Dia 23 de Março
1973 – Acontece o lançamento de um dos discos mais emblemáticos da história do Rock, o Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. A obra marca uma fase mais intimista do grupo que aborda temas como a cobiça, equilíbrio mental (nunca é demais lembrar que Syd Barret saiu do grupo por transtornos mentais) e a passagem do tempo. O disco é apresentado como uma suíte em que as faixas são contínuas, divididas em cinco composições de cada lado.
Toda sua concepção foi pensada de forma impactante. Sua famosa capa, com um Prisma atingido por um raio e que emite um feixe de luz nas cores de um arco-íris. Mais a sua possível relação direta com o clássico cinematográfico O Mágico de Oz, que, segundo consta, se tocado a partir do rugido do leão da Metro, a trilha é sincronizada com o filme.
O Álbum é um fenômeno de vendas, atingindo 45 milhões de cópias ao redor do mundo. Além de ocupar a parada da Revista Billboard por 900 semanas.
Dia 22 de Março
1982 – O Iron Maiden lança o emblemático The Number of The Beast. O álbum marca a entrada de Bruce Dickinson
nos vocais, substituindo Paul Di´Anno. Este terceiro trabalho do grupo foi o
primeiro a atingir o número um das paradas britânicas.
Enquanto nos EUA o álbum também
foi um sucesso, mas que acabou pegando carona na controversa história de envolvimento
com satanismo, segundo alguns grupos religiosos, gerando uma publicidade que, no fim
das contas, só aumentou a curiosidade do público pelo trabalho.
Este disco é disparado o de maior
repercussão e sucesso do Iron, tanto que se apresenta bem colocado em qualquer respeitável
lista dos melhores álbuns do Heavy Metal, das publicações especializadas:
Revista Kerrang!, 6º posição na lista dos “100
Melhores Álbuns de Sempre do Rock”. Já a Rolling Stones o colocou em 4º
lugar em sua “Melhores Álbuns de Heavy
Metal de Sempre”, além de também fazer parte do conceituado livro “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”, de
Robert Dimery.
Dia 21 de Março
1970 – O antes The Small Faces, virou Faces e, já com Rod Stewart
substituindo Steve Marriot nos vocais, lançam seu primeiro álbum, First Step.
O grupo alcançou o sucesso, chegando a gravar três discos de estúdio.
A partir de 1975, Stewart colocou
sua carreira solo como prioridade e o grupo se desfez, sendo que alguns de seus
integrantes seguiram um caminho bastante significativo, como o guitarrista Ron
Wood, que logo substituiu Mick Taylor nos Rolling Stones, enquanto o baterista Kenney Jones, anos
depois, assumiu as baquetas do The Who, após a morte do lendário Keith Moon, em
1978.
Rod Stewart mantém sua carreira
ativa até hoje, com mais de 20 discos de estúdio gravados, como já destacado
por este blog.
Dia 20 de Março
1981 – Para os mais jovens, especialmente abaixo dos 30 anos, que
estão acostumados às grandes turnês mundiais passando pelo Brasil, mal podem
imaginar que dureza e via-crucis era
trazê-las ao Brasil.
Assim, o Queen se aventurou a uma
visita ao Brasil em 1981, para dois shows no estádio do Morumbi, em São Paulo, quando
fez uma pequena turnê sul-americana, com apresentações também na Venezuela e
Argentina. O Brasil não gozava de bom prestígio devido a seus bastidores,
histórias de roubo de equipamentos, não cumprimento de pagamentos de cachê,
etc, etc, etc. Éramos extremamente amadores. Somente a partir do Rock in Rio, em 1985, é
que este contexto começou a mudar.
Problemas técnicos e logísticos à
parte, o Queen trouxe sua potencial parafernália de som, de luzes e um profissionalismo ímpar, tanto que
começou suas apresentações pontualmente às 21h. Foram duas horas de um grande
espetáculo para um público superior a 200 mil pessoas nos dias 20 e 21 de março
daquele distante ano de 1981.
Set List:
We Will Rock You
Let Me Entertain You
Play the Game
Somebody to Love
I'm in Love With My Car
Get Down, Make Love
Need Your Loving Tonight
Save Me
Now I'm Here
Dragon Attack
Now I'm Here
Fat Bottomed Girls
Love of My Life
Keep Yourself Alive
Drum Solo
Guitar Solo
Flash
The Hero
Crazy Little Thing Called Love
Bohemian Rhapsody
Tie Your Mother Down
Bis
Another One Bites the Dust
Sheer Heart Attack
We Will Rock You
We Are the Champions
God Save the Queen
Dia 19 de Março
1962 – Bob Dylan lança seu primeiro álbum, Bob Dylan, pela Columbia Records. O disco foi gravado entre os dias
20 e 22 de novembro do ano anterior, com apenas sua voz e uma gaita (num
microfone), e um violão (noutro microfone).
Quando Carolyn Haster, uma
cantora folk, estava prestes a gravar seu terceiro trabalho, John Hammond, o magnata
da Columbia, pediu para encontrá-la antes das gravações para acertarem detalhes
e ouvir algo do repertório. Dylan a acompanhou tocando gaita, violão e cantando
algumas das canções. Ao final, Hammond perguntou a Dylan se ele estava
comprometido com alguma gravadora. A resposta foi negativa.
Um dia antes de iniciar as
gravações de Carolyn, Dylan havia recebido uma crítica positiva no New York Times, sobre suas apresentações
no Garde´s Folk City. Quando encerrado a primeira sessão de gravação, Hammond chamou
Dylan para uma conversa e disse que o queria em seu cast. Ofereceu-lhe um
contrato básico e lhe presenteou com um disco que ainda não o havia
comercializado, mas que seria lançado em breve. Era o lendário álbum de Robert
Johnson que, segundo o próprio Dylan, “O disco que não arrebatou Dave me deixou
entorpecido, como se eu tivesse sido atingido por uma bala tranquilizante”.
Esse primeiro lançamento não
correspondeu comercialmente como esperavam os outros executivos da gravadora.
Aliás, aproveitaram a ocasião pra dizerem que finalmente Hammond fracassara. Felizmente,
nem Hammond e nem Dylan acreditaram nessa conversa.
O cantor folk, de voz diferente,
cresceu a cada disco, tornando-se referência no som e nas letras. Desde este
primeiro álbum, gravou outros 36 discos de estúdio e uma dezena de gravações ao
vivo.
Dia 18 de Março
1977 – É lançado o primeiro Single do The Clash, White Riot. A
canção remetia ao confronto entre negros (imigrantes), brancos e a polícia
britânica no carnaval de Notting Hill, em 1976. Estavam presentes na cena caótica,
Joe Strummer e Paul Simonon, guitarrista/vocalista e baixista respectivamente
do Clash.
Não havia melhor forma de uma
banda Punk britânica estrear na terra da Rainha, que não expondo os
preconceitos, condições de vida precária, especialmente a de imigrantes que vieram
suprir a falta de mão-de-obra inglesa do pós-guerra.
O single atingiu o número 38 das
paradas britânicas, tornando possível, já em abril do mesmo ano, o lançamento de
seu álbum de estreia, The Clash.
1986 – Os Engenheiros do Hawaii tocam pela primeira vez fora do Rio
Grande do Sul. Eles vieram a Sampa para três apresentações, sendo as duas
primeiras no Rose Bom-Bom.
O terceiro show aconteceu no
Madame Satã. A banda já havia gravado a coletânea Rock Grande Sul, com outras
bandas dos Pampas, entre elas, Os Replicantes e DeFalla. “Segurança” e “Sopa de
Letrinhas” já circulavam pelas rádios mais alternativas.
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/7Hx916wytqKmArUocd4JOz?si=d9Pr2WEkRX2_absjCXIj2Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário