quarta-feira, 23 de março de 2011

Os campeões do Brasil em 2010 estão por um fio

Fluminense (Campeão Brasileiro) e Santos (Campeão da Copa do Brasil) vão muito mal no torneio de clubes mais importante do continente, a Taça Libertadores da América. Ambos somam apenas dois pontos e, terminado o turno, não venceram ainda na competição ocupando, respectivamente, a última e penúltima posições em seus grupos.

O Tricolor entra em campo hoje, no estádio do Engenhão, contra o América, time que o derrotou no México, pensando apenas na vitória, que se não vier, o eliminará da competição. O que seria uma pena, pois a eliminação precoce pode acabar em caça às bruxas no elenco, que todos creditavam de qualidade.

Não bastasse a pressão, o Fluminense ainda não assimilou a saída de Muricy Ramalho, técnico campeão com a equipe no ano passado. O momento de sua saída não poderia ter sido pior para o clube das Laranjeiras. Conseguir outro treinador à altura é difícil, pois não há opções no mercado. Gilson Kleina, atualmente com ótimo trabalho na Ponte Preta, declinou do convite, por questão de princípios, tal qual Muricy fez com a Seleção Brasileira, antes de Mano Menezes assumir o comando. Claro que com Joel Santana no mercado, sua contratação é quase certa. Esquece-se que a última saída dele do Flu, não foi das mais harmoniosas. O comando da equipe hoje será do interino Éderson Moreira.

Já o Santos joga hoje, mas pelo Campeonato Paulista. Sua decisão na Libertadores será quarta-feira, 06/04, nas mesmas condições do Fluminense. O Alvinegro tenta fechar contrato com Muricy Ramalho o quanto antes. Sua chegada à Vila Belmiro seria oportuna, uma vez que ajustando a defesa, do meio-campo pra frente o time tem muito talento.

Acontece que, na baixada santista, o centro das atenções é Paulo Henrique Ganso. O jogador, que estava afastado desde agosto por conta de lesão, negocia novo contrato  com o clube. O atleta quer aumento de salário e mais a redução de sua multa rescisória. Pode? Não pode, mas é o que ele quer. Enfim, já li e ouvi que o problema é que o Santos tratou Neymar com mais carinho. Bem, não se trata disso, pois Neymar teve uma proposta concreta do Chelsea, já Ganso apenas especulações.

Que o 10 da Vila é craque, não resta dúvidas, mas ainda tem muito caminho a percorrer até chegar ao ponto que todos acreditam que ele chegará. O meia está deslumbrado com a quantidade de elogios (justos) que tem recebido. No entanto, ele não pode se esquecer que só tem 21 anos de idade. Seu contrato vai até 2015. A Europa é seu caminho natural, mas sem pressa. Além do que, ele usa a camisa que foi de ninguém menos que Pelé.

Ainda sobre o futebol brasileiro, está muito estranha esta relação dos direitos televisivos que cada clube negocia com as emissoras. A Rede TV foi a única a apresentar proposta quando da licitação do processo. Ela ganhou, mas ao que tudo indica, não vai levar. Já a Record diz ter boas propostas, enquanto a Globo já fechou com Corinthians, Grêmio, Goiás, Coritiba, Cruzeiro e Vitória. Além de Fluminense, que ainda não confirmou.

Fato é que o Senado pretende convocar audiência pública para esclarecer estas discussões. Segundo a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, “as negociações estão acontecendo com muitas coisas nos bastidores”.    

                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário