terça-feira, 29 de março de 2011

Rock in Rio 1, 2, 3 e 4


Em 11 de janeiro de 1985 Ney Matogrosso subiu ao palco principal da cidade do Rock, ainda sob a luz do dia, para a abertura do maior festival de música pop do Brasil, desde sempre, o Rock in Rio. Aproveitando a nova onda musical emergente no país, o empresário Roberto Medina teve visão e arquitetou o evento. Se hoje você está acostumado a ver qualquer turnê de artista badalado passar pelo Brasil, saiba que boa parte disso, pra não dizer tudo, se deve a este mega-evento.

Até então, poucos artistas se arriscavam a tocar em solo tupiniquim, ou mesmo na América do Sul. Em 1981, veio o Queen para tocar no Maracanã e no Morumbi, mas acabou tocando somente em São Paulo. Van Halen desembarcou também em São Paulo, além do Rio de Janeiro e Porto Alegre. E um mito, graças a mesma ousadia de Roberto Medina, Frank Sinatra cantou no Maracanã, ainda em 1980.

Voltando ao ano de 1985, tudo era novidade, tanto para quem assistia quanto para quem tocava. Mesmo às atrações estrangeiras acostumadas com grandes arenas, pois o que esperar do público brasileiro? Até então, uma incógnita. Whitesnake foi a primeira atração estrangeira a experimentar a nova, e aprovada, plateia, seguidos pelo, já brasileiro, Iron Maiden. Encerrando a noite, o Queen deu o ar da graça, com quatro anos de atraso para o público carioca. Ninguém mais duvidava que o público brasileiro adorava rock´n´roll.

É inegável o peso das atrações internacionais desta primeira edição do festival, mas a base para realizá-lo, indiscutivelmente, era a nova cena musical no Brasil com Blitz, Barão Vermelho, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Lulu Santos, Eduardo Dusek e  Os Paralamas do Sucesso. A partir do sucesso destes artistas ficou claro para gravadoras, rádios e promotores de espetáculos que havia uma cena forte no Brasil. Era juntar a fome com a vontade de comer, pois ao mesmo tempo que muita gente estava fazendo música de qualidade, havia um público procurando coisas novas. O Rock in Rio impulsionou o mercado, provou que rock no Brasil era viável.

Com grande apelo e barulho, as estrelas internacionais foram Queen, Iron Maiden, AC-DC, Ozzy Osbourne, Yes, B-52´s, entre outros.

Seis anos depois, com igual barulho, veio a segunda edição do festival. Naquele instante o rock nacional vivia um outro estágio, tanto que o Barão Vermelho se retirou do evento pelo simples, mas necessário, fato de não ter as mesmas condições técnicas que as bandas gringas. Nessa, eu estou com o Barão. Aliás, este era um dos motivos que fizeram a Legião Urbana jamais se apresentar em festivais deste porte.

A banda da vez era o Guns N´Roses que brindou o público brasileiro com uma enxurrada de hits – embora o Pedro Bial não conhecesse Patience e tenha entrado no meio da música, imaginando que já tivesse acabado –, além de uma premiere de Use Your Ilusion I e II, em duas grandes apresentações. Também vieram ao Rio o Prince, Judas Priest, Megadeth, INXS, Santana, Faith No More, Happy Mondays...

Já a terceira edição aconteceu somente 10 anos depois, em 2001. Esta eu tive o privilégio de acompanhar in loco, em três noites (mas isso merece um outro post). O cast também foi pra lá de caprichado, pois vinham ao Brasil, pela primeira vez R.E.M, Neil Young, Foo Fighters, Beck, e outros shows bastante aguardados como Iron Maiden, Oasis, Chili Pepers, Rob Halford...

Eu estava louco pra ver o R.E.M pela primeira vez e valeu todo o tempo de espera. Bem como o grande Neil Young e sua Crazy Horse (tocam alto pra caramba). Já o Foo Fighters foi uma decepção. Ótima banda de estúdio, mas ao vivo... Foi tão decepcionante quanto o Nirvana, banda anterior de David Grohl, também em festival, no Morumbi. Também tivemos bons show do Barão Vermelho, Beck, Kid Abelha (aliás, a Paula Toller estava deslumbrante), Irá e Ultraje. Guns N´Roses e Oasis fizeram competentes shows no domingo 14/01. O problema do Oasis foi que quase todo mundo estava lá pra ver o Guns. Eu aproveitei muito bem os dois shows.

E não é que vem aí a quarta edição do festival, no Rio de Janeiro? Bem, pelo nome do evento não precisava nem dar esta explicação, entretanto, Portugal e Espanha tiveram algumas edições. O que não tem nada a ver.

Acontece que desta vez o festival não tem o fervor de outrora. Dos artistas já confirmados, nenhum nome de real impacto. Daqueles que estejam vindo pela primeira vez ao Brasil, ou que já estiveram, mas deixaram saudades devido a longa data de suas apresentações. Guns N´Roses e Metallica já foram bandas de peso e, ambas, estiveram por aqui no ano passado com shows sem maior entusiasmo. Motörhead, faz shows por aqui agora em abril. Tudo bem que não tocarão no Rio. Elton John também nos visitou recentemente e, no mais, muita coisa descartável.

Isto pra não falar em Ivete Sangalo, Claudia Leite e afins. Esta galera já não tem o carnaval e todas as micaretas  ao longo do ano? Precisa encher o saco também num festival chamado Rock in Rio? Não tenho nada contra, cada um faz o tipo de música que quer, mas seu eu fosse fã, por exemplo, do Lenny Kravitz, eu teria que aturar a Ivete pra poder vê-lo. Aí seria demais. A MTV entrou por este caminho de misturar tudo e hoje tem um publico sem qualquer identidade. Não sei se tem mais audiência que antes, talvez tenha mesmo, mas a que preço?

Como eu já disse, em 2001 EU FUI. Por enquanto, eu não vou! No mais, divirtam-se...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário