segunda-feira, 28 de março de 2011

Rogério 100ni e Neymaravilha

Rogério Ceni alcançou uma marca histórica no duelo de ontem, na vitória do São Paulo contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista. De quebra, um tabu de quatro anos, em 11 jogos, caiu por terra e o tricolor ainda superou o rival na tabela de classificação, pelos critérios de desempate. Agora ambos, ao lado do Santos, somam 34 pontos, um a menos que o Palmeiras, líder do certame.

Voltando aos 100 gols de Ceni, esta história começou em 1997, contra o União São João de Araras, na primeira temporada em que o goleiro virou titular da equipe após a transferência de Zetti, para o Santos. Quatorze anos bastaram para o arqueiro atingir a considerável marca. A despeito do alto índice de rejeição que Rogério Ceni tem de seus adversários o feito é histórico, sim.

Até por sua personalidade, Ceni é daqueles casos em que você o ama ou o odeia. Os são-paulinos o veneram, os adversários o repudiam. É difícil encontrar um meio-termo. E convenhamos o futebol precisa de personagens assim, que causem polêmica, que gerem discussões. Para os torcedores do tricolor não faltam argumentos para o consagrarem, até, como mito. Afinal, depois de tornar-se titular ele conquistou um Mundial Inter-clubes, uma Libertadores da América, três Campeonatos Brasileiro, três Campeonatos Paulista e um Rio - São Paulo. Não bastassem todas essas conquistas, ele fez aquela partida, entre outras, contra o Liverpool, em 2005. Ano mágico em que balançou as redes em 11 oportunidades. Já para os críticos também não lhes faltam motivos para criticá-lo: não costuma dar entrevistas quando seu time perde, raramente tem humildade para reconhecer quando erra, é capaz, por exemplo, de chamar a paradinha do Neymar de várzea, e fazer igual, no mesmo campeonato Paulista contra o Mogi-Mirim. Terá sido castigo dos deuses do futebol ele ter perdido a tal cobrança?      

Bem, opiniões à parte o fato, inegável, é que Ceni é goleiro, de rara qualidade e que ontem fez ao menos duas grandes defesas, e que ainda faz gols. Não esporadicamente, por isso chegou aos 100. Falei anteriormente dos deuses do futebol e vou citá-los novamente, pois lembremos que nesse Paulistão o arqueiro perdeu um pênalti, contra o Bragantino. Se tivesse convertido a cobrança, o centésimo gol sairia em Jundiaí, contra o Paulista. E aqui entre nós, este tipo de acontecimento merece um palco maior. Sendo clássico então, melhor ainda. Ainda bem que foi ontem, pois mais pessoas puderam ver a história acontecendo.

A lamentar apenas o site oficial do Corinthians que considerou, em seu texto sobre a  partida, o gol de Ceni como o 98º. Realmente, nossos cartolas não estão no mesmo nível de nossos atletas. Como diz o ditado o pior cego é aquele que não quer ver.

Quanto a Neymar, a joia da Vila foi definitivamente apresentado à Europa, num grande palco, embora não contra um grande adversário. Bem, se tem uma coisa que time escocês sabe fazer muito bem é defender, então para atacante é sempre um bom teste. Sua atuação repercutiu positivamente nos principais jornais europeus, além dos insistentes closes da tevê geradora das imagens da partida. O camisa 11 do Brasil começou a partida cavando faltas, felizmente entendeu que não era esse o caminho e resolveu fazer o que sabe, jogar futebol.

Neymar chamou a responsabilidade da partida, assumiu a condição de craque que é. Fez jogadas objetivas, deu dribles desconcertantes e fez gols. Dois gols. No primeiro, gingou a frente do zagueiro e colocou a bola no único lugar em que cabia. Mostrando que seu repertório é vasto. No segundo, cobrando pênalti, fez o básico, simples. Bola num canto, goleiro no outro.  Mano Menezes, oportunamente, o substituiu nos últimos minutos da partida. Sua saída foi marcada por um misto de vaias e ovações, quem gosta de futebol aplaudiu. Quem não gosta, azar. Ele foi o nome do jogo.

Ainda sobre a repercussão, o zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, colocou em seu twiter durante a partida algo como “o Neymar lembra o Cristiano Ronaldo quando chegou ao Manchester”. Meu DEUS!

Espero que o Neymar não precipite sua ida à Europa e nem force sua saída, como seu amigo Ganso. Escolher ficar no Brasil, após proposta milionária do Chelsea já está lhe rendendo muito, tanto dentro de campo quanto fora dele. Claramente, o jovem jogador já reverteu a imagem arranhada no episódio Dorival Júnior. Agora é só crescer...   


http://www.youtube.com/watch?v=AQ_NejflfBo

Nenhum comentário:

Postar um comentário