam. Àquelas que volta e meia vem nos causar um desconforto. O que há de errado comigo? Poxa, estamos falando de Rock e no Rock tudo é celebração.  Será?

Sim, hoje é dia de alegria, afinal hoje é seu aniversário e você continua vivo na minha memória afetiva! Aliás, que egoísmo meu, não? Você continua vivo na memória de milhões de legionários e eu sou apenas um destes privilegiados!

Renato, Por Enquanto, daqui segue meus parabéns amigo!!!
Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/3aCb9xCUznOddZvvkd6Shu?si=bPpuKb9bS8iGqqVRiMAKSQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário