quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 19 de Agosto

1945 – Nasce em Londres, Inglaterra, o vocalista Ian Gillan, de passagem mais marcante pelo Deep Purple. Gillan juntou-se a Ritchie Blackmore & Cia., em 1969. Essa primeira passagem durou quatro anos. Seguiu carreira solo, andou pelo Black Sabbath e retornou ao Purple em 1984, permanecendo até 1989. Em 1993 novo retorno ao Purple.

Até aqui Gillan gravou 15 álbuns de estúdio com o Deep Purple; 17 discos solos ou com a Gillian Band, além de um disco com o Black Sabbath.

1951 – Nasce em Leicester, Inglaterra, John Richard Deacon, o baixista do Queen John Deacon. Sendo o último a entrar na banda, e também o mais jovem, não se limitava a ser mais um e participava ativamente das composições, tanto que é autor de grandes hits como “You´re My Best Friend”, “I Want to Break free” e “Another One Bites the Dust”.  Quando trabalhavam em estúdio, Deacon tocava guitarra, piano, violão, sintetizadores, além de seu baixo.

Após a morte de Freddie, Deacon foi saindo de cena e há muito não se envolve com os trabalhos dos ex-colegas, preferindo curtir sua família, em Londres.

1989 – Lançado o álbum A Panela do Diabo, da dupla Raul Seixas e Marcelo Nova. Infelizmente, Raul faleceu dois dias depois deste lançamento e nem pode desfrutar da obra. Desde o ano anterior os dois vinham excursionando pelo Brasil, o que para muita gente próxima a ele ajudou a acelerar a morte de Raul, pela vida pouco saudável que se leva na estrada.

Uma curiosidade é que a turnê já havia começado, em São Paulo, mesmo antes deste lançamento. Raul e Marcelo tocaram juntos pela última vez em Brasília, dia 13 de agosto, no Ginásio Nilson Nelson. Destaques do disco para “Pastor João e a Igreja Invisível”, “Carpinteiro do Universo”, “Rock´n Roll” e “Quando Eu Morri”.


Dia 18 de Agosto

1962 – Ringo Starr estreava oficialmente como dono das baquetas dos Beatles em substituição a Pete Best, num show na pequena cidade de Merseyside, Inglaterra. Ringo já havia tocado com a banda em Hamburgo, em 1960, mas apenas quebrando um galho. 

Já nesta oportunidade no, Hulme Hall, ele entrava oficialmente na banda.

1975 – Lançado o terceiro álbum do grupo O Terço, Criaturas da Noite. Considerado um dos melhores trabalhos do grupo, o disco traz forte influência do convívio que tiveram com Sá & Guarabira, quando foram convidados a acompanhá-los. Aliado a isso, soma-se a entrada de Flávio Venturini, em 197.

O disco também contou com a colaboração do grande maestro Rogério Duprat. Os destaques do álbum são o clássico “Hey Amigo”, “Queimadas”, “Ponto Final”, “Jogo das Pedras” e a faixa-título, composta por Venturini.

1977 – Acontecia o primeiro show do The Police com a clássica formação: Sting, baixo e vocal, Andy Summers, guitarra, e Stewart Copeland, bateria. A apresentação ocorreu no Rebecca’s Club, na cidade de Birmingham, Inglaterra. Na tentativa de fazer um som punk, eles tocaram 15 músicas em mais ou menos 12 minutos. 

The Police ainda buscavam sua própria identidade. Já o público ficou atônito, sem saber o que tinha acontecido.

1988 – Durante duas semanas, de quinta a domingo, Os Paralamas do Sucesso chegavam ao Canecão, no Rio de Janeiro, para lançarem o álbum Bora Bora.  Estes shows marcaram as estreias dos músicos de sopro, incorporados ao som do grupo naquele disco. De lá pra cá, a sessão de metais se tornou peça importante na engrenagem Paralâmica.

Se o disco Selvagem? apontava um caminho, Bora Bora ampliava ainda mais esse horizonte.  



Dia 17 de Agosto

1960 – The Beatles iniciam sua jornada pela cidade de Hamburgo, Alemanha. Eles foram convidados a tocarem no Indra Club. Naquele instante, eles eram um quinteto composto por John, Paul, Ringo, Stuart Sutcliffe, baixo, e Pete Best, bateria. Aliás, George Harrison tinha que mentir sobre sua idade, pois só tinha 17 anos. Já Stuart Sutcliffe não voltou a Liverpool com seus colegas, pois preferiu permanecer na Alemanha, ao lado de sua namorada Astrid Kirchherr. 

1987 – Lançamento da coletânea Substance, do New Order. O álbum duplo tinha uma capa minimalista branca apenas com o nome da banda, o nome do disco e mais o ano 1987. Um álbum feito pra invadir as pistas e fazer você dançar como louco. O clássico “Blue Monday” detinha o recorde de single mais vendido de todos os tempos.

Ali temos uma banda pós-punk, gótica, new wave, indie, pop... Um baixo visceral, uma voz inquietante, uma bateria bate-estaca e um teclado que harmoniza tudo... Enfim, New Order é uma síntese de ótima música. Indiscutível também que todas as vertentes de música dançante passam, obrigatoriamente, pelo New Order. 

1988 – Cazuza fazia no Aeronta, em São Paulo, o lançamento de seu melhor álbum, Ideologia. Com shows que foram de quarta-feira a domingo, Cazuza retornava aos palcos depois de mais de um ano de ausência.

Com direção de Ney Matogrosso, além de apresentar as músicas daquele último trabalho, as apresentações também lembravam de antigos sucessos do cantor e compositor. Este mesmo show, quando chegou ao Canecão em outubro, foi gravado e lançado no ano seguinte como o disco vivo O Tempo Não Para



Dia 16 de Agosto

1958 – Nasce em Michigan, EUA, Madonna Louise Veronica Ciccone, ou simplesmente Madonna. Tida como a Rainha do Pop, seu primeiro álbum solo já estreou com cinco singles. Ao longo dos anos a cantora foi ganhando espaço, lançando grandes discos e causando polêmicas, como por exemplo, o enfrentamento a igreja com o clip de “Like a Prayer”.

Além da música, Madonna também estrelou algumas produções cinematográficas como Evita. Uma marca da cantora, sempre foi sua personalidade. Madonna não se furta a falar de temas polêmicos, como direito das minorias sexuais, preservação do meio ambiente...

1977 – Falecia em sua residência, a lendária mansão Graceland, o Rei do Rock Elvis Presley. Seu corpo foi encontrado por sua namorada, Ginger Alden, por volta das 14h. Elvis foi levado ao hospital, onde sua morte foi confirmada. 

Segundo relatos, Elvis teria passado um dia absolutamente normal no dia 15. Chegou a ir ao seu dentista por volta das 11 da noite. Chegando em casa tocou um pouco de piano e foi dormir por volta das 5 da manhã. Ele foi encontrado no banheiro de sua suíte. Oficialmente sua morte ocorreu por um colapso fulminante associado a disfunção cardíaca. Elvis tinha somente 42 anos.

O Rei do Rock deixou seu legado com uma obra que contempla 24 álbuns de estúdio, seis discos ao vivo, dezenas de compilações, além de inúmeros papeis no cinema. Seu carisma e talento ainda reverberam como se estivesse em plena atividade.


Spotify 



sábado, 15 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 15 de Agosto

1969 – Entre os dias 15 e 17, numa fazenda da cidade de Bethel, aconteceu o maior festival musical de toda a história, o Woodstock Music & Art Fair, com o lema 3 Dias de Paz. Aqueles shows representaram o ponto alto da contra-cultura norte-americana, elevando o conceito Paz e Amor.

Encorajados pelo sucesso do Monterey Pop Festival do ano anterior, os organizadores  Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld, resolveram arriscar, mas não tinham a menor ideia de que quase meio milhão de pessoas estariam presentes. O local, claro, não tinha a menor estrutura, porém estas condições era o que menos importava. Mais de 30 artistas subiram ao palco, cabendo a Jimmy Hendrix encerrar o Festival, mas já na manhã de segunda-feira, devido a inúmeros atrasos de outros artistas.

Ano passado houve várias tentativas de se comemorar os 50 anos do Festival, mas todas foram em vão.

Set das Bandas:

Sexta-feira –  15/8

·         Richie Havens;

·         Swami Satchidananda;

·         Sweetwater;

·         Bert Sommer;

·         Tim Hardin;

·         Ravi Shankar;

·         Melanie;

·         Arlo Guthrie;

·         Joan Baez.

 

Sábado    16/8

·         Quill;

·         Country Joe McDonald;

·         Santana;

·         John Sebastian;

·         Keef Hartley Band;

·         Canned Heat;

·         Mountain;

·         Grateful Dead;

·         Creedence Clearwater Revival

·         Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band

·         Sly & the Family Stone

·         The Who;

·         Jefferson Airplane.

Domingo    17/8

·         Joe Cocker e The Grease Band;

·         Country Joe and the Fish;

·         Ten Years After;

·         The Band;

·         Johnny e Edgard Winter;

·         Blood, Sweat & Tears;

·         Crosby, Stills, Nash & Young;

·         Paul Butterfield Blues Band;

·         Sha-Na-Na;

·         Jimi Hendrix.


1986 – No charmoso Noites Cariocas, Morro da Urca no Rio de janeiro, a Legião Urbana começava a turnê de lançamento do álbum Dois. Foram três fins de semana, sendo o terceiro de shows extras, seguidos com direito a casa cheia. É de uma destas apresentações a versão de “Ainda é Cedo/Gimme Shelter”, incluída no disco Música P/ Acampamento, lançado em 1992.

E pensar que alguns anos antes a mesma Legião subiu ao palco para quase ninguém.



Spotify


sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 14 de Agosto

1980 – Aconteceu no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, o I Rio Jazz Monterey Festival, com consagrados nomes do jazz mundial, como Al Jarreau, John McLaughlin, Weather Report, George Duke, além de grandes músicos brasileiros do porte de um Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti & Naná Vasconcelos, Jorge Ben e Baby Consuelo. A honra de abrir a festa coube a Rio Jazz Orchestra. Os shows aconteceram entre os dias 14 e 17, todos com ótimo público.


1989 – Os Paralamas do Sucesso começavam as gravações do álbum Big Bang, seu quinto de estúdio. Já devidamente estabelecidos como uma banda sem limites para explorar ritmos diversos, este trabalho também traz ótimos momentos como “Perplexo”, “Dos Restos”, “Pólvora”, a bossa-nova “Nebulosa do Amor” e “Lanterna dos Afogados”, o grande hit do disco.

A bolacha foi lançada em novembro do mesmo ano.  



Dia 13 de Agosto

1987 – O Twisted Sister lançava seu quinto álbum, Love Is For Suckers. O trabalho, na verdade, era uma espécie de despedida da banda, pois não houve turnê de divulgação e um ano depois a banda decidiu se dar um tempo em suas atividades. O disco tem bons momentos como a própria faixa-título, “Tonight” e “Yeah Right!”.

O Twisted voltou a se reunir em ocasiões especiais e ainda gravou mais dois álbuns de estúdio e quase uma dezena de discos ao vivo.

1999 – Chega aos cinemas Detroit Rock City, filme que conta a história de quatro garotos fanáticos pelo Kiss e que vivem uma verdadeira epopeia para assistir ao show da banda em Detroit.

O filme se passa ao final dos anos 1970, onde há o embate Rock X Discoteca. Absolutamente descompromissado, o filme é uma ótima comédia, além de possuir uma grande trilha sonora.


Spotify

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 12 de Agosto

1949 – Nasceu em Glasgow, Escócia, Mark Freuder Knopfler, o guitarrista, compositor e cantor Mark Knopfler, do Dire Straits. Mark fundou a banda ao lado do irmão caçula, David Knopfler, em 1977. Já no primeiro trabalho veio o grande hit “Sultans of Swing”, que caracterizava especialmente seu jeito peculiar de tocar guitarra, dedilhado ao invés de palhetadas. Aliás, “Sultans of Swing” já estava no repertório da primeira demo-tape do grupo ao lado de outras quatro canções.

Em 1985, em seu quinto álbum, O Dire Straits lançou seu disco de maior sucesso, o Brothers In Arms. Foram quase 20 anos de estrada até que em 1995, Mark resolveu seguir carreira solo. Desde então são nove discos solos, trilhas de filmes e inúmeros trabalhos com outros grandes artistas como Eric Clapton, Bob Dylan, Bryan Ferri, James Taylor, Elton John e muitos outros. 

Seu último álbum lançado foi em 2018, Down the Road Wherever.

1985 – Mick Jagger e David Bowie lançavam o single "Dancing in the Street".  Originalmente a ideia era tocá-la apenas no Live Aid, daquele mesmo ano, com Bowie em Wembley, Londres, enquanto Jagger a cantaria da Philadelphia. Só que eles não contavam com um delay de um segundo que simplesmente inviabilizou a ideia. A solução foi colocar um vídeo de ambos cantando a canção. Ainda em agosto o single chegou ao número 1, no Reino Unido, e 7º nos Estados Unidos.

"Dancing in the Street" foi originalmente gravada pelo grupo Martha and the Vandellas, em 1964. 

1991 – O Metallica lançava seu famoso e controverso Black Album. Ao escolherem o produtor Bob Rock, o mesmo que já havia trabalhado com Bon Jovi e Möntley Crüe, já sinalizavam que queriam algo mais comercial. Os fãs mais radicais não os perdoaram, mas a iniciativa rendeu muito mais ganhos que perdas e o Metallica deixava de ser uma banda conceituada no mundo do Heavy Metal para ser uma banda mainstream. 

Além da faixa de abertura, “Enter Sandman”, duas baladas viraram os grandes hits do disco: “The Unforgiven” e “Nothing Else Matters”.   


  


Dia 11 de Agosto

1956 – Lançado o compacto mais vendido durante toda a década dos anos 1950. O autor da proeza, claro, foi Elvis Presley com as canções “Don´t Be Cruel” e “Hound Dog”.


1990 – Depois de quatro meses na estrada e uma apresentação para mais de 50 mil pessoas no Jockey Club Arena, no Rio de janeiro, a Legião Urbana finalmente chegava a São Paulo com a turnê As Quatro Estações, para duas apresentações no estádio Palestra Itália. Com todos os ingressos vendidos, o primeiro show apresentou uma carga absurda de ingressos falsos, segundo a PM o público girou em torno de 60 mil pessoas, que só foi percebida quando não cabia mais ninguém dentro do estádio, mas as filas davam voltas no quarteirão. Por conta disso a banda teve que atrasar a entrada no palco em quase uma hora.

Em homenagem a capital paulista o show começou com “Fábrica”, que não fazia parte do repertório original da tour. Na ocasião, a MTV, que estava chegando ao Brasil, foi conferir de perto a relação público e banda.

No dia seguinte, um domingo de Dia dos Pais, outro show impecável, dessa vez sem ingressos falsos. Aliás, é da apresentação do domingo a quase totalidade das canções do álbum As Quatro Estações Ao Vivo, lançado em 2004.




Spotify



segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

 

Dia 10 de Agosto

1947 – Nasce em Dunfermline, Escócia, Ian Scott Anderson, o músico , compositor e vocalista Ian Anderson do Jethro Tull. Anderson está no grupo desde seu início, e lá se vão mais de 50 anos, incluindo o lançamento de 50th Aniversary Collection, de 2018. 

Anderson também inovou ao incluir a flauta ao som do Jethro Tull que passou do Blues e Jazz Fusion, a Hard Rock e Progressivo.

1979 – Lançado o quinto álbum de Michael Jackson, Off The Wall. Este foi o primeiro trabalho produzido por Quince Jones e o disco que significou a guinada na trajetória de Jackson. A partir deste lançamento, Jackson mostrou um lado mais pop capaz de conciliar vários estilos e que acabou se tornando sua marca registrada. 

Já a partir deste trabalho Michael Jackson tomou de assalto as paradas dos Estados Unidos e Europa com cinco singles entre as mais tocadas, com maior destaque para “Don´t Stop ´Til You Get Enough”, aquela da abertura do antigo Vídeo-Show, “Rock With You”, além da própria faixa-título.

1984 – Mais uma vez a Legião Urbana se apresentava no Circo Voador, mas com uma mudança significativa. Aquele show marcava a estreia de Renato Rocha, o Billy ou Negrete, no baixo, substituindo o próprio Renato Russo que queria mais liberdade pra cantar. 

Há também outras duas versões para a entrada de um novo baixista: uma parte de uma suposta tentativa de suicídio de Renato Russo ao cortar os próprios pulsos, enfrentando assim dificuldades para tocar. Outra conta que a gravadora EMI-Odeon ao descobrir que a banda era um outro trio “com um cara que canta e usa óculos", igual aos amigos e padrinhos Paralamas, sugeriu a mudança.

1985 – Michael Jackson comprava todo o catálogo da ATV Music pela bagatela de US$ 47,5 milhões. Junto ao pacote, estava uma parte significativa das canções dos Beatles.  

1988 – Lançado o álbum Carnaval, do Barão Vermelho, o sexto trabalho da banda. O nome é até contraditório por tratar-se de um disco de rock básico, com muita guitarra, baixo e bateria, apesar de instrumentos de sopro e até cítara na bela “Nunca Existiu o Pecado”. 

O Barão também se valeu de parcerias entre Frejat e os Titãs Paulo Miklos e Arnaldo Antunes, enquanto o baixista Dé compôs com Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii. A partir da turnê deste disco o Barão lançaria seu primeiro disco ao vivo, o Barão ao Vivo, em 1989, gravado na extinta casa de shows Dama Xoc, em São Paulo.

1989 – Lobão lançava seu quinto trabalho solo, Sob o Sol de Parador. Gravado enquanto o músico aguardava julgamento de habeas corpus, para livrar-lhe de cumprir pena em regime semi-aberto por posse de drogas em 1987, Lobão deu uma escapadinha a Los Angeles, via Argentina, já que não podia deixar o país, para contar com a produção de Liminha.

O disco trouxe o mega-hit “Essa Noite Não (Marcha Ré em Paquetá)” e “Panamericana (Sob o Sol de Parador)”, além de sua última parceria com Cazuza, a faixa “Azul e Amarelo”.



Dia 9 de Agosto

1940 – Louis Jordan e His Tympany Five gravam “Saturday Night Fish Fry”. Na opinião de ninguém menos que Chuck Berry, este hit é que deu o start ao Rock and Roll.

1962 – Nasce no Rio de Janeiro Flávio Augusto Goffi Marquesini, mais conhecido como o baterista do Barão Vermelho Guto Goffi. Ao lado do amigo e tecladista Maurício Barros, Guto fundou a banda Barão Vermelho, umas das mais importantes do Rock Brasil.

Marcada por duas saídas de seus vocalistas, Cazuza e Frejat, Guto é o único músico que jamais deixou a banda, estando presente em todos os 20 álbuns, entre ao vivo e estúdio, lançados pela banda.

1984 – O grupo Magazine lançava o compacto com a música “Tic-Tic Nervoso”, no lado A, e “Atentado ao Pudor”, no lado B. De autoria de Antonio Luiz e Marcos Serra, na primeira vez que Kid Vinil a ouviu, numa versão demo com voz e violão, ele simplesmente jogou-a na lata do lixo. Os músicos Lu e Trinkão, baixista e baterista respectivamente, a resgataram da lixeira e assim que a ouviram começaram a encher o saco do Kid Vinil para gravá-la. Dias depois, Kid sonhou que estava no Programa Qual é a Música?, de Silvio Santos, e com a música toda na cabeça. No dia seguinte decidiu que a gravaria. No entanto, como ele já manifestara não ter gostado dela a Antônio Luiz, este já havia liberado para a banda Spray.

Mesmo assim, Kid insistiu até receber o aval de Antônio e foi gravar com Liminha. As duas versões ficaram prontas ao mesmo tempo. Tanto WEA, atual Warner do Magazine, quanto a Copacabana, da banda Spray, mandaram suas versões as rádios, simultaneamente. Por já ter o grande sucesso de “Sou Boy”, e WEA ser uma gravadora major, as rádios preferiram a versão do Magazine, que ainda entrou na trilha da novela Livre Para Voar. O disquinho saiu com arte do genial cartunista Angeli, em sua capa.

1986 – O Queen fazia sua última apresentação com Freddie Mercury. O show aconteceu em Knebworth Park, Inglaterra. O público foi estimado em torno de 120 mil pessoas, encerrando a turnê Magic Tour, depois de 26 apresentações em apenas 32 dias, percorrendo 11 países europeus.

No ano seguinte Freddie Mercury foi diagnosticado portador do vírus HIV e a banda não saiu mais em turnê, mesmo tendo lançado mais dois álbuns ainda com o vocalista.

1986 – O Motörhead lançava o seu sétimo álbum, Orgasmatron. Após uma reestruturação na banda, com a entrada de Phill Campbell e Würzel, guitarras, e Pete Gill, bateria, este disco foi o primeiro gravado com a banda formada por um quarteto.

Spotify


domingo, 9 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Por conta do Dia dos Pais posto aqui um texto que escrevi, para a mesma ocasião em 2005, no jornal Correio da Região, do qual era colunista. 

Aproveito para me solidarizar a mais de 100 mil famílias atingidas pelo Coronavirus, mas que pra muita gente, especialmente algumas autoridades, parece que não está acontecendo nada. Para ser ter uma ideia da dimensão desse número é como se todas as pessoas que foram as estes dois shows da Legião Urbana em São Paulo naquele fim de semana, tivessem morrido de março pra cá.  


"Aos Pais de ontem, hoje, amanhã e sempre. Feliz Dia do Pais!" 


Depois de dois longos anos de espera – a última apresentação havia acontecido em 19 de julho de 1988, no terceiro aniversário da revista Bizz –, finalmente a Legião Urbana voltava à capital paulistana. “São Paulo sempre recebeu a Legião super bem”, declarava o guitarrista Dado Villa-Lobos, durante a passagem de som.   

Com o estrondoso sucesso do álbum As Quatro Estações – nada menos do que seis canções eram hits até aquele momento –, a organização ousou e marcou duas apresentações para o Palestra Itália, estádio do Palmeiras. Além do sucesso radiofônico, havia o respaldo da apresentação carioca no Jockey Club Arena, presenciado por mais de 50 mil pessoas. Na ocasião, além da própria banda, havia a comoção da morte de Cazuza, no mesmo 7 de julho. Naturalmente, o cantor foi homenageado e reverenciado por Renato Russo como se estivesse na plateia.

Por uma feliz coincidência, as datas paulistanas coincidiram com o fim de semana do Dia dos Pais, 11 e 12 de agosto. Mais um motivo para tornar o evento especial. No sábado as filas começaram as 6h da manhã – o show estava marcado para as 21h30 -, demonstrando a mítica de uma banda que nasceu para ser diferente. Uma carga de ingressos falsos provocou superlotação do estádio, obrigando o grupo a subir ao palco com uma hora de atraso. Segundo números da Polícia Militar de São Paulo, cerca de 100 mil pessoas compareceram aos dois shows. As filas tomavam todo o quarteirão formado pelas avenidas Pompéia, Antártica e Francisco Matarazzo e ainda as ruas Turiassu e Padre Antonio Tomaz, que contornam o estádio.

Na cidade-trabalho nada mais apropriado do que começar a apresentação com Fábrica, a partir dali foram duas horas de cumplicidade entre banda e público. Embora Renato não gostasse desse tipo de tratamento, era impossível se referir a uma apresentação da Legião como mais um show. Primeiro, porque eles eram raros, depois o próprio Renato fazia   questão   de   se   dirigir   ao público como a um amigo. Alguém que você confidencia segredos, compartilha coisas boas e também as ruins, enfim, dá sem esperar nada em troca, a não ser carinho e atenção – inclusive subiu ao palco com um buquê de flores à plateia.

Quanto ao Set List, quase perfeito. Seguindo basicamente o roteiro de toda a turnê, a diferença entre as duas noites ficou por conta de Faroeste Caboclo apresentada apenas no domingo. Mas como não sentir a falta de Andréa Dória, Sete Cidades, Acrilic On Canvas, Baader... No palco a banda estava reforçada pelos músicos Bruno Araújo (contra-baixo), Fred Nascimento (Violão) e Mu (Teclados). Além do belo tratamento na iluminação de Maneco Quinderé, renomado profissional do teatro.

O repertório apresentou todas as músicas de As Quatro Estações e boa parte dos Lps anteriores, isso mesmo LPs, coisa que os mais jovens nem conhecem, além das habituais incidentais. Assim eram tocadas Pais e Filhos/Stand by Me, Maurício/She Loves You, Ainda é Cedo/Like a Prayer/Gimme Shelter/Pretty Vacant, Soldados/Faz   Parte   do   Meu   Show/ Clareia/ Help. A Legião ia do lirismo de Monte Castelo ao heavy metal de Feedback Song For A Dying Friend causando a mesma reação na platéia. No show de domingo, durante a execução de Soldados, um dos momentos mais marcantes das duas noites foi quando Renato homenageava ícones da cultura pop, reverenciando-os “Salve Jim Morrison; Salve Raul Seixas; Salve Cazuza; Salve John Lennon ...",  num breve espaço em que o cantor foi recuperar o fôlego, de forma espontânea, a plateia emendou "Salve   Legião. Salve   Legião", emocionando o vocalista.  

O que mais importava à banda naquelas duas noites era que tudo corresse bem. Sem a famosa garrafa de Velho Barreiro, do Ibirapuera. Sem as bombas e a violência desenfreada dos moleques de Brasília. Sem a areia atirada ao palco por alguns animais da Cidade Maravilhosa na pista do Jockey. O público entendeu e nem mesmo o desconforto causado pela enorme derrama de ingressos falsos do sábado, foram  capazes de macular os shows realizados num estádio acostumado a grandes espetáculos. Por lá já tocaram Iron Maiden, David Bowie, Metallica,  Rod Stewart e outros. Nada, no entanto, será igual a este Dia dos Pais.

Como numa verdadeira celebração, ao final das duas apresentações uma grande queima de fogos abrilhantavam a noite da Zona Oeste de São Paulo. Seis poderosos canhões de luzes foram direcionados para os prédios vizinhos, que estavam repletos, como se suas casas fossem uma extensão do estádio. Este Dia dos Pais foi a minha primeira apresentação da Legião Urbana, algo que aguardava com extrema ansiedade, mas que foi devidamente recompensada por um espetáculo primoroso.

Quem teve o privilégio de acompanhar in loco estas apresentações puderam reacender ainda mais a memória, quando do lançamento de As Quatro Estações – Ao Vivo (ah, como isso merecia um DVD!). Para aqueles menos afortunados, é possível ter uma pequena dimensão do que era a banda Legião Urbana ao vivo. 

Renato é inigualável!

Feliz Dia dos Pais.

sábado, 8 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 8 de Agosto

1928 – Nascia em Pittsburg, EUA, Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, o criador da Pop-Art e mentor da banda Velvet Underground. Formado em designer, Warhol foi pra Nova York, trabalhar nas revistas Vogue, Harper´s e The New Yorker. A partir dos anos 1960 passou a explorar sua arte dentro da publicidade, além de trabalhar com cinema. Foi Warhol quem proferiu a famosa frase "No futuro, todos terão os seus 15 minutos de fama". A internet está aí para validar tal afirmação.

Warhol morreu em Nova York, aos 59 anos, vítima de complicações pós-cirúrgica.

1961 – Nasce em Barking, Inglaterra, David Howell Evans, o guitarrista The Edge do U2. The Edge desenvolveu toda sua carreira na banda de origem irlandesa, considerada uma das maiores bandas de todos os tempos. Desde o início de sua formação The Edge criou uma forma peculiar de tocar sua guitarra, tornando seu som bem característico.

Junto ao U2 já são 14 álbuns de estúdio, todos muito bem-sucedidos. Além do U2, The Edge já gravou com B.B. King, Jah Wobble, Johnny Cash, Ronnie Wood e até Rhianna.

1972 – Nasce no Rio de Janeiro Frederico Mello de Castro, conhecido como Fred, baterista da formação clássica dos Raimundos. Na banda desde 1992, Fred sempre foi considerado o cara mais centrado e racional do grupo. 

Ele seguiu com os Raimundos até 2006, retornando na gravação do álbum Acústico, em 2017. Outra banda que Fred também integrou foi o Autoramas, a partir de 2015.



Dia 7 de Agosto

1958 – Nasce em Nottinghamishire, Inglaterra, Paul Bruce Dickinson, o vocalista Bruce Dikson do Iron Maiden. Cantando desde os anos 1970, Dickinson fez parte de algumas pequenas bandas que tocavam na noite britânica. Numa destas bandas, a Samsom, gravou dois discos ainda com alcunha de Bruce Bruce. 

Em 1981 entrou para o Iron substituindo Paul Di´Anno, chegando justamente no álbum emblemático The Number of the Beast.  De lá pra cá já são 11 discos de estúdio. 

Em paralelo à banda lançou seu primeiro trabalho solo em 1990, Tattoed Miliionaire. Desde 1993 decidiu dedicar-se somente ao Iron.

Outra paixão de Dickinson é a aviação, tanto que é ele quem costuma pilotar o avião que leva o Iron a percorrer o mundo em suas turnês.

1971– Frank Zappa gravava seu segundo álbum ao vivo, o Just Another Band Form L. A., no Campus da University of California (UCLA), Los Angeles. O disco foi o 14º trabalho de Zappa e foi lançado em 26 de março de 1972.

2004 – Aconteceu o último show da banda Rodox, no Rock in Rio Café, de Salvador. Havia um enorme desgaste de relacionamento entre seus integrantes, uma vez que o baterista Fernando chutou seu instrumento logo nas primeiras músicas da apresentação. Todos abandonaram o palco e o próprio Fernando voltou um tempo depois para pedir desculpas e comunicar o fim da banda que estava em estúdio preparando seu terceiro disco. 

O Rodox havia sofrido algumas trocas no ano anterior e, pelo jeito, o clima nunca mais foi o mesmo.

Spotify