quinta-feira, 11 de julho de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Devido ao acúmulo de afazeres o blog passou por um recesso, mas em breve será atualizado diariamente, como sempre foi sua proposta. Por enquanto atualizações parciais até que volte ao normal.

Obrigado!

Dia 15 de Junho

1965 – Bob Dylan realiza a primeira sessão de estúdio para o seu sexto álbum, Highway 61 Revisited, e já neste dia grava o clássico “Like A Rolling Stone”. O segredo desta canção, para Dylan, foi o som do órgão de Al Kooper. Ao ouvi-lo, pediu ao produtor Tom Wilson para aumentar o volume do instrumento e chegou ao resultado que queria. Já a sua gravadora Columbia Records, não estava muito entusiasmada por se tratar de uma canção longa. No entanto, depois de lançada, alguns djs influentes a tocaram, tornando-a o segundo lugar da Billboard e um dos maiores clássicos de Dylan. Curiosamente, no mês anterior, Dylan estivera num estúdio em Londres com Eric Clapton, mas não houve química entre ambos.  

1989 – Foi lançado Bleach, o disco de estreia do Nirvana. Os singles do álbum foram “About a Girl” e “Blew”. Além de Kurt Cobain (guitarra/vocal) e Krist Novoselic (baixo), também participaram da gravação do álbum Chad Channing (baterista posteriormente substituído por David Grohl), Jason Everman (guitarra)  e Dale Crover (na bateria em três músicas). 

2004 – Lançado o álbum de estreia do The Killers, Hot Fuss. O disco foi muito bem recebido por público e crítica, sendo considerado um dos melhores lançamentos daquele ano.


Dia 14 de Junho

1956 – Nasce em Hvidovre, Dinamarca, Kim Bendix Petersen, ou King Diamond, líder da banda homônima, surgida em 1985. Antes ele havia tocado nos grupos Brainstorm, Black Rose, Brats e Mercyful Fate. A partir da turnê norte-americana do Mercyful é que surgiu a oportunidade de criar o King Diamond, tendo lançado 12 álbuns de estúdio. 

1964 – Paul McCartney grava, de sua autoria, “Yesterday”, música que integraria o quinto álbum dos Beatles, Help. A canção foi registrada pelo Guines Book como a música mais executada em todo o mundo, bem como a composição com mais covers em toda a história.

1989 – Morria, vítima de acidente de moto, Peter de Freitas, baterista do Echo & The Bunnymen. Pete entrou na banda em 1979, uma vez que a banda utilizava uma bateria eletrônica e passou a sentir a necessidade de um baterista de verdade. Junto ao Echo, Freitas gravou os cinco primeiros álbuns do conjunto. Pete de Freitas é mais um integrante do Clube dos 27.


Dia 13 de Junho

1969 – The Rolling Stones anunciam Mick Taylor como substituto de Brian Jones, na guitarra. Taylor, que já havia participado da composição de “It´s Only Rock ´n´ Roll (But I Like It)”  permaneceu na banda até o final de 1974, sendo substituído pelo amigo Ronnie Wood. 

1995 – Alanis Morrissette lançava Jagged Litlle Pill, seu terceiro álbum, e o primeiro a ser trabalhado no cenário mundial, e que a consagrou. O disco foi tão bem recebido que está entre os 10 melhores dos anos 1990. Somente nos Estado Unidos o álbum ultrapassou as 16 milhões de cópias vendidas.

2001 – Falecia, vítima de atropelamento por uma motocicleta, o guitarrista Marcelo Fromer, dos Titãs. Integrante do grupo desde sua formação, Fromer também havia sido guitarrista do Trio Mamão, ao lado dos amigos Branco Mello e Tony Belloto, também dos Titãs. Além da música, outra paixão do músico era o futebol, apaixonado torcedor do São Paulo, chegou a ter uma coluna sobre o esporte na Folha de S. Paulo, ao lado de outro companheiro de banda, Nando Reis. Fromer tinha apenas 39 anos. Aliás, voltando a 1989 me lembro que no primeiro show dos Titãs que vi, no Olímpia, Fromer, ali no palco, me presenteou com sua palheta. Uma pena que a carregava na carteira e ela se perdeu, mas nunca esquecerei aquele gesto!


Dia 12 de Junho

1941 – Nascia em Hampshire, Inglaterra, Reginald Mauricie Ball, o Reg Presley do The Troogs, banda que estourou sobretudo com o single “Wild Thing”, canção  que chegou a liderar a parada norte-americana em 1966. Além dela, outras canções se tornaram clássicos como “Love Is All Around”, “With A Little Girl” e “I Can´t Control Myself”. Reg Presley faleceu, vítima de câncer, em 4 de fevereiro de 2013, aos 71 anos de idade.   

1949 – Nasce em São Paulo Ciro Pessoa Mendes Corrêa, o Ciro Pessoa, entre outras coisas o 9º integrante dos Titãs, logo em seu início, e líder do grupo Cabine C. Além de cantor, compositor e guitarrista, Ciro também ataca como roteirista, jornalista, escritor, ativista e poeta.

1964 – Nelson Mandela foi condenado à prisão perpétua, acusado de conspiração e sabotagem contra o governo de seu país. Mandela permaneceu em cárcere até 11 de fevereiro de 1990, depois de muitas manifestações de solidariedade mundo à fora e longas negociações como o governo sul-africano. Anos mais tarde, nas primeiras eleições democráticas presidências de 1993, Mandela foi eleito presidente da África do sul, exercendo seu mandato de 1994 a 1999.


Dia 11 de Junho

1949 – Nasce no Texas, EUA, Frank Lee Beard, o baterista Frank Beard do ZZ Top. Antes de se juntar ao ZZ Top, Beard havia tocado numa espécie de cover não autorizado da banda, The Zombies. 

1966 – É criada por Eric Clapton na guitarra, Jack Bruce no baixo e Ginger Baker na bateria, a super banda Cream. Basicamente os problemas de relacionamento entre Bruce e Baker puseram fim a banda, que gravou cinco discos. Seu terceiro trabalho, um álbum duplo, foi o primeiro duplo da história a ganhar disco de platina (mais de um milhão) por suas vendas. 

1988 – Num Ginásio do Ibirapuera absolutamente abarrotado, incluindo ocupação da arquibancada atrás do palco, a Legião Urbana fez sua segunda apresentação da turnê Que País é Este, em São Paulo. Porém, logo na primeira canção, exatamente a faixa-título do álbum, uma garrafa de Velho Barreiro foi arremessada ao palco acertando Marcelo Bonfá. Renato pede para que as luzes sejam acessas e informa “Estão vendo isso aqui? (mostra o caco de vidro na mão) Isso mata! Vocês receberão seu dinheiro de volta” e abandonou o palco, para desespero dos mais de 20 mil legionários no Ginásio. Depois de 30 minutos de castigo, a banda volta e ao som de “Ainda é Cedo”, Renato faz um improviso questionando o porquê de certas atitudes. Além de avisar que o show rolaria com as luzes acessas. A certa altura, Dado fala com Renato que pediu para que as luzes fossem apagadas. Então, esse histórico show, seguiu até o final sem novos incidentes. Na mais pura catarse e inesquecível para os presentes, tanto a banda quanto o público.  


Dia 10 de Junho

1961 – Nasce em Ohio, EUA, Kimberley Ann Deal, a baixista Kim Deal, do Pixies, além do Breeders, onde também era vocalista. Deal assumiu a baixo do Pixies respondendo a um anúncio e utilizando o instrumento de sua irmã gêmea. Com o hiato nas atividades do Pixies em 1993, a banda retornou em 2004, ela tocou adiante a Breedeers com Tanya Donelly, com quem já havia até gravado uma demo, mesmo com sua principal banda em atividade. Quem também integrou a Breedeers, foi sua irmã Kelley Deal, a mesma que havia lhe emprestado o baixo para o teste no Pixies. 

1966 – Janis Joplin se apresentava pela primeira vez com a banda Big Brother And The Holding Company. O show aconteceu no Avalon Ballroom, São Francisco. Entre as canções apresentadas “Turtle Blues” e “Bye Bye Baby”, além de um clássico do blues “I Know You Rider”. Um ano depois, Janis e sua banda foram convidados para o mítico Festival Monterrey Pop, causando um grande frison.

1966 – Começava em São Francisco o primeiro grande festival norte-americano de música, o Fantasy Fair and Magic Mountain Music Festival. Realizado no Anfiteatro Sidney B. Cushing, o evento durou dois dias com uma programação bem diversificada, que ia de The Doors a Dionne Warwick, aliás, primeira grande apresentação de Morrison e Cia., passando por The Byrds, The Seeds, Jefferson Airplane... O Festival contou com grande apoio da Rádio KFRC 610, que influenciou diretamente na escolha dos artistas. De certa forma, especialmente pelo sucesso de mais de 40 mil pessoas presentes, ele foi o embrionário do Festival Pop de Monterey, realizado um ano depois.

2018 – Num show realizado em Ilha Bela, litoral norte de São Paulo, a banda RPM se apresenta pela primeira vez sem seu vocalista/baixista Paulo Ricardo, substituído por Dioy Pallone. Assim, Dioy e De Luqui dividiram os vocais. Mesmo com uma disputa judicial em andamento a nova formação chegou a lançar os singles “Ah! Onde Está Você?” e “Escravo da Estrada”, em plataformas digitais. Depois desta apresentação a nova formação vem realizando shows e o baterista P. A, que já enfrentava sérios problemas com sua saúde, vindo a falecer em 22 de junho, foi substituído por Kiko Zara.

1935 – É fundado por um médico e um corretor, em Nova York, EUA, o Alcoólicos Anônimos (AA). Um programa visando, inicialmente, a recuperação de alcoólatras com base na programação dos 12 Passos.  Hoje o AA contempla todo e qualquer tipo de dependência química e atende milhares de pessoas em mais de 180 países.



Dia 9 de Junho 

1915 – Nascia em Waukesha, EUA, Lester Willian Polsfuss, mais conhecido como Les Paul, o lendário guitarrista que, por seu virtuosismo, ganhou uma linha de guitarras da fabricante Gibson, a tradicional  Gibson Les Paul. O músico também foi o primeiro artista a realizar uma gravação multicanal, que consistia numa primeira gravação num disco de acetato e na sequência ele tocava novamente acompanhando este disco e assim ia gravando outras camadas da música. Em 12 de agosto de 2009, aos 94 anos, Les Paul morreu vítima de complicações de uma pneumonia, em Nova York.

1941 – Nascia em Leicester, Inglaterra, John Douglas Lord, o tecladista John Lord do Deep Purple e Whitesnake. Lord, ao lado do baterista Ian Peace, são os únicos integrantes a continuar na banda em todas as suas mudanças e formações. Em 2012, vítima de câncer no pâncreas, Lord veio a falecer aos 71 anos.

1947 – Nasce em Walthamstow, Inglaterra, Michael Frederick Box, mais conhecido como Mick Box, guitarrista do Uriah Heep. Na banda desde sua formação inicial, é o único integrante original da formação de 1969, Box também tocou no Spice e The Stalkers, e em ambas ao lado de David Byron, vocalista e parceiro no Uriah Heep.

1969 – The Rolling Stones demitem o guitarrista Brian Jones. A justificativa para saída de Jones, um dos fundadores da banda, eram os excessos de drogas e álcool. Pouco menos de um mês após sua saída, Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa mais precisamente em 3 de julho daquele mesmo ano.

1972 – Bruce Springsteen assinou seu primeiro contrato com a Columbia Records, por intermédio de John Hammond, o mesmo homem que havia descoberto, uma década antes, Bob Dylan. Contrato assinado, Bruce trouxe boa parte de sua conhecida E Street Band. Seu álbum de estreia foi lançado no ano seguinte, Greetings From Asbury Park, N.J.


Dia 8 de Junho 


1955 – Nasce em Londres, Inglaterra, Jonathan Michael King, mais conhecido como Jon King, vocalista, letrista e fundador da banda pós-punk Gang Of Four.  Posterior ao Gang, Jon também compôs músicas para cinema e TV como, por exemplo, Karate Kid de 1984. Ele não se juntou à banda quando de seu retorno a partir de 2004.

