quinta-feira, 14 de março de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 13 de Março

1960 – Nasce em Oxfordshire, Inglaterra, Adam Charles Clayton, o baixista Adam Clayton do U2. Ingressou na banda desde seu início, respondendo prontamente ao anúncio do baterista Larry Mullen  Jr. para formar uma nova banda.

Dono de um baixo vigoroso e estilo único, Adam era quase um estranho no ninho por conta de suas convicções religiosas, ou falta delas, nos primeiros discos da banda, quando os outros integrantes haviam se juntado um determinado grupo cristão.

Além do U2, também realizou alguns trabalhos paralelos, entre eles a regravação da trilha de Missão Impossível, ao lado de Larry Mullen Jr. 

1963 – Nasce em Rosário, Argentina, Rodolfo Páez, mais conhecido como Fito Páez. Apresentado ao Brasil pelos Paralamas do Sucesso, Fito é um dos maiores expoentes do atual rock argentino, ao lado de Charly Garcia.

Já em seu segundo trabalho solo, Giros, de 1985, a canção Yo Vengo a Efrecer Mi Corazón se torna o hino de resistência a repressão política, sendo, inclusive, gravada por Mercedes Sosa.

É de Fito o disco de rock argentino mais vendido em seu país, El Amor Después Del Amor, com 700.000 cópias vendidas. O músico possui mais de 20 álbuns de estúdio gravados, além de trabalhos ao vivo, incluindo um acústico e mais inúmeras compilações.

1964 – Nasce em São Paulo João Francisco Benedan, o João Gordo, vocalista dos Ratos de Porão. João assumiu os vocais do grupo pouco depois da gravação da coletânea punk, Sub. Com a saída de Betinho, em 1983, Jão, que era o vocalista, passou pra bateria, abrindo espaço para Gordo que já acompanhava a banda há algum tempo.

Já no ano seguinte lançaram o álbum Crucificados Pelo Sistema, com um som predominantemente hardcore. A partir daí, inclusive, foram apontados pelos punks como “traidores do movimento”.

Gordo saiu e retornou aos Ratos quando assinaram com a Cogumelo Discos, a mesma do Sepultura, a partir de então, decolando uma carreira muito bem sucedida no exterior.

Além de sua atuação na banda, Gordo enveredou pela televisão, com programas na MTV, na Rede Record, SBT e atualmente no Canal Brasil.

1966 – Nascia em Olinda, Pernambuco, Francisco de Assis França, o músico Chico Science. Considerado um dos maiores nomes do Rock Brasil dos anos 1990, Chico é o principal mentor da Cena do Manguebeat, surgido em Recife.

Chico foi tão decisivo na cena que precisou somente de dois álbuns, ao lado da banda Nação Zumbi, para consolidar seu nome na história. Da Lama ao Caos e o Afrociberdelia, são liquidificadores de sons e experimentos de maracatu com guitarras, música regional com hip hop...

A lamentar uma carreira tão curta, interrompida por um acidente automobilístico, em Recife no dia 2 de fevereiro de 1997. Chico tinha apenas 30 anos quando faleceu.  

1969 – Dois dias antes, em 11/3, subia ao palco do lendário Marquee, em Londres, a banda Earth. Já no dia 13, a mesma banda muda o nome e como Black Sabbath se apresentam pela primeira vez. Menos de um ano depois, como já destacado por este blog, o Sabbath grava seu auto-intitulado primeiro disco.

1987 – É lançado o segundo álbum solo de Cazuza, Só Se For a Dois. Este foi o primeiro trabalho lançado pela gravadora Philips, com quem assinou logo após a Som Livre, sua gravadora anterior, dissolver seu cast de artistas para se dedicar somente a trilhas sonoras.

O grande hit do álbum é “O Nosso Amor a Gente Inventa (Uma História Romântica)”.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/6jCVqJkj7usd0bkI59XIrl?si=Qj6jl51SRz6XCelCZKFh4g


Nenhum comentário:

Postar um comentário