terça-feira, 12 de março de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 12 de Março

1948 – Nasce em Boston, EUA, James Vernon Taylor, ou James Taylor. O músico gravou seu primeiro álbum depois que se mudou pra Londres. Lá, apresentou uma fita a Peter Asher, que trabalhava na Apple Records, dos Beatles. Assim, Asher passou a fita a Paul McCartney que gostou tanto do que ouviu que não só o contratou, como também produziu seu auto-intitulado primeiro disco, em 1968.

Taylor só não contava que no ano seguinte a Apple entrasse em dissolução por conta do fim da banda de Liverpool. Porém, como já gozava de um certo prestígio, pode assinar com a Warner, a partir de 1970.

Com estilo próprio, folk com levadas country, Taylor sempre foi um campeão em vendas, com seus álbuns alcançando no mínimo, disco de ouro, sendo que a compilação Greatest Hits, de 1976, alcançou o disco de diamante, por mais de 10 milhões de discos vendidos.

Seu maior sucesso é “You´ve Got a Friend”, composta por Carole King, do álbum Mud Slide Slim and The Blue Horizon.

James Taylor foi mais um dos artistas a se apresentarem na primeira edição do Rock in Rio, realizada em 1985.  Na noite de sua apresentação, estima-se que cerca de 250 mil pessoas o assistiram.

1967 – É lançado o álbum Velvet Uderground and Nico, o primeiro trabalho do Velvet. Um álbum conceitual desde a capa, trabalho de Andy Warhol, a composições nada convencionais que tratavam de drogas, sadomasoquismos, prostituição, além de trazer um de seus maiores  clássicos “Heroin”.

Apesar da expectativa de toda cena de Nova York o álbum não foi bem recebido pela crítica e nem foi bem comercialmente, muito pelo contrário. Mas o tempo o transformou, por exemplo, na 13º colocação na prestigiada lista dos 500 mais da revista Rolling Stones. Não por acaso, quase duas décadas depois de seu lançamento, o músico e produtor Brian Eno disse “todos aqueles compraram uma das 30 mil cópias deste disco deram início a uma banda”.


1922 – Nascia em Lowell, Massachusetts EUA, Jean-Louis Lebris Kerouac, o escritor Jack Kerouac. Tido como o maior ícone da cultura beatnik, Jack escreveu um dos livros mais revolucionários da década de 1950. Quantos jovens se aventuraram pelas estradas americanas depois de lerem On The Road, a obra-prima de Kerouac? O estilo de vida retratado no livro influenciou gerações ao redor do mundo.

Outras obras importante de Jack foram Viajante Solitário, Big Sur, Os Vagabundos Iluminados...

Kerouac morreu com apenas 47 anos, em St. Petersburgo, Flórida EUA, em 21 de outubro de 1969.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/485umBfl57nWRep54P3MuI?si=6_bE6SU4SeyDoEO58vbHnw

Nenhum comentário:

Postar um comentário