quinta-feira, 24 de março de 2011

The Strokes de volta à cena


Outro dia brinquei no Facebook dizendo que estava ouvindo um disco novo ao me referir ao álbum de estreia dos The Strokes. Até fiz a analogia de que o disco era tão novo que a palavra estreia ainda tinha acento. A joia (que também já foi acentuada) chama-se Is This It e foi lançado no longínquo ano de 2001.

Dez anos se passaram e somente mais dois álbuns (Room Fire, 2003 e First Impressions Of Earth, 2006) foram lançados por esses nova-iorquinos que insistem em fazer boa música, mesmo numa época vazia e que tão poucos primam pela qualidade.

Eis que ontem foi lançado mundialmente, Angles, o quarto trabalho do grupo. Nos primeiros segundos o silêncio, seguido de um zumbindo e uma introdução eletrônica para Machu Picchu, que abre o disco.  No seu desenrolar surgem duas linhas de guitarras bacanas, básicas. Na sequência, vem Under Cover of Darkness, indiscutivelmente a canção mais comercial do trabalho, não por acaso, escolhida como primeiro single.

Além do flerte com o eletrônico, há também um pé nos anos 80, como Two Kinds of Happiness, além de Games que tenta ser dark, mas não chega a tanto. Já Gratisfaction lembra Belle and Sebatian. Seguida de uma batida heavy para Metabolism.

No que toca à produção, a banda decidiu ela mesma ser a responsável pelo comando, afastando assim, Joe Chiccarelli, que começara a empreitada e acabou produzindo somente Life is Simple in the Moonlight, última das 10 faixas do álbum. Houve também mudanças no processo das composições. Nos três primeiros trabalhos, as canções eram do vocalista Julian Casablanca. Desta vez, no entanto, todos assinam a obra.

Bem, Angles, é um bom disco de rock. Não é um disco revolucionário e impactante como o já citado Is This It que apontava à banda como a redentora do gênero, mas vale sua audição quase na íntegra. A minha preferida é Take For A Fool, puramente The Strokes.

A banda ainda fez o favor de disponibilizar o áudio do álbum inteirinho, inteirinho, em seu site oficial. Só não dá pra baixar. Aí também já seria demais, não é? Alguém pode, por favor, transmitir esta informação ao Metallica e afins?

http://new.thestrokes.com/
                                                       

2 comentários:

  1. Ei, Silvano, Amigão!!!

    Como prometido aqui. E como não poderia deixar de ser diferente, blog favoritado! :) (Da uma pontada de vontade de voltar a escrever...)

    É uma delícia vê-lo escrevendo e opinando. Essa é a sua alma, bichão! Não pare! Um post por dia, a cada dois dias, um por semana... mas não pare! Porque o mundo virtual precisa de opiniões como as suas e de sentimentos como os seus.

    Abração!

    PS.: você pode pegar o disco aqui óh: http://www.musiteka.net/2011/03/the-strokes-angles/

    PS2.: o blog ficou lindão! :)

    PS3.: olha o REM dando sopa aqui: http://www.musiteka.net/2011/03/r-e-m-2/

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Amigão, valeu pelas palavras de apoio.
    Não sei não, mas acho que estou entusiasmado demais pra desistir agora. Assim espero.
    O lance é não pirar se não puder postar todos os dias, mas quando o fizer, primar pela qualidade e, sobretudo, escrever sempre com sentimento. Até porque não estou aqui pra ganhar dinheiro, mas pra me expressar mesmo.
    Abração e valeu pelos links...

    ResponderExcluir