quarta-feira, 27 de maio de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 27 de Maio

1957 – Nasce em Londres, Inglaterra, Susan Janet Ballion, mais conhecida como a Siuoxsie Sioux, líder da Siouxie and The Banshees, grupo do início da cena Punk inglesa, com sólida carreira registrada em 11 álbuns de estúdio entre 1976 e 1996. Banda que teve em suas formações, entre outros, Sid Vicius (Sex Pistols), na bateria, e Robert Smiths (The Cure), na guitarra. Já no primeiro álbum do grupo, de 1978, a canção “Hong Kong Garden” chegou ao número 1 da parada britânica.
  
Siuoxsie conseguiu destaque e respeito mesmo numa cena prodominante machista. Tornou-se um ícone do Movimento Gótico. Sua influência é notada em cantoras que vão de Elizabeth Fraser, do Cocteau Twins, a PJ Harvey, passando por Kim Gordon, Sinead O´Connor...

Paralelo a The Banshees, Siuoxsie também tocou no The Creatures, que lançou sete álbuns, sendo o último em 2003. Em carreira solo lançou Mantaray, em 2007, além de alguns singles e um duo com Morrissey na canção “Interlude”.

1961 – Nascia no Rio de Janeiro Renato da Silva Rocha, o Renato Rocha baixista dos três primeiros álbuns da Legião Urbana. Billy ou Negrete, como também era conhecido, entrou para o grupo quando eles começariam a gravar seu primeiro disco, uma vez que Renato Russo queria mais liberdade e também porque a gravadora não queria “outro trio de Brasília com um cara que canta e usa óculos”, numa referência aos Paralamas do Sucesso. Assim Renato Rocha, que era ligado a uma ala mais radical dos punks de Brasília, foi convidado e aceitou o desafio, mesmo participando muito pouco das composições, uma vez que o repertório daquele disco já estava pronto. Tanto que nos créditos, constam apenas um rearranjo em “A Dança”, embora este seu toque pessoal tenha deixado a canção mais encorpada. Antes de tocar na Legião ele integrou os grupos Gestapo, Smegma e Dents Kents, esta última com o Ameba, da Plebe Rude.

Sempre um tanto irresponsável, Billy foi deixando a Legião Urbana aos poucos até a gravação do disco As Quatro Estações. Ao decidir morar fora da cidade do Rio de Janeiro, Billy estava tornando sua permanência na banda insustentável.

Depois da Legião Urbana saiu de cena e retornou à música na banda Cartilage, chegando a gravar os álbuns Cartilage Virtual e Solano Star. Em 1997, Dado e Bonfá lançaram Uma Outra Estação, gravado ainda com Renato, no ano anterior. Na ocasião, a canção de abertura do disco, “Riding Song”, gravada posteriormente, contou com a participação de Negrete. E em 2000 registrou a canção “Homens de Boa Vontade”, com seu vocal.

Negrete enfrentou inúmeras dificuldades como separação da esposa e dos filhos, envolvimento com drogas, além de virar morador de rua. Até que por volta de 2013 aceitou ajuda de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, para um tratamento à sua dependência química.

Negrete estava bem, recuperando-se, quando em 2015, num hotel no Guarujá, foi encontrado morto em seu quarto, aos 53 anos de idade, vítima de um infarto fulminante. 

1984 – O RPM fazia seu primeiro show. A apresentação aconteceu no cineclube Zoom Cósmico. O baterista ainda era o garoto Moreno Júnior, à época com apenas 15 anos, substituído posteriormente por Charles Gavin.

   Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário