sexta-feira, 19 de julho de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Continuando a gradual atualização do blog...

Obrigado!


Dia 20 de Junho

1948 – Nasceu na Califórnia, EUA, Brian Douglas Wilson, ou Brian Wilson o cérebro do The Beach Boys. Wilson é considerado um dos maiores gênios da música Pop em todos os tempos. Ao longo de sua brilhante carreira possui mais de 20 composições no Top 40 norte-americano. Com The Beach Boys gravou mais de 30 discos e mais 11 em carreira solo. Foi com The Beach Boys que gravou o lendário álbum Pet Sounds, em 1966, considerado um dos álbuns mais emblemáticos de todos os tempos. Responsável direto, por exemplo, pela realização de Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, The Beatles, considerado a obra-prima dos ingleses, segundo o próprio Paul McCartney "Pet Sounds foi um álbum inspirador".

1989 – O Faith No More lançava o seu terceiro álbum, The Real Thing, o primeiro com o vocalista Mike Patton que já chegou com a parte instrumental totalmente pronta e gravada. A partir daí Patton escreveu as letras. Este é o maior sucesso comercial do grupo que saiu em turnê mundial. Aqui no Brasil foram favorecidos pela chegada da MTV Brasil e execução à exaustão do clip de "Epic". Logo foram escalados para o Rock in Rio de 1991.

Dia 19 de Junho

1948 – Nascia em Rangum, Birmânia, Nicholas Rodney Drake, o cantor e compositor Nick Drake. Dono de voz peculiar, Nick ficou marcado pela melancolia de suas composições. Violonista extremamente talentoso, explorava o folk com forte influencia de Bob Dylan. Começou a se apresentar ao vivo em 1968. Um ano depois gravou seu primeiro álbum, Five Leaves Left. Nick gravou somente três discos, sendo o último, Pink Moon, apenas acompanhado de seu violão. Teve uma carreira efêmera, mas o suficiente para causar grande impacto, tanto que Renato Russo, em seu primeiro trabalho solo, regravou a canção "Clothes of Sand", obra póstuma de Nick. Em 25 de novembro de 1974, Nick Drake foi encontrado morto em sua casa. Oficialmente, a causa mortis foi suicídio por conta dos remédios tomados na noite anterior. Ele tinha apenas 26 anos.

Dia 18 de Junho

1942 – Nascia em São Paulo Célia Campello Gomes Chacon, a cantora Celly Campelo. Embora nascida na capital paulista, cresceu em Taubaté, onde começou bem cedo sua carreira. Com apenas 12 anos já tinha seu programa na Rádio Cacique. Aos 15 anos, ao lado de seu irmão Tony Campello, gravou seu primeiro disco cantando do lado A, uma versão de “Handsome Boy (Belo Rapaz)”, enquanto Tony cantava uma versão de “Forgive Me”, no lado B.  Já em 1959, quando gravou sua versão para ‘Estúpido Cupido” sua carreira deslanchou de vez, chegando a ser chamada de a Rainha do Rock Brasileiro. Em 4 de março de 2003, Celly Campello morreu vítima de câncer de mama, aos 60 anos.

1942 – Nasce em Liverpool, Inglaterra, James Paul McCartney, ou Paul McCartney, simplesmente um Beatle. Além de cantor, Paul é compositor, multi-instrumentista, produtor musical e cinematográfico e recordista de composições que ocuparam o primeiro lugar na parada dos Estados Unidos. O primeiro Beatle que ele conheceu foi George Harison. Ao conhecer Lennon, 06/07/1957, tornaram-se grandes parceiros nas composições. Um dos fatores que os uniram foi o fato de ambos perderem a mãe precocemente. Paul tem um valor inestimável na música universal. Sua obra contempla, fora The Beatles, mais de 40 álbuns, somando-se também o trabalho junto ao Wings. Também coube a Paul a honra de ser o primeiro músico a realizar um concerto no Coliseu de Roma, em maio de 2003. 

Dia 17 de Junho

1944 – Nasce em Derbyshire, Inglaterra, Peter Robinson, mais conhecido como o multi-instrumentista Chris Spedding. O guitarrista tem no currículo o fato de ter integrado 11 bandas, além de alguns trabalhos solos. Músico extremamente requisitado por seus trabalhos em estúdio, Chris acabou montando o seu próprio. É responsável, por exemplo, pelas primeiras demosdo Sex Pistols. Spedding também tem trabalhos com Paul McCartney, John Cale, Bryan Ferry, Elton John, Roger Daltrey, Art Garfunkel...

1990 – O Ira! lançava seu quarto disco, Clandestino, segundo seus próprios integrantes um álbum que revelava uma banda a beira do fim. O desgaste por anos de convívio e mais os pesos, primeiro de seu antecessor, o ótimo álbum Psicoacústica, e, segundo, o fato do guitarrista Edgard Scandurra, ter lançado um ano antes o seu primeiro trabalho solo, o ótimo Amigos Invisíveis, tornaram este trabalho ainda mais difícil. Convenhamos, era uma tarefa ingrata. Nem mesmo o sucesso radiofônico de “Tarde Vazia” e a belíssima "Boneca de Cera" fez o disco ir bem do ponto de vista comercial. Já a crítica acabou ficando dividida.

2005 – Morria em Mineapollis, EUA, o baixista Karl Mueller, um dos fundadores do grupo Soul Asylum. O músico foi vítima de câncer de garganta em decorrência do uso contínuo de cigarros. O Soul Asylum foi uma banda curiosa, uma vez que seu primeiro álbum data de 1984, Say What Will Clarence..., mas o grupo só veio a fazer sucesso em Grave Dancers Union, de 1992, quando a banda ganhou fama e reconhecimento, principalmente por sua exposição na MTV. Mueller tinha apenas 42 anos.


Dia 16 de Junho

1965 – Nasce no Rio de Janeiro Pedro Henrique Loureiro, o guitarrista Kiko Loureiro do Angra, além de uma breve passagem pelo Megadeth. Profissionalmente, Kiko começou tocando na noite Paulistana passando por bandas como Legalize, A Chave e Blesqui Zátsaz, até que em 1991 foi convidado a entrar pro Angra, com quem gravou mais de 10 álbuns. Em 2015 fez parte do Megadeth, gravando o décimo disco do grupo norte-americano, o Dystopia. Por seu reconhecido talento, Kiko tem linhas de guitarra personalizadas pela empresa Tagima. Além da marca japonesa Stafford, que disponibiliza um modelo com seu nome na terra do sol nascente. Kiko também possui quatro trabalhos solos.  

1978 – Nascia em Santos Luiz Carlos Leão Duarte Júnior, o baixista Champignon do Charlie Brown Jr. Antes do sucesso, Champignon já havia sido baixista da banda What´s Up, curiosamente, com o próprio Chorão nos vocais. O vocalista deixou o grupo e depois chamou o amigo para compor o novo conjunto, Charlie Brown Jr. Gravaram o primeiro álbum em 1997, depois vieram mais seis discos, quando resolveram dar um tempo. Assim, Champignon resolveu partir para outros projetos, chegando a tocar com as bandas Revolucionnarios, Nove Mil Anjos e A Banca (homenagem ao amigo Chorão). No início do dia 9 de setembro de 2013, Champignon cometeu suicídio com uma arma calibre 380, com um tiro na cabeça. Ele tinha apenas 35 anos e deixou sua esposa grávida de cinco meses.

1985 – Os Paralamas do Sucesso, de forma inédita, fizeram duas apresentações no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. A princípio estava marcada uma única apresentação, mas a demanda foi tão grande que filas enormes começaram a se formar, fazendo com que a organização propusesse um show extra, como uma espécie de matine. A banda topou e assim mais de 34 mil pessoas acompanharam as duas apresentações. Um recorde absoluto do local.

1986 – Lançado no Reino Unido o terceiro trabalho dos ingleses The Smiths, The Queen is Dead. Pra muitos, seu melhor álbum, pra quase todos, um dos discos mais importantes dos anos 1980. O disco começou a ser composto durante a turnê de 1985 e sua gravação ocorreu em novembro do mesmo ano. Entretanto, a gravadora Rough Trade atrasou a finalização e comercialização do álbum até junho do ano seguinte. No meio do caminho, ainda houve o desagradável episódio da dispensa do baixista Andy Rourke, em 1986, retornando pouco depois.  The Queen is Dead é um daqueles discos que você precisa ouvir antes de morrer!!! 

2002 – Mais uma vez, Os Paralamas do Sucesso. Num show do argentino Fito Paes, no Canecão, Rio de Janeiro, Herbert Vianna fez sua primeira aparição em público, desde o trágico acidente sofrido em fevereiro do ano anterior. Acompanhado dos outros paralâmicos, Bi e Barone, eles tocaram "A Novidade", "Meu Erro" e, a até então inédita, "O Calibre" e mais "All I Want to Do" e "Cherry oh Baby", do UB40, velha paixão dos PDS. Felizmente Herbet estava de volta ao seu velho habitat natural.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/3WIgqmbn41gaPHpI0ooxr7?si=6ywiEmA2RFq_f29Tlcc76w

Nenhum comentário:

Postar um comentário