sexta-feira, 26 de julho de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Seguindo a atualização


Dia 25 de Junho

1963 – Nascia em Londres, Inglaterra, Georgios Kyriacos Panayiotou, ou o cantor George Michael. No início dos anos 1980 surgiu com a dupla Wham!, ao lado de Andrew Ridgeley, fazendo sucesso até sua separação em meados da década. Em 1987 lançou seu primeiro álbum solo, Faith, vendendo mais de 10 milhões de cópias. Em toda carreira gravou cinco discos de estúdio e mais dois trabalhos ao vivo. Também se viu envolto em algumas polêmicas, especialmente em 1998, quando foi preso por atentado ao pudor, num banheiro público. Em 25 de dezembro de 2016 foi encontrado morto em sua residência, vítima de insuficiência cardíaca. O cantor tinha apenas 53 anos. 

1967 – The Beatles, acompanhados dos convidados Mick Jagger, Eric Clapton, Keith Moon e a modelo Marianne Faithfull, tocam “All You Need Is Love”, realizando a primeira transmissão internacional de TV via satélite. Especula-se que em torno de 400 milhões de espectadores tenham acompanhado o show, transmitido para 31 países.

1983 – Depois de apresentações no Maracanã, RJ, e Mineirão, MG, chegava a São Paulo, com duas semanas de atraso, uma vez que os primeiros shows seriam por aqui (10 e 11/6), a tour Creatures Of The Night, de lançamento do 10º álbum do Kiss. Numa era em que grandes artistas ainda não atracavam com frequência no Brasil, essas apresentações foram históricas. Inclusive, este foi o último show que a banda se apresentou maquiada até 1996.

1995 – Momentos antes de um show em Brasília, no Ginásio da Academia de Tênis, Os Paralamas do Sucesso recebem, no camarim, três Oficiais de Justiça de posse de uma notificação determinando que a canção “Luiz Inácio (300 Picaretas)”, que faz menção a uma citação de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Congresso, não pudesse ser tocada no show, sob ameaça de prisão da banda. A queixa partiu do procurador da Câmara dos Deputados, Bonifácio José Tamn de Andrada (PTB/MG). Para evitar a prisão e eventual tumulto, a banda preferiu tocar “Proteção”, da Plebe Rude, em sinal de protesto.


 2009 – Morria em Los Angeles, EUA, aos 50 anos, o Rei do Pop, Michael Jackson. Um dos maiores ícones da cultura Pop de todos os tempos, Michael se preparava para mais uma tour mundial, This Is It, quando foi vítima de parada cardíaca provocada pelo uso excessivo do anestésico Propofol. Fato que, inclusive, levou seu médico, o Dr. Conrad Murray, a ser condenado a quatro anos de prisão por homicídio culposo, dos quais cumpriu dois, ganhando liberdade condicional. Michael começou sua carreia na companhia dos irmãos, nos Jackson Five. A partir de 1971 começou trabalhos solos, mesmo continuando ao lado dos irmãos, o que gerou mal estar. A partir de 1979, quando começou a trabalhar com o produtor Quincy Jones gravando o álbum Off The Wall, é que virou um mega-astro. Especialmente por sua habilidade na fusão de elementos entre a música negra, o pop, o tecno-dance, o jazz, a disco, a eletrônica, r&b e até rock. Seus álbuns subsequentes são os mais vendidos da história, sendo que Trilher, sozinho, vendeu mais de 110 milhões de cópias. 


Dia 24 de Junho

1944– Nasce em Wallington, Inglaterra, Geoffrey Arnold Beck, o super-guitarrista Jeff Beck. Além de ser um dos lendários guitarristas do Yardbirds, também tocou no Jeff Beck Group. Segundo a Revista Rolling Stone, Beck ocupa a quinta colocação no rancking dos 100 maiores guitarristas de rock. Seus trabalhos solos privilegiam a música instrumental. Embora estes mesmos discos não sejam grandes sucessos comerciais, ele sempre se manteve entre os músicos mais influentes de todos os tempos.

1947– Nasce em Cornualha, Reino Unido, Michael John Kells Fleetwood, ou o Mick Fleetwood, baterista, co-fundador e líder do Fleetwood Mac. O nome da banda, inclusive, vem de seu sobrenome e o do outro fundador, John McVie. Entre trabalhos com o grupo e álbuns solos, Mick gravou em torno de 25 álbuns.

1961– Nasce em Somerset, Inglaterra, Curt Smith, o cantor, músico e compositor da dupla Tears For Fears. Ao lado de seu amigo de infância, Roland Orzabal, montou um dos grupos Pop de maior sucesso dos anos 1980, sobretudo, a partir do segundo álbum, Song From The Big Chair, de 1985, com os super-hits “Everybody Wants To Rule The World”, “Shout” e “Head Over Hells”. Ficaram quatro anos sem gravar e novamente estouraram com o disco The Seeds Of Love. Curt deixou a banda em 1991, após a tour mundial deste trabalhoEm 2000 Curt e Orzabal retomaram a amizade, seguindo o Tears For Fears adiante.