1975 – Talking Heads faz, no lendário no CBGB, a sua primeira grande apresentação. Na ocasião, eles abriram o show dos Ramones.

2017 – Morre na Bahia, Karl Hummel, guitarrista do Camisa de Vênus desde sua formação até o ano de 2014, quando deixou a banda antes mesmo da turnê de 2015 em comemoração aos 35 anos de banda. Com o Camisa, Hummel gravou cinco álbuns de estúdio e mais três trabalhos ao vivo. A exemplo de P. A. Pagini, baterista do RPM, Hummel também teve sua morte anunciada dias antes de forma errônea. O músico enfrentava problemas no fígado e tinha 58 anos.


Dia 7 de Junho 

1958 – Nasce em Minneapolis, EUA, Prince Rogers Nelson, ou simplesmente o multi-instrumentista Prince. Começou sua carreira em 1975, como guitarrista de uma banda de um primo, a 94 East. Ainda nos 1970 conseguiu assinar com a Warner, garantindo total liberdade em seus três primeiros álbuns. De lá até a sua morte foram mais de 40 lançamentos, sempre transitando pelo Rock, Pop, New Wave, Funk, R&B, Soul, enfim, um artista impossível de rotular. De tão impossível de rotular e excêntrico chegou a se auto-proclamar um símbolo impronunciável.

1963 – Foi lançada a primeira gravação dos Rolling Stones. A canção escolhida é um cover de Chuck Berry, “Come On”. Já para o nome do grupo, seus integrantes se inspiraram numa música de Muddy Waters, “Rollin´Stone”.

1967 – Nasce em Santa Monica, EUA, David Michael Navarro, ou Dave Navarro guitarrista do Jane´s Addiction e por um período também do Red Hot Chilli Peppers. No Jane´s desde praticamente seu início, Navarro deixou a banda entre 1994 e 2001, quando tocou com o Chilli Peppers.

1989 – Morre no Rio de Janeiro a cantora Nara Leão. Criada num ambiente frequentado por mestres da Bossa-Nova. Sua estreia aconteceu em 1963, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lira, em Pobre Menina Rica. Politicamente de esquerda, em 1966 levou o Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), com a canção “A Banda”, de Chico Buarque de Holanda. Ao longo da carreira, gravou mais de 20 álbuns. Nara foi vítima de tumor cerebral, morrendo com apenas 47 anos. Ela nasceu na capital Capixaba Vitória, no dia 19 de janeiro de 1942.


Dia 6 de Junho 

1941 – Nasce em Nova York, EUA, Steven Siro Vai, o virtuoso guitarrista Steve Vai. Sua primeira banda foi a Hot Chocolate, ao lado de sua irmã, Lilian Vai. Tempos depois tocou em outra banda, a Circus, e, posteriormente, tocou com Frank Zappa. A partir dos anos 1980 desenvolveu sua carreira solo, com 10 álbuns de estúdio.

1965 – Um mês após Keith Richards compor a canção, num quarto de hotel durante a madrugada, os Rolling Stones lançam o compacto “(I Can´t Get No) Satisfaction”, um de seus maiores clássicos.

1972 – Lançado o álbum fundamental na carreira de David Bowie, o lendário The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And Spiders Form Mars. A gravação do disco ocorreu entre setembro de 1971 a janeiro de 1972, e a produção ficou a cargo de Ken Scott, engenheiro de som num dos lançamentos dos Beatles, e do próprio Bowie.

1949 – Foi lançado o clássico 1984, de Eric Arthur Blair, mas que ficou conhecido mesmo, como George Orwell. O escritor do também consagrado A Revolução dos Bichos, marcou definitivamente seu nome como um dos principais escritores de todos os tempos após 1984. O trabalho é uma crítica ao perigo de um estado absolutamente controlador em todos os sentidos. O chamado Grande Irmão já antecipava a necessidade atual de vigilância sobre à vida alheia. Esta foi a última publicação de Orwell, que faleceu em Londres, em 21 de janeiro de 1950, vítima de tuberculose, aos 46 anos.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/1nHxGySjBz52D8U5Z7AkRg?si=5YFMjnSISTOycvFmRoxV0Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário