terça-feira, 11 de junho de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Dia 5 de Junho


1941 – Nasce no Rio de Janeiro Erasmo Esteves, mais conhecido como Erasmo Carlos, O Tremendão. Ao lado de Roberto Carlos, o maior expoente da chamada Jovem Guarda e um dos roqueiros mais respeitados do Brasil. Ao contrário de Roberto, Erasmo não enveredou por baladas e músicas fáceis, sempre lançou discos conceituais, flertando com soul, bossa-nova... Além da carreira solo, Erasmo também tocou nos Sputnikis (com Tim Maia e Roberto Carlos), The Boys Of Rock, The Snakes (também com Roberto) e Renato e Seus Blue Caps.  Sua obra contempla 29 álbuns de estúdio e mais cinco discos ao vivo, além de inúmeras compilações, em mais de cinco décadas de carreira.

1946 – Nasce em Governador Valadares, Minas Gerais, Wanderléa Charlup Boere Salim, a cantora Wanderléa, um dos nomes mais expressivos da Jovem Guarda. Ela gravou seu primeiro compacto aos 16 anos. De lá pra cá, lançou 17 álbuns. Seu último lançamento aconteceu em 2016, Vida de Artista (músicas de Sueli Costa).

1999 – Nos dias 5 e 6, Os Paralamas do Sucesso gravaram, no Parque Lage, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, o seu Acústico MTV. O projeto contou com a participação especial do guitarrista Dado Villa-Lobos, ex-Legião Urbana, em todas as faixas. Além do amigo dos tempos de Brasília, outra participação foi a de Zizi Possi, na canção "Meu Erro". Dado Villa-Lobos também acompanhou a banda na turnê de divulgação do álbum.



Dia 4 de Junho


1983 – O Motörhead lança Another Perfect Day, seu sexto álbum de estúdio. O primeiro com o guitarrista Brian Robertson (Thin Lizzy), que substituiu Eddie Clarke, ainda na tour de 1982, na divulgação do disco Iron Fist. Para muitos críticos, um dos discos mais importantes da carreira do grupo.

1984 – Lançado o aclamado álbum Born In The U.S.A., de Bruce Springsteen. Seu disco de maior sucesso comercial e com boa recepção da crítica. Ao contrário do que sugere, seu título é uma crítica, especialmente, a maneira como a sociedade americana trata seus veteranos de guerra. Destaques para “Dancing In The Dark”, “Glory Days”, “I´m On Fire”, “Downbound Train”, e, claro, “Born In The U.S.A”.
                                     


Dia 3 de Junho



1950 – Nasce em Detroit, EUA, Susan Kay Quatrocchio, a vocalista e baixista do grupo Suzi Quatro. A partir de 1971, Suzy migrou para a Inglaterra após ser descoberta pelo produtor Mickie Most. Ao longo de sua carreira a frente da banda, foram 15 álbuns gravados, sendo lançado o último trabalho em 2011, In The Spotlight.


1964 – Nasce em Los Angeles, EUA, Kerry Ray King, o guitarrista Kerry King, do Slayer. Co-fundador do grupo, ao lado de Jeff Hanneman em 1981, King tem fortes influências de Eddie Van Halen, Tony Iommi, Ritchie Blackmore, Dave Murray...  



Dia 2 de Junho


1941 – Nasce em Londres, Inglaterra, Charles Robert Watts, o baterista Charlie Watts dos Rolling Stones. Dono das baquetas do grupo desde de início de sua formação, Charlie sempre primou pela simplicidade, mas sempre perfeito no som do grupo. Em 2004 foi diagnosticado com câncer na garganta, devidamente curado após tratamento à base de radioterapia. 

1980 – Nasce no Rio de janeiro Fabrizio Moretti, baterista da banda índie The Strokes. Moretti se mudou para Nova York ainda aos três anos de idade. Na Dwight School, conheceu seus futuros parceiros Julian Casablanca (vocal) e Nick Valensi (guitarra). Depois que deixaram a escola, Nikolai Fraiture (baixo) e Albert Hammond Jr. (guitarra), juntaram-se ao trio para formarem o The Strokes, pelo qual já gravaram cinco álbuns de estúdio. Moretti também desenvolveu o projeto Little Joy, ao lado de Rodrigo Amarante (Los Hermanos) e Binki Shapiro, gravando o auto-intitulado disco de estreia. 

1993 – Os Paralamas do Sucesso tocam no Teatro Paris, capital francesa, abrindo show para o guitarrista Brian May, ex-Queen. O episódio rendeu uma boa relação entre eles, tanto que no final do mesmo ano, a banda embarcou à Inglaterra para finalizar o álbum Severino, com participação do próprio May na canção "El Vampiro Bajo El Sol".  

2008 – Morre em Archer, na Flórida, EUA, o cantor, guitarrista e compositor Bo Diddley, influente nome na junção Blues e Rock and Roll. Seu primeiro álbum foi o auto-intitulado lançado em 1958. A partir dali, foram mais 23 trabalhos de estúdio, além de participações em trabalhos de outros artistas. Diddley tinha 79 anos e foi vítima insuficiência cardíaca. O músico influenciou artistas como Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones...    


Dia 1 de Junho

1943 – Nasce no Rio de Janeiro Newton Alvarenga Duarte, mais conhecido como Big Boy, o DJ que revolucionou a linguagem de rádio no Brasil. Com uma comunicação mais jovem e próxima do ouvinte, Big Boy fez sua história na AM, primeiro na Rádio Mundial Am, Rio de Janeiro, e também na Excelsior AM, em São Paulo. Big Boy foi vítima de um forte ataque de asma, que o levou a morte, num hotel de São Paulo, com apenas 33 anos. Dono de uma grande coleção de discos, mais de 20 mil com predominância Rock and Roll, ele foi o primeiro disc jockey a tocar, por exemplo, The Beatles, no Brasil.

1947 – Nasce em Middlesex, Inglaterra, Ronald David Wood, o multi-instrumentista Ron Wood, de passagens pelo The Birds (banda inglesa de R&B), Face, Jeff Beck Group, e, especialmente, guitarrista dos Rolling Stones, em substituição ao amigo Mick Taylor, a partir de 1975 durante as gravações do álbum Black and Blue, onde permanece até hoje. Antes mesmo de entrar na banda, já havia colaborado com Mick Jagger na composição do clássico “It´s Only Rock´n Roll (But, I Like it)”.

1960 – Nasce em Surrey, Inglaterra, Simon Jonathan Gallup, o baixista Simon Gallup da banda The Cure. Integrante do The Cure desde 1979, Gallup chegou a deixar a banda em duas oportunidades. A primeira entre 1982 e 1984, enquanto que a segunda em 1992, por questões de saúde, ficou meses afastado. Até aqui, ao lado de Robert Smith, são os membros mais longevos da banda. Em 2019, The Cure está em turnê comemorando ao 30º aniversário do belíssimo álbum Desitegration. 

1963 – Nasce em Manchester, Inglaterra, Michael Adrian Paul Joyce, o baterista Mike Joyce do The Smiths. Depois do fim dos The Smiths, Joyce chegou a participar do primeiro álbum solo do Morrissey. Em 1996, o baterista processou a dupla Morrissey & Marr por royalties, vencendo a causa de mais de £$ 1mi.

1967 – Lançado um dos álbuns mais influentes de todos os tempos, Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, The Beatles. Um disco conceitual das canções à capa. Um trabalho importantíssimo, no sentido de o grupo ter atingido a maioridade, como o próprio Paul disse três décadas depois do lançamento “nós não éramos mais meninos. Nós éramos homens”. Pra muitos, o mundo nunca mais foi o mesmo.

1969 – Em viagem a Montreal, Canadá, e hospedados no Hotel Queen Elizabeth, quarto 1742, John Lennon e Yoko Ono gravam “Give Peace a Chance”, que ficou marcado como o hino pacifista norte-americano. 

1974 – Nasce em Ottawa, Canadá, Alanis Nadine Morissette, a cantora e compositora Alanis Morissette. Alanis lançou seus dois primeiros álbuns somente no Canadá, Alanis e Now Is The Time, em 1991 e 1992, respectivamente. Mas foi a partir de 1995, com o Jagged Little Pill, que Alanis deslanchou, com mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo. A partir daí, foram mais cinco trabalhos de estúdio, sendo o último lançado em 2012.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/5fhf9pEoRjIjoQdJtYJi2Q?si=KiWEUHYiRGee3BJ-fj5oLg

Nenhum comentário:

Postar um comentário