1983 – O Grupo Paulistano, surgido em 1976, Premeditando o Breque, ou simplesmente Premê lançava no SESC Pompéia, seu segundo álbum, Quase Lindo. O grupo se caracterizou pelo humor nas letras e requinte musical, capaz das mais variáveis misturas. Ao longo de sua carreira haviam sido lançados seis álbuns de estúdio e mais um ao vivo. Agora, em 2019, pelo Selo SESC, foi lançada a Caixinha do Premê, com todos estes discos de estúdio e mais um último trabalho de inéditas, o Como Vencer na Vida Fazendo Música Estranha – Vol. VII.

1986 – A canção “Tempo Perdido” chegava às rádios como o primeiro single do disco Dois, da Legião Urbana. Um lançamento cercado de expectativas, uma vez que o álbum de estreia tinha ido bem tanto do ponto de vista da crítica, quanto da recepção do público. Expectativas devidamente atendidas, mostrando-se um trabalho muito além das meras comparações ao grupo inglês The Smiths.

1994 – Foi lançado o álbum The Stonewall Celebration Concert, o primeiro trabalho solo de Renato Russo. O disco é uma homenagem ao levante The Stonewall, manifestação das minorias sexuais contra a violência gratuita da polícia de Nova York, em 1969. Cantado todo em inglês, curiosamente, este é um trabalho de interprete de um dos maiores compositores do Brasil.  


Dia 23 de Junho

1940 – Nascia em Edimburgo, Escócia, Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, o músico Stuart Sutcliffe, primeiro baixista da banda The Beatles. Stuart é retratado no filme Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool. Stu, como também era conhecido, lidava com pintura e ao tocar em Hamburgo, Alemanha, conheceu Astrid Kirchherr, fotógrafa, por quem se apaixonou. Com este relacionamento, Stu passou a desenvolver mais seu talento nas artes plásticas e resolveu abandonar a banda. Com apenas 21 anos, Stu faleceu em 10 de abril de 1962, vítima de um aneurisma.

2016 – Um júri de Los Angeles havia julgado, de forma unânime, como improcedente ação de plágio movida por Randy Wolf, da banda Spirit, contra o Led Zeppelin na canção “Stairway to Heaven”. Randy alegava que a referida música do Zeppelin, uma das mais conhecidas em todo mundo,  teria plagiado “Taurus”, composta por ele três anos antes que o lançamento dos britânicos.  Acontece que esse ano, no início de junho, o caso foi reaberto por outro tribunal americano, alegando alguns erros na sentença do júri anterior.  



Dia 22 de Junho

1953 – Nasce em Nova York, EUA, Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton, ou simplesmente Cindy Lauper. Lançou seu primeiro trabalho, Blue Angel, com a banda homônima, sem maior repercussão, embora bem aceito pela crítica. Ela estourou mesmo em 1983, quando lançou o solo She´s So Unusual, primeiro disco feminino a colocar quatro singles no Top 10 americano. A cantora ficou marcada pelos hits e, especialmente, pela sua voz ímpar e inconfundível. Ao todo, gravou cerca de 15 álbuns, além de atuações no cinema.

1968 – O Jeff Beck Group fazia sua primeira, e impactante, apresentação em solo norte-americano, no mítico Filmore East, Nova York.  Era a primeira vez de Rod Stewart e Ron Wood fora da Inglaterra. Stewart, inclusive, imaginava que o lugar era frequentado por negros, daí o fato de começar a cantar um tanto quanto escondido do público. Segundo algumas resenhas do show, o novo grupo superou as expectativas. Para The New York Times, por exemplo, “Uma nova força a ser considerada, pois ofuscaram até mesmo o Grateful Dead”. No mesmo ano lançaram seu  primeiro álbum Truth.


Dia 21 de Junho


1944 – Nasceu em Fortis Green, Inglaterra, Raymond Douglas Daveis, ou o compositor, guitarrista e o cantor Ray Davies da banda The Kinks. Ao lado do irmão, Dave, liderou The Kinks, uma das bandas seminais da cena conhecida como Britpop. Reza a lenda que Pete Townshend, fez o famoso riff de “I Can´t Explain” propositadamente baseado em “You Really Got Me”, tamanha influência do som dos Kinks, além de terem o mesmo produtor, Shel Talmy.

2001 – Morria John Lee Hooker, guitarrista, compositor e cantor dos mais influentes na história do Blues. Sua primeira gravação data de 1948, “Boogie Chillen”, número 1 da parada norte-americana de R&B. Após turnê pela Europa no início dos anos 1960, projetou-se mundialmente, sendo constantemente reverenciado por grandes guitarristas do Rock and Roll, como Eric Clapton, Keith Richards, Bonnie Ratti, Santana, Steve Ray Vaughan, entre outros. Hooker tinha 83 anos e faleceu enquanto dormia em sua casa, situada em Los Altos, Califórnia, EUA.  

1981 – Nasce em Nevada, EUA, Brandon Richard Flowers, o vocalista e líder da banda The Killers, Brandon Flowers. Com a banda The Killers já gravou cinco discos e, embora seja um grupo com 15 anos de carreira, ainda é uma das principais bandas do “novo rock”. Flowers, também já lançou dois discos solos: Flamingo, em 2010, e The Desidered Effect, em 2015. 

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/3oZ2XeuGO3ou5SrCALmmhn?si=W98_58WeRsqGxQrRAlH36g

2 comentários: