segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O dia de hoje na história do Rock

 

Dia 10 de Agosto

1947 – Nasce em Dunfermline, Escócia, Ian Scott Anderson, o músico , compositor e vocalista Ian Anderson do Jethro Tull. Anderson está no grupo desde seu início, e lá se vão mais de 50 anos, incluindo o lançamento de 50th Aniversary Collection, de 2018. 

Anderson também inovou ao incluir a flauta ao som do Jethro Tull que passou do Blues e Jazz Fusion, a Hard Rock e Progressivo.

1979 – Lançado o quinto álbum de Michael Jackson, Off The Wall. Este foi o primeiro trabalho produzido por Quince Jones e o disco que significou a guinada na trajetória de Jackson. A partir deste lançamento, Jackson mostrou um lado mais pop capaz de conciliar vários estilos e que acabou se tornando sua marca registrada. 

Já a partir deste trabalho Michael Jackson tomou de assalto as paradas dos Estados Unidos e Europa com cinco singles entre as mais tocadas, com maior destaque para “Don´t Stop ´Til You Get Enough”, aquela da abertura do antigo Vídeo-Show, “Rock With You”, além da própria faixa-título.

1984 – Mais uma vez a Legião Urbana se apresentava no Circo Voador, mas com uma mudança significativa. Aquele show marcava a estreia de Renato Rocha, o Billy ou Negrete, no baixo, substituindo o próprio Renato Russo que queria mais liberdade pra cantar. 

Há também outras duas versões para a entrada de um novo baixista: uma parte de uma suposta tentativa de suicídio de Renato Russo ao cortar os próprios pulsos, enfrentando assim dificuldades para tocar. Outra conta que a gravadora EMI-Odeon ao descobrir que a banda era um outro trio “com um cara que canta e usa óculos", igual aos amigos e padrinhos Paralamas, sugeriu a mudança.

1985 – Michael Jackson comprava todo o catálogo da ATV Music pela bagatela de US$ 47,5 milhões. Junto ao pacote, estava uma parte significativa das canções dos Beatles.  

1988 – Lançado o álbum Carnaval, do Barão Vermelho, o sexto trabalho da banda. O nome é até contraditório por tratar-se de um disco de rock básico, com muita guitarra, baixo e bateria, apesar de instrumentos de sopro e até cítara na bela “Nunca Existiu o Pecado”. 

O Barão também se valeu de parcerias entre Frejat e os Titãs Paulo Miklos e Arnaldo Antunes, enquanto o baixista Dé compôs com Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii. A partir da turnê deste disco o Barão lançaria seu primeiro disco ao vivo, o Barão ao Vivo, em 1989, gravado na extinta casa de shows Dama Xoc, em São Paulo.

1989 – Lobão lançava seu quinto trabalho solo, Sob o Sol de Parador. Gravado enquanto o músico aguardava julgamento de habeas corpus, para livrar-lhe de cumprir pena em regime semi-aberto por posse de drogas em 1987, Lobão deu uma escapadinha a Los Angeles, via Argentina, já que não podia deixar o país, para contar com a produção de Liminha.

O disco trouxe o mega-hit “Essa Noite Não (Marcha Ré em Paquetá)” e “Panamericana (Sob o Sol de Parador)”, além de sua última parceria com Cazuza, a faixa “Azul e Amarelo”.



Dia 9 de Agosto

1940 – Louis Jordan e His Tympany Five gravam “Saturday Night Fish Fry”. Na opinião de ninguém menos que Chuck Berry, este hit é que deu o start ao Rock and Roll.

1962 – Nasce no Rio de Janeiro Flávio Augusto Goffi Marquesini, mais conhecido como o baterista do Barão Vermelho Guto Goffi. Ao lado do amigo e tecladista Maurício Barros, Guto fundou a banda Barão Vermelho, umas das mais importantes do Rock Brasil.

Marcada por duas saídas de seus vocalistas, Cazuza e Frejat, Guto é o único músico que jamais deixou a banda, estando presente em todos os 20 álbuns, entre ao vivo e estúdio, lançados pela banda.

1984 – O grupo Magazine lançava o compacto com a música “Tic-Tic Nervoso”, no lado A, e “Atentado ao Pudor”, no lado B. De autoria de Antonio Luiz e Marcos Serra, na primeira vez que Kid Vinil a ouviu, numa versão demo com voz e violão, ele simplesmente jogou-a na lata do lixo. Os músicos Lu e Trinkão, baixista e baterista respectivamente, a resgataram da lixeira e assim que a ouviram começaram a encher o saco do Kid Vinil para gravá-la. Dias depois, Kid sonhou que estava no Programa Qual é a Música?, de Silvio Santos, e com a música toda na cabeça. No dia seguinte decidiu que a gravaria. No entanto, como ele já manifestara não ter gostado dela a Antônio Luiz, este já havia liberado para a banda Spray.

Mesmo assim, Kid insistiu até receber o aval de Antônio e foi gravar com Liminha. As duas versões ficaram prontas ao mesmo tempo. Tanto WEA, atual Warner do Magazine, quanto a Copacabana, da banda Spray, mandaram suas versões as rádios, simultaneamente. Por já ter o grande sucesso de “Sou Boy”, e WEA ser uma gravadora major, as rádios preferiram a versão do Magazine, que ainda entrou na trilha da novela Livre Para Voar. O disquinho saiu com arte do genial cartunista Angeli, em sua capa.

1986 – O Queen fazia sua última apresentação com Freddie Mercury. O show aconteceu em Knebworth Park, Inglaterra. O público foi estimado em torno de 120 mil pessoas, encerrando a turnê Magic Tour, depois de 26 apresentações em apenas 32 dias, percorrendo 11 países europeus.

No ano seguinte Freddie Mercury foi diagnosticado portador do vírus HIV e a banda não saiu mais em turnê, mesmo tendo lançado mais dois álbuns ainda com o vocalista.

1986 – O Motörhead lançava o seu sétimo álbum, Orgasmatron. Após uma reestruturação na banda, com a entrada de Phill Campbell e Würzel, guitarras, e Pete Gill, bateria, este disco foi o primeiro gravado com a banda formada por um quarteto.

Spotify


Um comentário: